Renato Gaúcho classifica o Grêmio para a Libertadores pela quarta vez seguida

Renato Portaluppi tem uma identificação especial com o Tricolor.

Ex-jogador da equipe, campeão mundial e campeão da Libertadores da América como atleta e treinador, ele irá para a sua quarta competição continental seguida à frente do Grêmio, isso se continuar para 2020.

Após a vitória contra o Palmeiras, no Allianz Parque, o comandante gremista concedeu entrevista coletiva para a imprensa presente no estádio.

O treinador demonstrou estar feliz pela vitória do Grêmio e ressaltou que o foco da partida era classificar o time para Libertadores, mesmo que o confronto também decidisse a sobrevida do Palmeiras ou o título do Flamengo (que acabou acontecendo).

— O mais importante é a vitória do Grêmio. O Grêmio não correu pelo Flamengo, correu para pontuar e ir para a Libertadores direto. A gente sabia que o Palmeiras ia começar a dar espaço para a gente, só a vitória interessava. Sabíamos que era difícil. Soubemos contornar a situação durante a partida, valorizar a bola e fomos letais no momento que tivemos as oportunidades – declarou Renato.

Renato ainda aproveitou o tom de descontração para pedir “bicho” pela vitória sobre o Palmeiras

renato-bicho-flamengo
Foto: Marcos Ribolli

A vitória de hoje significou a classificação para a próxima edição da Libertadores. No entanto, a atenção foi dividida com a conquista antecipada do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo. Assim como em 2009, o Grêmio novamente teve participação importante, dessa vez vencendo o adversário direto do rubro-negro.

Durante a coletiva, Renato brincou com os jornalistas sobre ter ajudado a equipe carioca e até pediu o “bicho” por ter garantido o título neste fim de semana.

— Tem que me dar o bicho, então (risos)! Foram campeões brasileiros, ganharam dois títulos importantíssimos. Brincadeiras de lado, o Flamengo merecia ser campeão brasileiro pelo que vinha fazendo no segundo semestre, mereceram a Libertadores. Montaram um grupo muito forte para conquistar e conquistaram. Se não fosse hoje, seria na próxima rodada – salientou o treinador.

Ainda não sabemos se Portaluppi estará no comando gremista em 2020, mas os números são históricos. Dos quatro anos à frente do Imortal, o treinador chegou em três semifinais de Libertadores, levando o time à glória eterna em 2017.

Ele ainda é detentor de um recorde: é um dos treinadores brasileiros com mais semifinais em Libertadores (4), tendo ainda uma pelo Fluminense, em 2008.

Com a vitória, o Tricolor chegou aos 59 pontos ganhos e, faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, corre em passadas largas para se classificar diretamente para a fase de grupos do torneio continental.

Artilheiro do Grêmio em 2019, Everton também comemorou a vaga

renato-éverton-entrevista
RS – FUTEBOL/CAMPEONATO BRASILEIRO 2019 /GREMIO X PALMEIRAS – ESPORTES – Lance da partida entre Palmeiras e Gremio disputada na tarde deste domingo, na Arena Palmeiras, em Sao Paulo, em partida valida pela Campeonato Brasileiro 2019. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O ano de Everton Cebolinha será lembrado como um dos melhores de sua carreira.

Consolidado como o principal jogador da equipe no ano, o atacante chegou ao vigésimo gol na temporada, batendo seu próprio recorde pessoal de 2018, onde fez 19 e também foi o artilheiro da temporada.

Na partida contra o Palmeiras, na tarde de ontem, o jogador também foi importantíssimo. Foi dele o gol que abriu o placar da vitória por 2 a 1 e classificou a equipe para a próxima edição da Libertadores.

Após a partida, o jogador foi perguntado sobre a classificação do clube para a competição continental e, além disso, sobre a ajuda indireta que deu ao Flamengo, que se tornou campeão brasileiro por antecipação com o resultado.

Cebolinha foi claro ao afirmar que não estava pensando em uma possível conquista do Flamengo, mas sim na classificação do Imortal, o clube pelo qual ele atual.

– A gente procurou esquecer isso (título do Flamengo). Tínhamos que primeiramente vencer o jogo para buscar a classificação, mesmo que ainda não na fase de grupos da Libertadores. Vamos procurar garantir isso nos próximos jogos – disse o atacante.

O próximo compromisso do Grêmio na luta pelo G-4 será contra o Athletico Paranaense, nesta quinta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba.