Notícias

Com defesa forte e ataque eficaz, Grêmio é o vice-líder do segundo turno

O Grêmio vive uma ótima fase no Campeonato Brasileiro.

Com cinco vitórias nos últimos seis jogos, a equipe se consolidou entre os clubes quatro primeiros colocados e está classificado matematicamente para a próxima edição da Copa Conmebol Libertadores.

A arrancada tem a ver com as mudanças feitas por Renato Portaluppi durante a competição. Depois da partida contra o Flamengo que decretou a eliminação da competição continental, o treinador decidiu mexer no time.

As entradas de Luciano e Diego Tardelli na equipe titular fizeram com que o Grêmio se tornasse mais ofensivo e eficaz no ataque. Com um time mais leve, o clube chegou as vitórias.

Ataque faz 30 gols em 15 jogos e Grêmio tem segunda melhor campanha do returno

grêmio-melhor-ataque
RS – FUTEBOL/CAMPEONATO BRASILEIRO 2019 /GREMIO X PALMEIRAS – ESPORTES – Lance da partida entre Palmeiras e Gremio disputada na tarde deste domingo, na Arena Palmeiras, em Sao Paulo, em partida valida pela Campeonato Brasileiro 2019. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Após terminar a primeira metade do campeonato com 28 pontos em 19 partidas, a equipe do Tricolor teve um momento de arrancada no segundo turno.

Eliminado nas semifinais dos torneios que disputava – Copa do Brasil e Libertadores -, restou a equipe de Renato Potaluppi o Brasileirão. Em outubro, o treinador prometeu que a equipe chegaria ao G-4 do Campeonato e terminaria por lá a competição.

E, por enquanto, essa promessa está sendo cumprida com primazia.

Os ajustes do treinador foram essenciais para essa arrancada. Nos 15 jogos do returno, a equipe fez 30 gols, gerando uma média de 2 gols por partida. Metade deles foi nas últimas seis partidas, onde a equipe venceu cinco.

O único jogo em que o Imortal passou em branco nessa sequência foi o Flamengo, quando perdeu por 1 a 0.

O segundo torno da equipe gremista é tão bom, que a equipe é apenas superada pelo Flamengo, campeão brasileiro de 2019. Com 31 pontos e 69% de aproveitamento, o clube corre a passadas largas rumo à classificação para a Libertadores.

E, a depender das campanhas de Palmeiras e Santos, pode acabar em posições acima, inclusive. No entanto, os méritos não são apenas do ataque.

Defesa forte também é essencial para a arrancada gremista

grêmio-defesa-forte
RS – FUTEBOL/CAMPEONATO BRASILEIRO 2019 /GREMIO X PALMEIRAS – ESPORTES – Lance da partida entre Palmeiras e Gremio disputada na tarde deste domingo, na Arena Palmeiras, em Sao Paulo, em partida valida pela Campeonato Brasileiro 2019. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Pedro Geromel e Walter Kannemann. A dupla dos sonhos para qualquer clube brasileiro voltou ao alto nível depois de um período não tão bom.

Depois do retorno de uma lesão na coxa direita, Geromel ajudou o Grêmio na arrancada, e foi lembrado pelo Prêmio Bola de Prata, da ESPN Brasil, que o colocou em algumas edições da seleção da rodada.

Kannemann segue firme no lado esquerdo da zaga do Imortal. As boas atuações renderam convocações consecutivas para o time nacional da Argentina.

No segundo turno, o paredão porto-alegrense é uma das melhores defesas. Com apenas 12 gols sofridos em 15 jogos, a equipe só sofreu mais gols que o Santos, melhor defesa do returno.

Isso ajudou a equipe a perder poucas partidas. Nas últimas 10 disputadas, apenas em duas oportunidades o Tricolor saiu derrotado. E mesmo assim pelo placar mínimo: 1 a 0.

Os únicos gols sofridos pela equipe no período foram de pênalti ou faltas diretas. Durante o resto do tempo, a equipe não sofreu nenhum gol.

Grêmio também é vice-líder no pós-Copa América

Se não bastasse a boa campanha do segundo turno, os bons resultados vêm desde o fim da Copa América.

A equipe somou 48 pontos e junto com o Santos divide a vice-liderança da competição após o fim do torneio entre seleções, que interrompeu o Campeonato Brasileiro na 12ª rodada.

Desde então, a equipe somou 14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas nas 25 partidas disputadas, com 47 gols marcados (2º melhor) e 23 sofridos.

Os 64% de aproveitamento levam a equipe ao G-4 e mais uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Mas, para confirmar a boa fase é necessário vencer os próximos dois desafios contra Athletico Paranaense e São Paulo.

Os jogos podem decretar a classificação direta do Grêmio para a fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores. Vale lembrar que a equipe já está matematicamente classificada para a competição, basta saber em qual fase.

Fechar