Renato cumpre a promessa de levar o Grêmio ao G-4, mas renovação ainda não é certa

Renato Portaluppi fez uma promessa aos torcedores do Grêmio após o empate com o Corinthians, em outubro: levar o time à fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores do ano que vem.
Ao vencer o São Paulo dando show na noite de ontem, na Arena, o treinador cumpriu a previsão. Pelo quinto ano seguido, o time começará o torneio sem precisar se preocupar com as fases iniciais.
O treinador, que assumiu o comando da equipe em 2016, levou o Imortal ao caminho das glórias. Com três semifinais seguidas na competição continental – sendo campeão em 2017 – ele mesmo também se tornou um dos maiores nomes da posição no País.
Para 2020, no entanto, sua renovação ainda é incerta, mas existe otimismo de ambos os lados.
Renato ainda não fala em renovação, mas ele e Romildo Bolzan veem negociação encaminhada

Após a vitória contra o São Paulo, Renato concedeu entrevista coletiva como de costume. Mas dessa vez, o presidente do clube, Romildo Bolzan, também veio ao seu lado.
Os jornalistas aproveitaram a presença de ambos para lançar o questionamento: Renato fica ou não para a próxima temporada? Coube ao presidente do Grêmio responder a pergunta.
– Não significa isso (renovação) ainda. Embora o desejo é exatamente esse. Estamos aqui para fazer a projeção do que vem pela frente, do que fizemos. Conseguimos a classificação pela quinta vez consecutiva na Libertadores. O Grêmio tem situação de projeção para o ano que vem, vamos dar um voto de segurança que vamos ter um time muito forte para o ano que vem – afirmou Bolzan.
Mas Renato também teve a chance de responder aos repórteres. Além de corroborar a resposta do mandatário, o treinador também relembrou que conseguiu, novamente, alcançar os objetivos do Grêmio na temporada.
– Estamos conversando, trocando ideias. No momento em que saímos da Libertadores, prometi que o Grêmio ia disputar no ano que vem. Isso se concretizou, e o mais importante é que na fase de grupos direto. É o quinto ano consecutivo, o quarto ano comigo. Não é pouca coisa. A gente deve isso ao nosso grupo – salientou o treinador.
Em 2020, Renato alcançaria o quarto ano seguido no comando da equipe gremista. Isso o colocaria como um dos treinadores mais longevos do século no futebol brasileiro. Atualmente, ele é o que está a mais tempo à frente de um clube. Nenhum outro treinador possui uma marca próxima no momento.
Bolzan também falou sobre outras negociações

Ainda na entrevista coletiva, Romildo Bolzan também falou de outras negociações que estão mexendo com o mercado do Grêmio. A mais comentada delas é a de Luan.
O reizinho, como é chamado pelos torcedores gremistas, foi sondado pelo Corinthians para a próxima temporada, mas a diretoria do Grêmio afirmou nas últimas semanas que não havia nenhum contato oficial para negociar o atleta.
E o discurso não mudou na coletiva de ontem. No entanto, o presidente afirmou que existe a possibilidade de have uma negociação do meio-campista para a próxima temporada.
– O Grêmio não pode fazer avaliação, porque ninguém conversou conosco. Não conversem com jogador antes de conversar com a gente. Podemos ter situação de negócio. Tem que ser bom para o jogador e para o Grêmio. Esperamos uma situação importante do Luan, porque é o jogador que conhecemos. Se quiserem fazer negócio, conversem conosco. – ressaltou Romildo.
A diretoria corinthiana já expressou que o jogador pode estar no radar do clube para a próxima temporada. Com a chegada do treinador Tiago Nunes, é provável que novos jogadores desembarquem em Itaquera.
Luan não joga desde o meio do mês de outubro, quando sofreu uma lesão que o deixou fora do restante da temporada. Dessa forma, pode ser que o jogador saia do Grêmio sem uma despedida.