Renato cumpre a promessa de levar o Grêmio ao G-4, mas renovação ainda não é certa

Renato Portaluppi fez uma promessa aos torcedores do Grêmio após o empate com o Corinthians, em outubro: levar o time à fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores do ano que vem.

Ao vencer o São Paulo dando show na noite de ontem, na Arena, o treinador cumpriu a previsão. Pelo quinto ano seguido, o time começará o torneio sem precisar se preocupar com as fases iniciais.

O treinador, que assumiu o comando da equipe em 2016, levou o Imortal ao caminho das glórias. Com três semifinais seguidas na competição continental – sendo campeão em 2017 – ele mesmo também se tornou um dos maiores nomes da posição no País.

Para 2020, no entanto, sua renovação ainda é incerta, mas existe otimismo de ambos os lados.

Renato ainda não fala em renovação, mas ele e Romildo Bolzan veem negociação encaminhada

renato-coletiva-romildo-bolzan
Foto: Tomás Hammes/globoesporte.com

Após a vitória contra o São Paulo, Renato concedeu entrevista coletiva como de costume. Mas dessa vez, o presidente do clube, Romildo Bolzan, também veio ao seu lado.

Os jornalistas aproveitaram a presença de ambos para lançar o questionamento: Renato fica ou não para a próxima temporada? Coube ao presidente do Grêmio responder a pergunta.

– Não significa isso (renovação) ainda. Embora o desejo é exatamente esse. Estamos aqui para fazer a projeção do que vem pela frente, do que fizemos. Conseguimos a classificação pela quinta vez consecutiva na Libertadores. O Grêmio tem situação de projeção para o ano que vem, vamos dar um voto de segurança que vamos ter um time muito forte para o ano que vem – afirmou Bolzan.

Mas Renato também teve a chance de responder aos repórteres. Além de corroborar a resposta do mandatário, o treinador também relembrou que conseguiu, novamente, alcançar os objetivos do Grêmio na temporada.

– Estamos conversando, trocando ideias. No momento em que saímos da Libertadores, prometi que o Grêmio ia disputar no ano que vem. Isso se concretizou, e o mais importante é que na fase de grupos direto. É o quinto ano consecutivo, o quarto ano comigo. Não é pouca coisa. A gente deve isso ao nosso grupo – salientou o treinador.

Em 2020, Renato alcançaria o quarto ano seguido no comando da equipe gremista. Isso o colocaria como um dos treinadores mais longevos do século no futebol brasileiro. Atualmente, ele é o que está a mais tempo à frente de um clube. Nenhum outro treinador possui uma marca próxima no momento.

Bolzan também falou sobre outras negociações

renato-coletiva-romildo-luan
Foto: Tomás Hammes/globoesporte.com

Ainda na entrevista coletiva, Romildo Bolzan também falou de outras negociações que estão mexendo com o mercado do Grêmio. A mais comentada delas é a de Luan.

O reizinho, como é chamado pelos torcedores gremistas, foi sondado pelo Corinthians para a próxima temporada, mas a diretoria do Grêmio afirmou nas últimas semanas que não havia nenhum contato oficial para negociar o atleta.

E o discurso não mudou na coletiva de ontem. No entanto, o presidente afirmou que existe a possibilidade de have uma negociação do meio-campista para a próxima temporada.

– O Grêmio não pode fazer avaliação, porque ninguém conversou conosco. Não conversem com jogador antes de conversar com a gente. Podemos ter situação de negócio. Tem que ser bom para o jogador e para o Grêmio. Esperamos uma situação importante do Luan, porque é o jogador que conhecemos. Se quiserem fazer negócio, conversem conosco. – ressaltou Romildo.

A diretoria corinthiana já expressou que o jogador pode estar no radar do clube para a próxima temporada. Com a chegada do treinador Tiago Nunes, é provável que novos jogadores desembarquem em Itaquera.

Luan não joga desde o meio do mês de outubro, quando sofreu uma lesão que o deixou fora do restante da temporada. Dessa forma, pode ser que o jogador saia do Grêmio sem uma despedida.