Notícias

Vai poupar contra o Cruzeiro? Renato e jogadores negam

O Cruzeiro passa pela situação mais delicada de sua história.

Com uma dívida que ultrapassa os R$ 500 milhões e uma grave crise institucional, o clube está na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro e pode ser rebaixado já na próxima rodada.

O Grêmio será o seu adversário da vez. Além de enfrentar o 4º colocado da competição, a equipe celeste ainda terá o desafio de tentar vencer o Imortal na Arena.

Nos últimos 10 jogos, o Tricolor perdeu apenas três (Bahia, Flamengo e Athletico Paranaense) e venceu todos os outros confrontos. Desses, o pior colocado é a equipe baiana, que na época da vitória diante do time gremista ainda ocupava a 7ª posição.

Ou seja, o Grêmio não perdeu para nenhum time da segunda parte da tabela nessa sequência.

Já classificado para a fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores, Renato e seus comandados não tem muitas pretensões no Brasileirão. O time pode acabar no máximo na 3ª posição.

Dessa forma, o time poupará os titulares para as próximas partidas? De acordo com o elenco, isso não será feito.

Renato não poupará jogadores para a partida contra o Cruzeiro

cruzeiro-grêmio-renato-não-poupará
RS – FUTEBOL/TREINO GREMIO – ESPORTES – Jogadores do Gremio realizam treino durante a tarde desta terca-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, na preparação para o Campeonato Brasileiro 2019. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Na entrevista coletiva concedida após a vitória contra o São Paulo, o treinador Renato Portaluppi foi questionado sobre o uso dos titulares para as duas últimas partidas da temporada. De acordo com ele, o time entrará com força total para a partida de quinta-feira.

– Eu poderia muito bem pedir para o presidente nos dispensar. Eu não vou fazer isso, pelo profissionalismo, porque temos um jogo importante na quinta-feira e para não falarem que estou beneficiando o Cruzeiro ou o Ceará. Vou fazer meu jogo normal na quinta-feira. Depois de quinta-feira, eu tenho outra conversa com o presidente – afirmou Renato.

Além do profissionalismo exigido nessas ocasiões, o treinador também ressaltou que a culpa pelo possível rebaixamento do Cruzeiro não é apenas do time que vencê-lo no jogo que decretará a queda. Isso, pasmem, é resultado de uma temporada de atuações ruins.

– Não vai ser o Grêmio que vai rebaixar o Cruzeiro. Não será outra equipe que vai rebaixar o Ceará. O clube é rebaixado pelo que ele faz no campeonato todo. Alguém vai apagar a luz. Tenho que pensar em termos de Grêmio. Nós brigamos por valores no Brasileiro. Eu sou profissional, técnico do Grêmio. No próximo jogo, o Grêmio vai jogar para vencer. Uma hora vai acontecer. Uma hora alguém vai apagar a luz – salientou o treinador.

Matheus Henrique afirma que time entrará focado quinta-feira

cruzeiro-pena-matheus-henrique
Foto: Eduardo Moura/globoesporte.com

Mesmo que a classificação tenha chegado de forma antecipada, o Campeonato Brasileiro ainda não acabou. É o que pensa o volante Matheus Henrique, que concedeu entrevista coletiva após o treinamento da equipe gremista, na manhã desta terça-feira.

Para ele, é prioridade manter a quarta colocação na competição e, por isso, a equipe entrará focara para a partida contra o Cruzeiro.

– A nossa motivação tem que ser a mesma em todos os jogos, se trata de Grêmio. Entramos para vencer sempre. Tivemos uma conversa, ele (Renato) falou que a gente alcançou o objetivo, mas quinta tem que dar a vida. Temos objetivo sim, quarto e quinto tem diferença financeira. Vamos para ficar entre os quatro, ficar na frente dos outros clubes. Quem entrar em campo vai dar a vida – disse o volante.

O Grêmio, que também disputou a segunda divisão, em 2005, foi um dos grandes clubes do futebol brasileiro a serem rebaixado na história do sistema de pontos corridos. Para o Cruzeiro, seria a primeira vez em sua história que o clube sofreria o descenso.

Matheus Henrique deixou claro que a situação do adversário é complicado, mas não é obrigação do Grêmio ajudar o clube a não ser rebaixado, e perguntou se outros clubes fariam algo para ajudar o Imortal caso o mesmo passasse por essa situação.

– Sabemos que é delicado, é um clube grande. Mas como o Renato falou, não será o Grêmio que rebaixará o Cruzeiro, foi pelo que fizeram no campeonato. Entraremos com o objetivo de vencer. Poderia ser nós no lugar deles. Será que se fosse a gente, iriam nos ajudar? – completou o jogador.

Grêmio e Cruzeiro se enfrentam na quinta-feira, às 19h15, na Arena.

Fechar