Matheus Henrique e Phelipe Megiolaro convocados para o Pré-Olímpico de 2020

O goleiro Phelipe Megiolaro e o volante Matheus Henrique foram convocados na tarde desta segunda-feira para integrar a Seleção Brasileira Pré-Olímpica, que disputará o torneio Pré-Olímpico do ano que vem.

O torneio acontecerá na Colômbia entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro. Dessa forma, os jogadores não estarão presentes na primeira fase de preparação do Grêmio na temporada. Ambos voltarão de férias direto para a Granja Comary, em Teresópolis, base de treinamentos da Confederação Brasileira de Futebol. O período de férias será encurtado para esses jogadores, já que a apresentação será no dia 3 de janeiro.

Os clubes, no entanto, podem recusar a convocação dos atletas caso achem necessária a presença dos mesmos durante o início da temporada. Tratando-se de um período de competições regionais, é muito improvável que essa recusa seja feita.

O tricolor inicia seu calendário com a disputa da Recopa Gaúcha e do Campeonato Gaúcho. O primeiro jogo será no dia 12 de janeiro, pela decisão da Recopa, contra o E.C. Pelotas. Já o Brasil estreia no dia 19 de janeiro no Pré Olímpico, enfrentando a seleção do Peru.

De acordo com o site oficial do Grêmio, o Brasil está no Grupo B, que também tem o Uruguai, Peru, Bolívia e Paraguai. Os dois melhores de cada grupo (A e B) se classificam para um quadrangular final, onde as equipes se enfrentam entre si e as duas mais bem colocadas se classificam para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no meio do ano.

Matheus Henrique e Phelipe são titulares do treinador da seleção André Jardine

matheus-henrique-seleção-olímpica
Matheus Henrique em atuação pela Seleção Olímpica. Foto: Fernando Torres / CBF

Os dois guris gremistas são titulares na equipe de André Jardine, treinador da seleção olímpica. No caso de Matheus Henrique, o jogador já passou pela equipe principal do Brasil em 2019, disputando dois amistosos, contra Senegal e Coreia do Sul.

Já Phelipe é outra promessa da base gremista, mas atualmente é o terceiro goleiro da equipe. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, no entanto, o jogador foi titular na derrota para o Goiás, por 3 a 2, onde todos os titulares estavam liberados para férias. É provável que o jogador ganhe espaço no clube na próxima temporada, mesmo que seja contratado outro arqueiro para a posição.

Confira a lista completa de convocados para a seleção Pré-Olímpica:

  • Goleiros: Cleiton (Atlético-MG), Ivan (Ponte Preta), Phelipe (Grêmio)
  • Laterais: Emerson (Betis), Guga (Atlético-MG), Ayrton Lucas (Spartk), Caio Henrique (Fluminense)
  • Zagueiros: Gabriel (Lilie), Ibañez (Atalanta), Robson Bambu (Athletico-PR), Walce (São Paulo)
  • Meio-campistas: Bruno Guimarães (Athletico-PR), Douglas Luiz (Aston Vila), Igor Gomes (São Paulo), Matheus Henrique (Grêmio), Reinier (Flamengo), Wendel (Sporting)
  • Atacantes: Antony (São Paulo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen), Pedrinho (Corinthians), Yuri Alberto (Santos)