Como o Grêmio deve utilizar seu elenco no início da temporada de 2020?

O elenco principal do Grêmio se reapresenta para a próxima temporada no dia 13 de janeiro de 2020.

Com novos nomes e um longo período de jogos na quarta e domingo, o time precisa encontrar o equilíbrio físico para não perder o fôlego nos momentos mais importantes do ano.

Em 2019, o Imortal começou a temporada utilizando um time alternativo. O time sub-23, que faz a transição entre as categorias de base e a equipe profissional foi quem jogou as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho desse ano, dando um período maior de férias para os profissionais.

A diferença feita por esse período maior de pré-temporada foi vista durante o final do Campeonato Brasileiro. Com muito vigor físico, a equipe alcançou o quarto lugar da competição e um aproveitamento próximo aos 70% nas últimas 10 rodadas da competição.

Levando em consideração todos esses aspectos, é provável que a comissão técnica do Grêmio esteja planejando isso novamente, agora com a adição de mais uma equipe para a rotação.

Jogadores campeões da Copa Ipiranga Sub-20 com o Grêmio podem integrar o elenco que iniciará a temporada de 2020

grêmio-terceiro-time
Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA

O Tricolor teve mais um motivo para comemorar no último domingo, 20. Os jogadores da equipe sub-20 derrotaram o Vasco para se tornarem os campeões da Copa Ipiranga da categoria, em Porto Alegre.

Muitos desses jogadores tiveram destaque no campeonato, como Jhonata Varela, Léo Chú e Jhonata Robert. Esses foram alguns dos nove atletas que foram convocados para participar da última partida do elenco profissional do Grêmio na temporada, pela 38ª Rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Goiás, em Goiânia.

De acordo com o presidente gremista, Romildo Bolzan Jr., os jovens da equipe gremista já demonstraram potencial suficiente para integrar o elenco principal e, em entrevista após a conquista da Copa Ipiranga, declarou que os planos da diretoria e comissão técnica é ter um terceiro time para o ano que vem.

— A base do Grêmio já chegou perto de muitos títulos. Foi vice nacional no sub-23. O mais importante é pegar essa turma e ver quem vai fazer parte dos 11 que vão fazer parte do time profissional. Vai ter um terceiro time de jovens para ajudar o plantel – declarou o mandatário.

Conforme apuraram Eduardo Moura e Victor La Regina, do site globoesporte.com, tudo depende da renovação do treinador Renato Portaluppi, que decidirá se contará com os jogadores ou não para a próxima temporada. Vale lembrar que em 2019 já tivemos algumas promoções ao profissional, como é o caso de Rodrigues, Frizzo, Isaque, Guilherme Azevedo e Da Silva.

O primeiro grande compromisso do Grêmio na temporada será a final da Recopa Gaúcha, que acontecerá no dia 19 de janeiro. O adversário será o Esporte Clube Pelotas, campeão da Copa Seu Verardi 2019, e será disputada em jogo único, no Estádio La Boca, casa do Lobo. Para essa partida, é provável que a equipe de transição seja a titular.

Confira também: