Grupo de transição e jogadores do sub-20 já estão se preparando para a próxima temporada

Para a próxima temporada, o tricolor utilizará o seu elenco de transição, formado por jogadores até 23 anos, nos primeiros jogos da equipe, como a final da Recopa Gaúcha e as primeiras partidas do Campeonato Gaúcho.

A ideia do Grêmio é estender a pré-temporada do elenco principal e dar ritmo aos aspirantes, que tem apenas um torneio na temporada, o Campeonato Brasileiro da categoria, que acontece no segundo semestre, normalmente. Essa estrategia já é utilizada por outras equipes, como o Athletico Paranaense, que joga o Campeonato Estadual inteiro sem seus titulares.

No entanto, o fim do ano de 2019 trouxe uma grata surpresa: alguns dos jogadores do sub-20, que foram campeões da Copa Ipiranga Sub-20, foram relacionados junto aos atletas de transição para o último compromisso do tricolor no Campeonato Brasileiro, contra o Goiás, e não decepcionaram. Isso fez com que a diretoria colocasse em curso o plano de criar uma terceira equipe para 2020.

— A base do Grêmio já chegou perto de muitos títulos. Foi vice nacional no sub-23. O mais importante é pegar essa turma e ver quem vai fazer parte dos 11 que vão fazer parte do time profissional. Vai ter um terceiro time de jovens para ajudar o plantel – declarou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, após a vitória da equipe Sub-20 na final da Copa Ipiranga.

Grupo de transição está em fase final de preparação, enquanto sub-20 disputará a Copinha

grupo-de-transição-está-em-fase-final-de-preparação
Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA

Treinando desde o dia 18 de dezembro, a equipe de transição vem fazendo partidas amistosas, visando o início da temporada. No dia 13 de janeiro, o time já terá pela frente o desafio de disputar a final da Recopa Gaúcha, enfrentando o E.C. Pelotas, campeão da Copa Seu Verardi. Na manhã do último domingo, 29, a equipe enfrentou o Pelotas em jogo treino no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O jogo terminou empatado por 1 a 1. Após a pausa para as comemorações de fim de ano, a equipe retornará aos treinamentos.

Já a equipe do sub-20 fez a última partida preparatória para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Assim como a equipe de transição, os guris gremistas disputaram o amistoso no CT Hélio Dourado. O jogo foi disputado em três tempos de 30 minutos. A equipe acabou saindo derrotada pelo Aimoré por 3 a 2, e agora embarca para Barueri, sede dos confrontos do Grupo 21 da Copinha. A estreia do tricolor será no próximo dia 2, quando a equipe enfrenta o Real, do Distrito Federal.

Confira também: