Copa São Paulo de Futebol Junior 2020: conheça os adversários do Grêmio no torneio

O calendário do futebol brasileiro tem início com a maior competição de base do País: a Copa São Paulo de Futebol Junior. A competição terá 128 equipes em 2020 e duração de 23 dias. A grande final sempre é disputada no Estádio do Pacaembu, no dia 25 de janeiro, onde se comemora o aniversário de fundação da maior cidade do País.

Fundada em 1969, a Copinha, como é carinhosamente chamada, reúne times de todos os cantos do Brasil. Com 50 edições já disputadas, o número de vencedores é um dos maiores quando se trata de torneios no País: foram 21 ao todo, divididos entre quatro das cinco regiões do território nacional. Os paulistas, que jogam em casa, foram os que tiveram mais conquistas, sendo 30 títulos em 45 finais.

O tricolor disputa a Copa São Paulo desde 1971, quando foram permitidas equipes de fora do estado sede. No entanto, o Imortal ainda não foi campeão do torneio. Em 1991, a equipe chegou à final contra a Portuguesa de Desportos. Mas, a geração do goleiro Danrlei não foi páreo para o time adversário que tinha a maior revelação da época, o atacante Dener.

Em 2020, os guris gremistas chegam embalados pela conquista da Copa Ipiranga Sub-20. O time será um dos participantes do Grupo 21, que disputará suas partidas em Mogi das Cruzes, enfrentando o Juventus (SP), o Real (DF) e o União Mogi, cabeça de chave e dono da casa. Confira abaixo um pouco da história dos adversários e outras informações sobre a competição.

Confira algumas informações sobre os primeiros adversários do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Junior

Real Brasília (Distrito Federal)

O Real é um time relativamente novo no futebol brasileiro. Fundado em 1996 sob o nome de Esporte Clube Dom Pedro II, a equipe teve um sucesso tímido quando o futebol brasiliense teve um aumento na sua popularidade. Nos primeiros anos de fundação, o time, que era conhecido por ser formado por jogadores do corpo de bombeiros do Distrito Federal, disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e conseguiu ser vice-campeã brasiliense.

O time, antes estabelecido na cidade de Guará, se mudou para Núcleo Bandeirante e, com isso, alterou seu nome para Real Brasília. O Leão do Vale será o primeiro adversário do Grêmio na competição. O jogo acontecerá no próximo dia 2, no Estádio Nogueirão.

Juventus (São Paulo)

O Juventus da Mooca é um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, mas sempre preservou suas raízes. Fundado há mais de 90 anos, o clube mantém sua tradicional torcida, que se reúne nos domingos para frequentar a Rua Javari, estádio com pouco mais de 5 mil lugares que atrai torcedores e turistas que querem conhecer um dos mais populares espaços do futebol do País.

O Moleque Travesso, no entanto, está longe de ser um time vencedor quando o assunto são títulos. A maior conquista da equipe paulista foi o Campeonato Brasileiro da Série B de 1983. De lá para cá, apenas o título de acesso para a primeira divisão do campeonato estadual em 2005. Mas o retrospecto na Copinha é bom. Finalista em quatro oportunidades, a Juventus conseguiu se sagrar campeão da Copa São Paulo em 1985, derrotando o Guarani, no Pacaembu. Juve e Grêmio se enfrentarão na segunda rodada, dia 5, às 11 da manhã.

União Mogi (São Paulo)

O cabeça de chave do grupo, União Mogi, é um dos times mais antigos do futebol nacional. Fundado há mais de 100 anos, a equipe teve como sua maior conquista o Campeonato Paulista da segunda divisão de 2006. Mesmo com tantos anos de vida, o alvirrubro se popularizou por revelar grandes atletas para o futebol nacional, como o zagueiro Gil, hoje no Corinthians. O clube também foi onde Neymar, pai do camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Jr, atuou durante boa parte de sua carreira.

Na edição de 2018 da Copa São Paulo, o União Mogi também foi cabeça de chave no grupo do Grêmio, e acabou como lanterna naquela fase. Em 2020, os caminhos do unionista e do tricolor novamente se cruzam. Os dois se enfrentarão na última rodada do Grupo 21, no próximo dia 8, às 17h, no Nogueirão.

os-primeiros-adversários-do-grêmio-na-copa-são-paulo
O Grêmio estará no Grupo 21 da Copinha (Reprodução)

Você confere a tabela completa da Copinha aqui.

Confira também: