Notícias

Grêmio entra em 2020 tentando concretizar negociações

Dia 1º de janeiro marca o início de um novo ano. No mundo do futebol, porém, o planejamento para a temporada seguinte começa antes da tradicional celebração. Para 2020, o Grêmio já começou a montagem do seu elenco assim que terminou o Campeonato Brasileiro de 2019, com a negociação de atletas que chegarão a Porto Alegre ou que tomarão caminhos diferentes para a carreira.

O ano novo também marca a quarta temporada de Renato Portaluppi à frente do tricolor. Com ele, o Grêmio reencontrou o caminho de glórias, chegando à reconquista da América, em 2017. O primeiro desafio será as competições estaduais, como a final da Recopa Gaúcha e o Campeonato Gaúcho. Nas partidas iniciais, o elenco utilizado será o de transição.

Dessa forma, a diretoria gremista vai ao mercado com mais tempo para pensar. No entanto, a forte concorrência de times com maior poder aquisitivo dentro e fora do País. De acordo com o site globoesporte.com e já informado pelo nosso portal, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, declarou que devido à grande competição entre os clubes fez com que a diretoria tivesse dificuldades nas negociações, e por isso só anunciará reforços nesse novo ano.

Mesmo assim, o time avança para ter bons nomes que estão no mercado. Confira o que há de concreto para o tricolor em 2020, além das negociações que estão em curso e nomes que podem chegar e sair do clube.

Grêmio tem apenas um reforço confirmado, mas pode anunciar mais nomes nos próximos dias

grêmio-tem-apenas-um-reforço-confirmado
Lucas Silva, ex-Cruzeiro, é um dos especulados – Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Os próximos dias serão cruciais para a formação do elenco. Com o início da pré-temporada e a abertura das janelas europeias, o tricolor terá que se movimentar com rapidez para conseguir novos reforços para a equipe. Alguns dos nomes especulados tem forte concorrência de outros clubes, tornando as negociações mais difíceis.

O único nome anunciado pelo clube para a próxima temporada é o de Victor Ferraz. O experiente lateral-direito de 31 anos chegou ainda no fim de 2019. Capitão do Santos até o ano passado, o jogador perdeu espaço com a chegada do treinador Jorge Sampaoli, e procurava um novo lugar onde poderia ter mais minutos. O tricolor agiu rápido e, utilizando das boas relações com o clube santista, conseguiu trocar o atleta por Madson, que pertencia ao Grêmio mas estava emprestado ao Athletico Paranaense.

O nome mais forte que surge como o próximo reforço é o de Caio Henrique. No último dia de 2019, o seu empréstimo com o Fluminense foi encerrado. Dessa forma, o jogador terá que retornar à Espanha para o clube dono dos seus direitos federativos, o Atlético de Madrid. A diretoria do time carioca ainda não desistiu de um novo empréstimo, mas o Imortal é o favorito para tê-lo em 2020. As negociações devem ser concluídas nas próximas semanas.

Caso as conversas com Caio Henrique não avancem, o tricolor seguirá na busca de um lateral-esquerdo, já que não espera contar apenas com Cortez e Juninho Capixaba para a próxima temporada. Dessa forma, o nome de Guilherme Arana surge como plano B. O jogador, que foi campeão brasileiro e melhor lateral-esquerdo de 2017 com o Corinthians, se transferiu para o Sevilla no início de 2018, mas não vingou na equipe espanhola. Emprestado para o Atalanta, da Itália, Arana também teve poucos minutos e, por isso, quer voltar ao Brasil. O Sevilla informou que deseja apenas vender um percentual do seu atleta.

Na busca por um volante com poder de marcação e saída de bola, o Grêmio também iniciou as negociações com Lucas Silva, ex-volante do Real Madrid, que desde setembro de 2019 está sem clube. O jogador mantém sua forma física fazendo treinamentos com um profissional de Educação Física onde reside, em Goiás. Trata-se da negociação mais fácil em curso, porque o jogador viria de graça para a equipe. O globoesporte.com apurou que o atleta respondeu de forma positiva aos contatos iniciais e prosseguirá as conversas, mas existem outros clubes no radar.

Outros nomes especulados em Porto Alegre são para o meio-campo. Contando com uma crise financeira e uma possível dificuldade para honrar salários, o tricolor estaria especulando Carlos Sanchez, meio-campista e líder do Santos em 2019. Romildo Bolzan, no entanto, considera a negociação improvável. Gregore, do Bahia, foi sondado de forma preliminar. O estafe do atleta confirmou que a diretoria gremista buscou informações sobre o atleta, mas que ainda espera uma oferta formal do clube.

Jogadores também se despedem do tricolor em 2020

kazu-se-despede-do-grêmio
Kazu é uma das promessas da base do Coritiba – Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA

Alguns nomes que fizeram parte do elenco gremista em 2019 estão se despedindo do tricolor. Após alguns protestos da torcida contra determinados jogadores pelos altos salários e pouca produtividade, a diretoria gremista resolveu agir e não contar com os atletas em 2020. Rômulo, que estava emprestado ao Grêmio, foi devolvido ao Flamengo, assim como Felipe Vizeu à Udinese. André, Diego Tardelli, Léo Moura e Rafael Galhardo também não ficarão na equipe. Madson foi trocado por Victor Ferraz, e Luan foi vendido para o Corinthians por 22 milhões de reais.

Outro que deixou a equipe foi o lateral-esquerdo Kazu. Promessa da base, o jogador pertence ao Coritiba, e havia sido emprestado para o tricolor por uma temporada. A diretoria gremista se mexeu para tentar manter o atleta, mas não queria comprá-lo, já que uma série de lesões graves o afastou dos gramados em 2019. Houve uma tentativa dele ser re-emprestado em troca de André e Lima, volante que está na Arábia Saudita, mas as negociações não prosseguiram. O jogador, inclusive, deixou um recado para os torcedores em suas redes sociais.

– Fala nação tricolor! Venho hoje aqui me despedir e agradecer todo o carinho e amor que tiverem por mim, mesmo sendo apenas um atleta da base. Obrigado também ao Grêmio, por todo o suporte que recebi nesse um ano e meio, cresci e amadureci muito! Tudo nas mãos de Deus sempre – tweetou Kazu.

A primeira semana do ano promete ser agitada no mercado. As equipes estarão voltando de férias e precisarão compor seus elencos para a disputa dos campeonatos estaduais. Por isso, haverão muitas informações nos próximos dias, e aqui você vai conferir tudo o que acontecer no dia-a-dia do Grêmio. Feliz ano novo!

Confira também:

Fechar