Grêmio entra em 2020 tentando concretizar negociações

Dia 1º de janeiro marca o início de um novo ano. No mundo do futebol, porém, o planejamento para a temporada seguinte começa antes da tradicional celebração. Para 2020, o Grêmio já começou a montagem do seu elenco assim que terminou o Campeonato Brasileiro de 2019, com a negociação de atletas que chegarão a Porto Alegre ou que tomarão caminhos diferentes para a carreira.
O ano novo também marca a quarta temporada de Renato Portaluppi à frente do tricolor. Com ele, o Grêmio reencontrou o caminho de glórias, chegando à reconquista da América, em 2017. O primeiro desafio será as competições estaduais, como a final da Recopa Gaúcha e o Campeonato Gaúcho. Nas partidas iniciais, o elenco utilizado será o de transição.
Dessa forma, a diretoria gremista vai ao mercado com mais tempo para pensar. No entanto, a forte concorrência de times com maior poder aquisitivo dentro e fora do País. De acordo com o site globoesporte.com e já informado pelo nosso portal, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, declarou que devido à grande competição entre os clubes fez com que a diretoria tivesse dificuldades nas negociações, e por isso só anunciará reforços nesse novo ano.
Mesmo assim, o time avança para ter bons nomes que estão no mercado. Confira o que há de concreto para o tricolor em 2020, além das negociações que estão em curso e nomes que podem chegar e sair do clube.
Grêmio tem apenas um reforço confirmado, mas pode anunciar mais nomes nos próximos dias

Os próximos dias serão cruciais para a formação do elenco. Com o início da pré-temporada e a abertura das janelas europeias, o tricolor terá que se movimentar com rapidez para conseguir novos reforços para a equipe. Alguns dos nomes especulados tem forte concorrência de outros clubes, tornando as negociações mais difíceis.
O único nome anunciado pelo clube para a próxima temporada é o de Victor Ferraz. O experiente lateral-direito de 31 anos chegou ainda no fim de 2019. Capitão do Santos até o ano passado, o jogador perdeu espaço com a chegada do treinador Jorge Sampaoli, e procurava um novo lugar onde poderia ter mais minutos. O tricolor agiu rápido e, utilizando das boas relações com o clube santista, conseguiu trocar o atleta por Madson, que pertencia ao Grêmio mas estava emprestado ao Athletico Paranaense.
O nome mais forte que surge como o próximo reforço é o de Caio Henrique. No último dia de 2019, o seu empréstimo com o Fluminense foi encerrado. Dessa forma, o jogador terá que retornar à Espanha para o clube dono dos seus direitos federativos, o Atlético de Madrid. A diretoria do time carioca ainda não desistiu de um novo empréstimo, mas o Imortal é o favorito para tê-lo em 2020. As negociações devem ser concluídas nas próximas semanas.
Caso as conversas com Caio Henrique não avancem, o tricolor seguirá na busca de um lateral-esquerdo, já que não espera contar apenas com Cortez e Juninho Capixaba para a próxima temporada. Dessa forma, o nome de Guilherme Arana surge como plano B. O jogador, que foi campeão brasileiro e melhor lateral-esquerdo de 2017 com o Corinthians, se transferiu para o Sevilla no início de 2018, mas não vingou na equipe espanhola. Emprestado para o Atalanta, da Itália, Arana também teve poucos minutos e, por isso, quer voltar ao Brasil. O Sevilla informou que deseja apenas vender um percentual do seu atleta.
Na busca por um volante com poder de marcação e saída de bola, o Grêmio também iniciou as negociações com Lucas Silva, ex-volante do Real Madrid, que desde setembro de 2019 está sem clube. O jogador mantém sua forma física fazendo treinamentos com um profissional de Educação Física onde reside, em Goiás. Trata-se da negociação mais fácil em curso, porque o jogador viria de graça para a equipe. O globoesporte.com apurou que o atleta respondeu de forma positiva aos contatos iniciais e prosseguirá as conversas, mas existem outros clubes no radar.
Outros nomes especulados em Porto Alegre são para o meio-campo. Contando com uma crise financeira e uma possível dificuldade para honrar salários, o tricolor estaria especulando Carlos Sanchez, meio-campista e líder do Santos em 2019. Romildo Bolzan, no entanto, considera a negociação improvável. Gregore, do Bahia, foi sondado de forma preliminar. O estafe do atleta confirmou que a diretoria gremista buscou informações sobre o atleta, mas que ainda espera uma oferta formal do clube.
Jogadores também se despedem do tricolor em 2020

Alguns nomes que fizeram parte do elenco gremista em 2019 estão se despedindo do tricolor. Após alguns protestos da torcida contra determinados jogadores pelos altos salários e pouca produtividade, a diretoria gremista resolveu agir e não contar com os atletas em 2020. Rômulo, que estava emprestado ao Grêmio, foi devolvido ao Flamengo, assim como Felipe Vizeu à Udinese. André, Diego Tardelli, Léo Moura e Rafael Galhardo também não ficarão na equipe. Madson foi trocado por Victor Ferraz, e Luan foi vendido para o Corinthians por 22 milhões de reais.
Outro que deixou a equipe foi o lateral-esquerdo Kazu. Promessa da base, o jogador pertence ao Coritiba, e havia sido emprestado para o tricolor por uma temporada. A diretoria gremista se mexeu para tentar manter o atleta, mas não queria comprá-lo, já que uma série de lesões graves o afastou dos gramados em 2019. Houve uma tentativa dele ser re-emprestado em troca de André e Lima, volante que está na Arábia Saudita, mas as negociações não prosseguiram. O jogador, inclusive, deixou um recado para os torcedores em suas redes sociais.
– Fala nação tricolor! Venho hoje aqui me despedir e agradecer todo o carinho e amor que tiverem por mim, mesmo sendo apenas um atleta da base. Obrigado também ao Grêmio, por todo o suporte que recebi nesse um ano e meio, cresci e amadureci muito! Tudo nas mãos de Deus sempre – tweetou Kazu.
A primeira semana do ano promete ser agitada no mercado. As equipes estarão voltando de férias e precisarão compor seus elencos para a disputa dos campeonatos estaduais. Por isso, haverão muitas informações nos próximos dias, e aqui você vai conferir tudo o que acontecer no dia-a-dia do Grêmio. Feliz ano novo!
Confira também: