Notícias

Gurias gremistas começam preparação para o Campeonato Brasileiro Feminino Serie A1

Após uma boa temporada em 2019, com o acesso para a Serie A1 do Campeonato Brasileiro Feminino e o vice-campeonato do Campeonato Gaúcho, as gurias gremistas retornaram aos trabalhos no último dia 6.

A reapresentação aconteceu na casa das gurias nos torneios que disputam, o Estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí. A pré-temporada acontecerá lá e também no Centro de Formação e Treinamentos Presidente Helio Dourado, em Eldorado do Sul, conforme informou o site oficial do Grêmio.

Depois de dois anos na divisão nacional de acesso, a equipe fará o retorno à elite do futebol feminino. Em 2019, o grupo da treinadora Patrícia Gusmão tinha cerca de 40 atletas, que foram sendo colocadas no elenco conforme ocorriam lesões e ausências. No entanto, 14 jogadoras foram dispensadas no início da temporada, buscando um plantel mais enxuto para início da preparação. É provável, porém, que novas aquisições sejam feitas no decorrer do ano de 2020.

– Optamos por essa reformulação para ter um melhor aproveitamento das atletas durante o ano, já que no ano passado não utilizamos muitas delas por lesões, o que dificultou o rendimento da equipe em jogos decisivos – comentou Julio Titow, diretor do futebol feminino do Grêmio.

Patricia Gusmão e sua comissão técnica terão cerca de 35 dias para preparar a equipe para a estreia no Brasileirão. O entrosamento das gurias gremistas, que atuam juntas desde o ano passado (algumas desde 2018), pode ser um trunfo.

– Além de iniciarmos a pré-temporada com as atletas que permaneceram na equipe, o foco ainda segue em fortalecer ainda mais este grupo, com contratações pontuais que se fazem necessárias – declarou a treinadora.

A primeira semana foi enfatizada em trabalhos físicos e avaliações médicas. De acordo com a preparadora física, Karla Loureiro, os primeiros dias serão apenas para essas atividades, incluindo treinamentos com bola periodicamente. As gurias gremistas estreiam no Campeonato Brasileiro da Serie A1 no dia 9 de fevereiro, quando enfrentarão o Minas ICESP, dentro de casa, no Vieirão.

Três gurias gremistas convocadas para a Seleção Brasileira Sub-20

três-gurias-gremistas-convocadas-para-a-seleção-brasileira-sub-20
Mariza volta à seleção após dois anos. Gisseli e Marta são figurinhas carimbadas na equipe de Jonas Urias – Divulgação/Grêmio FBPA

Na última quinta-feira, 9, o treinador Jonas Urias divulgou a lista final de jogadoras convocadas para a disputa do triangular final da Liga Conmebol Sul-Americana Sub-19. Das 23 escolhidas, três são gurias gremistas. Gisseli Mariano, Mariza e Marta farão parte do grupo que disputarão partidas nos dias 8 e 9 de fevereiro contra Venezuela e Paraguai, respectivamente.

Gisseli e Marta vem sendo figurinhas constantes nas listas de convocação da Seleção Brasileira. Em novembro, elas foram convocadas para um período de treinos, visando a preparação para a competição que disputarão em fevereiro. Já Mariza é novidade na lista de Jonas Urias. A jogadora não aparecia entre as atletas convocadas há mais de 2 anos, mas recuperou a vaga com a camisa amarelinha após uma grande temporada com a camisa do Grêmio.

O torneio amistoso é uma preparação para as duas próximas competições da seleção: o Campeonato Sul-Americano e a Copa do Mundo Feminina Sub-20, que acontecerá no Panamá e na Costa Rica. Com a convocação, as gurias gremistas desfalcarão a equipe da treinadora Patrícia Gusmão na primeira partida da equipe no Brasileirão da Serie A1, contra o Minas ICESP, no dia 9. Quando retornarem ao elenco, provavelmente serão muito utilizadas pela comissão técnica.

A apresentação das atletas no Centro de Treinamentos da Confederação Brasileira de Futebol, na Granja Comary, em Teresópolis, será no próximo dia 23. As atividades acontecerão até o dia 6, quando a seleção viaja para a Venezuela para disputar o triangular final.

Confira também:

Fechar