Elenco principal do Grêmio pode ser utilizado antes do previsto

O Grêmio volta ao gramado do Centro de Treinamentos Presidente Luiz Carvalho na manhã de hoje para mais um período de atividades da pré-temporada. Assim como nos dias anteriores, o trabalho será dividido em dois turnos, com exercícios para fortalecer a parte física e também de situações de jogo, já preparando a equipe para as primeiras partidas da temporada.

Novamente, o treinador Renato Portaluppi estará de fora dos treinamentos. O ídolo do tricolor, que passou por um procedimento cirúrgico no último sábado, retornará apenas na próxima segunda-feira, 20. Enquanto isso, a comissão técnica do Grêmio se divide para comandar as atividades, e seu auxiliar técnico, Alexandre Mendes, tem a responsabilidade de fazer os exercícios com bola.

Os titulares, por enquanto, terão uma temporada mais longa. No próximo domingo, dia da estreia do tricolor em 2020, na final da Recopa Gaúcha, serão os aspirantes quem atuarão. Além disso, estava programado para que o time de garotos também jogassem as primeiras partidas do clube no Campeonato Gaúcho. A informação apurada pelo globoesporte.com na manhã de hoje, no entanto, é de que a diretoria estaria rediscutindo o planejamento para a temporada.

De acordo com o site, o treinador Renato Portaluppi e sua comissão técnica desejam utilizar os jogadores do elenco principal já na estreia do Gauchão, no próximo dia 22, contra o Caxias, na Arena. A situação, porém, ainda precisa ser discutida com a direção do clube. Vale lembrar que em 2019, Renato também mudou de ideia em relação à programação da equipe titular. Os aspirantes começariam o torneio do ano passado, mas o treinador decidiu colocar os reservas na primeira rodada.

O primeiro compromisso não sofrerá alterações. Os aspirantes buscarão o bicampeonato da Recopa Gaúcha no domingo, às 16h, no Estádio Boca do Lobo, contra o Pelotas. 

Manhã do Grêmio tem definição de futuro de emprestados e mudanças na comissão técnica

manhã-do-grêmio-tem-definição-de-futuro-de-emprestados
Volante Kaio, que estava emprestado ao Sport, definiu sua ida para o Paraná Clube – Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A manhã em Porto Alegre foi de definição do futuro de alguns membros da comissão técnica e jogadores emprestados pelo tricolor. A diretoria do clube tenta fazer em 2020 uma reformulação dentro e fora de campo, buscando um planejamento mais sustentável e com opções mais certeiras. Em 2019, o Grêmio gastou pouco, mas as contratações não deram o retorno esperado. Na próxima temporada, o tricolor planeja ter menos gastos em todos os níveis.

A comissão técnica sofreu algumas mudanças no começo dessa semana. O Grêmio trabalha com um modelo permanente, ou seja, independente do treinador, serão os mesmos profissionais que estarão trabalhando por trás da área técnica. A diretoria decidiu demitir quatro profissionais até o momento, contratando dois para substituí-los.

De acordo com o globoesporte.com, os membros cortados foram a nutricionista Katiuce Borges, os fisiologistas José Leandro e Rafael Gobbato e o fisioterapeuta Henrique Valente. Na nutrição, Guilherme Oliveira, ex-Cruzeiro, na fisiologia, Marco Aurelio Mello, vieram para substituir os recém-demitidos.

A equipe também está finalizando a situação dos seus emprestados. Os que foram cedidos a outros clubes na temporada passada não serão aproveitados por Renato em 2020. Dessa forma, eles estão sendo vendidos ou tendo seus empréstimos estendidos. Dos sete atletas que não atuaram em 2019 pelo tricolor, apenas Lima e Machado ainda não tem o futuro definido. O primeiro estava cedido ao Ceará, e negocia uma permanência. O segundo, que estava no São José, não possui clubes interessados por enquanto.

Quem definiu sua situação foi o volante Kaio, que estava no Sport Recife em 2019, mas vestirá a camisa do Paraná Clube na próxima temporada. O jogador de 24 anos acertou a sua ida para a equipe paranaense com vínculo de uma temporada. O jogador não teve um bom ano, disputando apenas cinco partidas, sendo quatro pelo clube pernambucano e apenas uma pelo Grêmio. O atleta já está disponível para participar da estreia do Tricolor da Vila no Campeonato Estadual, no próximo dia 19.

Confira também: