Grêmio confirma Orejuela e Vanderlei como novos reforços para a temporada

O fim de semana do Grêmio começou agitado. Na noite desta sexta-feira, 17, o clube surpreendeu à todos e anunciou a contratação do lateral-direito Orejuela, de 24 anos. A informação surgiu na tarde de ontem, quando a Rádio Gaúcha apurou que o jogador estava a caminho de Porto Alegre. O interlocutor do núcleo gestor do Cruzeiro, Carlos Ferreira, confirmou as negociações.

– Está bem adiantado, mas não tem nada fechado. São pequenos detalhes. Acredito que ainda hoje ou mais tardar amanhã estará tudo resolvido – afirmou.

A confirmação veio à noite. Orejuela chega com um contrato de um ano com a equipe tricolor. Em troca, o Cruzeiro receberá dois jogadores emprestados e não arcará com os vencimentos do atleta. Um deles é Machado, que estava emprestado ao São José, o outro ainda não foi revelado. O clube mineiro tentou trazer o volante Thaciano e o atacante Léo Chú, mas ambas as opções foram vetadas pelo treinador Renato Portaluppi.

O lateral-direito colombiano chega para suprir uma carência no elenco gremista. Com a lesão de Leonardo Gomes, que só voltará no meio da temporada, apenas Victor Ferraz, que chegou à equipe nesta temporada, e Felipe, que acabou de subir para os profissionais, seriam opções. Com pouca idade e grande poder ofensivo, Orejuela vem para tornar o elenco mais forte.

Titular da equipe rebaixada para a Serie B do Campeonato Brasileiro em 2019, Orejuela foi um dos únicos destaques da equipe no péssimo ano cruzeirense. Isso despertou o interesse de clubes brasileiros, como Flamengo e Palmeiras. Mas, no fim, o modelo de negociação com o Imortal foi mais atraente pela Raposa, que agiu rápido e emprestou o atleta.

Se a torcida já estava ansiosa com a chegada de Orejuela, na manhã de hoje, 18, foi confirmado mais um reforço. Trata-se do goleiro Vanderlei, de 35 anos, que estava no Santos. Após semanas de negociação, o acordo entre as duas equipes foi confirmado e ele será um dos jogadores do elenco do Grêmio para 2020.

Conforme informamos anteriormente no nosso site, o acordo pelo atleta foi feito pelo valor de R$ 3 milhões. O único empecilho que faltava era com o Coritiba. O clube, dono de 40% dos direitos econômicos do atleta, teria de receber uma contrapartida para que a negociação fosse concluída. A diretoria do clube paranaense recusou receber jogadores, e acordou com o tricolor uma quantia em dinheiro não informada.

Vanderlei também chega para uma posição importante. Após a saída de Marcelo Grohe, a torcida se viu insatisfeita com o substituto do goleiro, Paulo Victor. O jogador não caiu nas graças dos gremistas, sendo diversas vezes criticado por falhas em atuações importantes, como na Libertadores e na Copa do Brasil. Logo, é provável que o novo arqueiro assuma a posição de titular no decorrer da temporada.

vanderlei-confirmado-grêmio
Vanderlei é o novo reforço para o gol do Grêmio – Reprodução

Paulo Victor falou sobre a possível chegada de Vanderlei ao Grêmio

Na última terça-feira, o goleiro Paulo Victor concedeu entrevista coletiva após as atividades no Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho. O jogador fez uma retrospectiva do ano de 2019, onde foi muito criticado pelas suas atuações abaixo do esperado em momentos importantes. Ele destacou que está feliz por jogar no Grêmio, e que as críticas são comuns a sua profissão. Os repórteres também perguntaram sobre a chegada de um possível goleiro, que hoje foi confirmada. O arqueiro afirmou que trata o assunto de forma natural.

– O futebol funciona desta maneira. Cheguei em 2017, o Julio (César) em 19, provavelmente chegue um em 2020, em 2021 vem outro. No futebol brasileiro o jogador muda muito de status de um ano para outro. Ano passado tinha jogador indo por R$ 30 milhões e está saindo de graça agora. Tem que ser forte para sobreviver no futebol. Pude jogar em times de imensa torcida e quero ter essa pressão. O jogador é herói em parte do ano e vilão depois. Isso não vai mudar – destacou Paulo Victor.

Por enquanto, o titular em 2019 seguirá sendo o camisa 1 do Grêmio. No entanto, conforme a temporada elevar o nível dos confrontos, é possível que Vanderlei esteja à frente na disputa pela posição.

paulo-victor-fala-sobre-novo-reforço-no-grêmio
Foto: Eduardo Moura/globoesporte.com

Confira também: