Notícias

Renato volta a comandar o Grêmio nesta segunda-feira

O treinador do Grêmio, Renato Portaluppi, voltou a comandar a equipe nesta segunda-feira. Após passar por uma ablação, procedimento cirúrgico para corrigir uma arritmia cardíaca, Renato teve um período de dez dias de férias, ainda em compensação ao tempo em que passou no curso de formação de treinadores da Confederação Brasileira de Futebol, que aconteceu em dezembro do ano passado.

Durante esse período de férias do treinador, quem ficou responsável pelos treinamentos da equipe foi o auxiliar técnico, Alexandre Mendes. A equipe começou a ter atividades com bola no dia 12, passando toda a semana com intensos trabalhos táticos para entrosar o elenco principal. Na manhã de ontem, 19, os jogadores enfrentaram o Sindicado dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, no CT Presidente Luiz Carvalho.

O jogo-treino serviu para dar cara ao time que começará jogando os primeiros compromissos em que os profissionais entrarão em campo. O tricolor jogou com Paulo Victor, Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Lucas Silva, Maicon, Alisson, Thaciano, Everton e Luciano. No fim, o Grêmio venceu por 12 a 0 em uma partida fácil, mas que serviu para observar qual será o estilo de jogo do time no decorrer da temporada.

Renato retornará ao Grêmio em um momento de instabilidade institucional. Na semana em que esteve ausente, a diretoria do clube dispensou sete profissionais da comissão técnica permanente, incluindo o preparador físico, Rogério Dias, além da rescisão com Diego Tardelli. A notícia das saídas não caiu bem no elenco, que mostrou o descontentamento durante toda a semana nas entrevistas coletivas. O treinador terá a missão de fazer a intermediação entre os mandatários e os atletas, já que a relação entre ambos não parece das melhores.

Quarta-feira, a equipe enfrentará o Caxias, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho desta temporada. O que não se sabe, no entanto, é qual time entrará em campo. Segundo o cronograma oficial, os jogadores dos aspirantes seriam escalados para os primeiros confrontos do Grêmio em 2020, como foi na tarde de ontem, na final da Recopa. Mas, a comissão técnica gremista fará uma avaliação com os jogadores do profissional para saber se eles possuem condições físicas de estrear. Caso o sinal seja positivo, o elenco principal está em campo na Arena.

Renato terá a oportunidade de testar o elenco principal em amistosos

renato-terá-oportunidade-de-testar-elenco-em-amistosos
Titulares do Grêmio atuam em jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas – Foto: Luciano Amoretti / Grêmio FBPA

Mesmo que o calendário oficial dos campeonatos estaduais já tenham começado, muitas equipes utilizam esse período para colocar seus jogadores em forma, sem que isso signifique que eles atuem em partidas oficiais. Isso se dá pelos problemas causados pelos torneios regionais, como a dificuldade de atuar em bons gramados, a possibilidade lesões e o nível baixo das competições. Essas são algumas das críticas que colocam em debate a insistência em mantê-los ano após ano no calendário do futebol nacional.

Dessa forma, os clubes buscam alternativas para trabalhar com seus elencos. Uma delas são os amistosos. Sabendo disso, o Grêmio também fará uso desse artifício. No próximo domingo, a equipe disputará uma partida contra o Athletico Paranaense, que está em uma espécie de “excursão” com seu elenco principal, e já enfrentou as equipes do Racing e do Boca Juniors, ambas da Argentina. Quem divulgou a informação é o atual treinador do Furacão, Dorival Junior, em entrevista coletiva após o jogo contra o Boca.

– O próximo compromisso é daqui a uma semana, contra o Grêmio, lá em Porto Alegre. Acho que, com mais duas partidas, atingiremos nosso melhor, atingiremos uma situação muito próxima daquilo que desejamos – confirmou o técnico.

Mesmo que o elenco principal do tricolor já atue na primeira rodada do Gauchão, o compromisso não serve de termômetro para ajustar os problemas da equipe. Atuar contra um time com maior capacidade de jogo é positivo, pois eleva o nível de dificuldade da pré-temporada e prepara melhor os atletas para o restante do ano. De acordo com o globoesporte.com, os clubes divulgarão, em breve, mais informações sobre o confronto. Não se sabe ainda se as equipes utilizarão os titulares ou reservas, nem aonde acontecerá a partida.

Confira também:

Fechar