Atuação de garotos do sub-23 é elogiada pelo treinador Tiago Gomes

Infelizmente, o Grêmio foi superado pelo Pelotas na tarde de ontem, 19, na final da Recopa Gaúcha. Mas, a atuação dos jogadores da equipe de aspirantes foi elogiada por especialistas e pelo próprio treinador do time, Tiago Gomes. Em entrevista coletiva concedida após o fim da partida, no estádio Boca do Lobo, foi solicitado pelos repórteres que ele fizesse uma avaliação sobre os guris gremistas na partida. O técnico elogiou a equipe em campo, lembrando que a média da idade da equipe era baixa, mas mesmo assim conseguiu fazer uma boa exibição numa final.

– Fizemos uma grande partida, os números fortalecem isso. Tivemos 65% de posse de bola, quase 500 passes trocados. Vir jogar fora de casa, com uma equipe com média de 21 anos… Saio orgulhoso deles. Ficamos muito tristes por perder, pênalti é loteria, mas fizemos um grande jogo. Tenho que buscar a filosofia do Grêmio hoje, o resultado é consequência. O Pelotas jogou em cima da bola parada. Se tivesse mais cinco minutos, talvez virássemos o jogo – declarou Tiago Gomes.

A atuação do Grêmio diante do Pelotas foi segura. Mesmo sofrendo gol no início da primeira etapa e só empatando nos últimos minutos do segundo tempo, a equipe não deixou de fazer bons ataques e defender de forma precisa, não permitindo que os donos da casa ampliassem ou colocassem em perigo a zaga gremista. O treinador enfatizou que o estilo de jogo aplicado é parecido com o do elenco principal, comandado por Renato Portaluppi. Essa aproximação é válida para preparar os jogadores para a transição da base para o profissional.

– Quem viu aqui viu um time jogando no modelo da equipe do Renato, construindo, com posse de bola, jogando com os volantes, tendo extremas como Ferreira, Guilherme Azevedo. É um modelo próximo ao de Renato. Acima de tudo, um grupo preparado. Se o Renato precisar, sabe que tem de onde tirar – afirmou.

Dos comandados de Tiago Gomes na final da Recopa, Ferreira se destaca

ferreira-é-um-dos-destaques-da-equipe-de-tiago-gomes
RS – FUTEBOL/RECOPA GAUCHA 2020 /GREMIO X PELOTAS – ESPORTES – Lance da partida entre Pelotas e Gremio disputada na tarde deste domingo, no estadio Boca do Lobo, em Pelotas, em partida valida pela Recopa Gaucha 2020. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Mesmo tendo o primeiro jogo da temporada apenas na tarde de ontem, a equipe de aspirantes vem sendo avaliada desde o ano passado. Alguns já atuaram no time principal, entrando sempre durante as partidas em que o Grêmio poupava atletas para compromissos importantes. Outros fizeram sua estreia na última rodada do Campeonato Brasileiro, onde o tricolor atuou com sua equipe de transição e alguns destaques da categoria sub-20, que disputava um torneio naquele momento.

Um dos destaques é o meia Ferreira. Nas últimas rodadas do Brasileirão de 2019, o jogador já vinha atuando, marcando gols e aumentando as possibilidades de ser melhor aproveitado nesta temporada. Na partida de ontem, foi um dos melhores em campo, e foi coroado com o gol que empatou a partida e deu sobrevida ao Grêmio. Os repórteres, é claro, perguntaram a Tiago Gomes sobre a atuação do jogador. O treinador teceu elogios a Ferreira, mostrando a importância da equipe de aspirantes para o trabalho de base.

– Tenho muito orgulho de falar do Ferreira. Ele é formado na base do Grêmio, mas se não houvesse a categoria, ele teria ido embora do Grêmio. Você vê a força da categoria de base do Grêmio. Sempre acreditei nele, seguramos aqui, trabalhamos o que tinha que trabalhar. Hoje é o que a torcida está vendo – destacou Tiago Gomes.

Por pouco, o jogador de 22 anos não continuaria vestindo a camisa tricolor. Em 2019, após um período atuando pelo Aimoré, a comissão técnica e a diretoria do clube planejavam emprestá-lo novamente. No entanto, eles mudaram de ideia, e Ferreira ficou à disposição de Tiago Gomes durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, destacando-se na campanha que levou o Grêmio ao vice-campeonato da categoria. Nesta temporada, o jogador será utilizado no elenco principal.

Confira também: