Campeonato Gaúcho

Grêmio abre o segundo turno do Gauchão com vitória por 3 a 0 contra o Juventude

Reservas entram bem, e ataque funciona no ensaio antes da estreia na Libertadores

O Grêmio estreou com tudo no segundo turno do Campeonato Gaúcho. Jogando em casa, a equipe derrotou o Juventude por 3 a 0, na manhã deste sábado (29). O confronto serviu de ensaio para a partida diante do America de Cali, pela primeira rodada da Taça Libertadores.

Novamente, o ataque tricolor foi o grande destaque da partida. Luciano e Pepê, que são peças fundamentais da equipe tricolor, brilharam na equipe formada por reservas. E Diego Souza, vindo do banco, deixou sua marca mais uma vez, chegando ao quarto gol em cinco partidas desde o seu retorno.

Outro destaque foi o retorno de Geromel. O zagueiro, que estava afastado desde dezembro de 2019 com uma lesão no joelho, foi titular no confronto e atuou durante os 90 minutos, dando indícios de que ele formará a dupla de zaga com David Braz, na próxima terça-feira.

Confira agora um resumo de como foi a vitória do Grêmio.

Ataque convence, e Grêmio estreia no returno com goleada

grêmio-estreia-no-returno-com-goleada
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A partida entre Grêmio e Juventude começou repleta de homenagem ao ex-jogador e treinador do Imortal, Valdir Espinosa. Foi respeitado um minuto de silêncio, e torcedores levaram faixas para relembrar o ídolo gremista que faleceu nesta semana, aos 72 anos.

Além disso, os jogadores utilizaram uma braçadeira em homenagem a Valdir. Na faixa, os dizeres “Eterno Campeão” eram acompanhados de um desenho do ídolo, além do logo do clube. A partida também teria marcado o 200º jogo de Maicon pelo tricolor, mas o volante não atuou.

Quando a bola rolou, o domínio do tricolor já foi mostrado logo nos primeiros minutos. A equipe chegava ao ataque e forçava oportunidades. Alisson tentou pelo lado, mas o goleiro adversário evitou o perigo. Lucas Silva arriscou de longe, mas novamente o arqueiro fez boa defesa.

Aos 8 minutos, no entanto, não foi possível evitar a chegada gremista. Diego Souza faz o pivô e passa para Alisson. O atacante lança Pepê, que aparece livre na área para tocar na saída de Marcelo Carné. O Grêmio abre o placar na Arena, 1 a 0!

O tricolor continuava sua pressão no campo de ataque, mas sem uma chance efetiva de ampliar o marcador. Essa oportunidade veio aos 24 minutos. Em tabela com Alisson, Thiago Neves recebeu livre na intermediária. O meia avançou e finalizou, obrigando Carné a fazer nova defesa.

Três minutos depois, Caio Henrique tabelou com Pepê do lado direito, recebeu, invadiu a área e foi puxado por Bruno Alves, pênalti para o tricolor. Diego Souza foi para a cobrança e ampliou o placar, 2 a 0. É o quarto gol do atacante em seu retorno ao Imortal.

Aos 30 minutos, mais pressão gremista. A zaga do Juventude se atrapalha, e a bola acaba sobrando para Thiago Neves. O meia arrisca da entrada da área, mas a bola vai direto no travessão. Dois minutos depois, Maicon aciona Pepê, que deixa Thiago Neves livre novamente. O camisa 10 erra o tempo da bola e não consegue marcar o terceiro.

Com 41 minutos, o Grêmio continuava com sede de gol. Lucas Silva fez jogada pelo meio-campo, conduziu e arriscou de fora da área. Marcelo Carné estava atento e conseguiu afastar a bola para escanteio. Com a boa atuação do goleiro, o tricolor foi para o intervalo “apenas” com um 2 a 0 a seu favor.

No começo da segunda etapa, quem teve chance de diminuir foi o Juventude. João Paulo pegou a bola no meio-campo, conduziu e chutou para o gol. Vanderlei, atrapalhado, espalmou de manchete. Depois desse lance, os adversários não conseguiram chegar ao campo de ataque.

Aos 16 minutos, o Grêmio perdeu uma bela chance de ampliar. Com intensa troca de passes, Orejuela vai até a linha de fundo e cruza para Alisson que, livre de marcação, chuta cruzado, mas a bola vai por cima do gol de Carné. Um minuto depois, os adversários responderam com Lennon. O atacante faz boa jogada da intermediária, invade a área e chuta de bico, obrigando Vanderlei a fazer grande defesa.

O jogo, a partir daí, ficou morno. O tricolor tratou de administrar o resultado e pouco saía para o ataque, enquanto o Juventude não conseguia concluir as jogadas de forma que pudesse descontar. Aos 47, o time gremista dá o golpe final no adversário, quando Alisson é derrubado por Eltinho na área e o árbitro Anderson Daronco marca pênalti.

Na cobrança, Luciano desloca o goleiro Marcelo Carné para marcar o terceiro do Grêmio e dar números finais à partida. 3 a 0 e estreia no returno com vitória.

O tricolor agora se prepara para o primeiro grande desafio da temporada. Na manhã deste domingo, a equipe viaja para Cali, na Colômbia, onde enfrentará o America, pela estreia na Libertadores, na próxima terça-feira. Já pelo Gauchão, a equipe pega o Pelotas, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Boca do Lobo.

grêmio-homenageia-valdir-espinosa
O Grêmio homenageou Valdir Espinosa na sua braçadeira de capitão – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Confira também:

Fechar