NotíciasLibertadores

Coronavírus: jogos da Libertadores estão suspensos até maio

Entidade emitiu um comunicado revelando o prazo de interrupção do torneio

Na noite desta segunda-feira, a Conmebol divulgou um comunicado em que oficializa o prazo oficial para o retorno das disputas das competições de futebol geridas pela entidade. Os torneios de clubes e seleções estão interrompidos desde a semana passada, em razão do surto de coronavírus na América do Sul.

Tomando em consideração o risco de manter as partidas com torcida devido à aglomeração de pessoas e pensando nos prejuízos causados pela falta de público, a entidade estabeleceu que todas as partidas de suas competições estarão suspensas até o dia 5 de maio.

A confirmação da entidade vem logo depois de uma estimativa divulgada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que tinha colocado o mês de maio como possível data para retorno das partidas da Libertadores e da Copa Sul-Americana. O mandatário, no entanto, havia dito à ESPN argentina que os torneios voltariam no dia 6 de maio.

– Vamos seguir avaliando a evolução (do vírus) e como issso transcorre durante o tempo. Mas entendemos também que, pelas previsões em um cenário ideal, a situação vai estar sob controle no mês de maio. Então, nós vemos isso como uma possibilidade de reiniciar a Libertadores no dia 6 de maio – declarou Domínguez.

A paralisação das competições não é um problema apenas do continente sul-americano. A Europa e a Ásia também sofrem com interrupções. Os principais torneios de seleções do planeta, Copa América e Eurocopa, foram adiados para 2021, para cumprimento das datas da temporada que está interrompida.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol também interrompeu todos os seus torneios. A decisão também foi acompanhada por federações locais, que decidiram adiar as partidas por, pelo menos, duas semanas. A entidade máxima do futebol brasileiro ainda não divulgou quando será o retorno às atividades, mas está em constante monitoramento ao aumento dos casos de coronavírus no País.

Confira o comunicado da Conmebol sobre o retorno da Libertadores e demais competições:

“A Conmebol, por meio da Direção de Competições de Clubes, informa que a Libertadores está temporariamente suspensa, inicialmente até 5 de maio de 2020.

A Conmebol comprometida com a prevenção do Covid-19, sob o risco de sua expansão, e em salvaguarda dos jogadores, técnicos, delegados, árbitros, dirigentes, imprensa e torcedores, decidiu suspender as reuniões da Libertadores previamente agendadas, inicialmente até 5 de maio de 2020.

Além disso, a Sul-Americana, na ausência do sorteio para a segunda fase, também está temporariamente suspensa, até a mesma data.

Pedimos aos clubes que mantenham as devidas diligâncias para evitar a propagação do vírus e que cumpram os protocolos de prevenção sugeridos pelas autoridades competentes. É um momento de cooperação e responsabilidade para toda a comunidade, e o futebol não pode ser ignorado.

A Conmebol continua a monitorar de perto a situação com as autoridades competentes e manterá contato permanente com a comunidade sul-americana de futebol durante este período difícil.”

Confira também:

Fechar