Campeonato GaúchoNotícias

Campeonato Gaúcho de 2020 é suspenso por tempo indeterminado

Federação Gaúcha descarta cancelamento

Na tarde de hoje (26), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu suspender o Campeonato Gaúcho de 2020 por tempo indeterminado devido à pandemia de coronavírus no Brasil.

A decisão foi feita em comum acordo com os clubes, mas foi descartado o cancelamento do torneio. No próximo dia 20 de abril, os representantes se reunirão novamente para decidir se retomarão ou encerrarão a competição. O acordo se dá pois o Campeonato Gaúcho ainda decidirá o campeão, rebaixamento e vagas nacionais na Série D e na Copa do Brasil, ambas para 2021.

O globoesporte.com apurou que é da vontade da maioria dos clubes do Estadual e da própria federação de concluir a competição. No entanto, a decisão de prosseguir ou não com o torneio dependerá do avanço da pandemia no País. Até a tarde de hoje, mais de 2,9 mil casos da Covid-19 foram confirmados no Brasil.

Reunião para a suspensão do Campeonato Gaúcho teve clima tranquilo

A reunião teve um clima tranquilo, e a decisão de interromper a competição por tempo indeterminado foi unanimidade. Alguns clubes, como Esportivo, Aimoré e Novo Hamburgo, poderão sofrer com a suspensão, devido as dificuldades com os contratos dos seus atletas, que terminam no fim de abril.

Outros clubes, como o Brasil de Pelotas e Juventude, que disputam a Serie B do Campeonato Brasileiro, concederão férias coletivas aos atletas durante o período de interrupção. A questão também é discutida para os clubes da Serie A, mas ainda existem discordâncias entre os times e o sindicato que representa os jogadores.

Restam apenas três rodadas para o fim da fase de grupos do Campeonato Gaúcho. Depois disso, haverão as semifinais e finais do segundo turno e a grande decisão do torneio com os campeões de turno e returno. A Federação Gaúcha agora aguarda a posição da Confederação Brasileira de Futebol para encaixar os compromissos no calendário nacional.

Confira também:

Fechar