NotíciasCampeonato GaúchoLibertadores

Vanderlei é quem mais atuou com a camisa do Grêmio em 2020

A temporada de 2020 do Grêmio trouxe caras novas para o elenco. Mesmo com a diretoria tentando manter a base vencedora dos últimos anos, algumas posições sofriam com a carência de jogadores, e por isso o clube teve que ir ao mercado na tentativa de trazer reforços.

Ao todo, foram sete novos atletas que desembarcaram em Porto Alegre: Victor Ferraz, Lucas Silva, Vanderlei, Orejuela, Thiago Neves, Diego Souza e Caio Henrique. Alguns deles chegaram para serem os titulares e ocuparam suas posições desde a primeira partida da temporada, como são os casos de Vanderlei, Ferraz e Lucas.

Ao todo, foram treze partidas treze partidas e 1170 minutos jogados pelo elenco profissional do clube na temporada. Nesses, apenas em duas oportunidades o treinador Renato Portaluppi atuou com o time completamente reserva. Buscando encontrar quem foram os atletas mais utilizados pelo tricolor em 2020, o globoesporte.com elaborou uma lista com a minutagem do plantel.

Com 11 jogos, Vanderlei é quem mais atuou pelo Grêmio em 2020; base do ano passado é mantida

Uma das primeiras contratações para a temporada, Vanderlei é quem encabeça a lista. Com 35 anos, o goleiro chegou ao tricolor para preencher uma posição carente no elenco, que mesmo contando com Paulo Victor e Júlio César, passava por desconfiança da torcida. Dos treze jogos de 2020, o jogador atuou em onze oportunidades, com 990 minutos em campo.

Logo atrás estão dois titulares do trio de ataque tricolor, Everton e Alisson. Cebolinha, mesmo sendo um jogador de linha e presença constante lá na frente, esteve presente em dez partidas do Grêmio na temporada, atuando por 889 minutos. Já Alisson vem logo atrás também com dez atuações, mas com 873 minutos jogados, 23 a menos que o camisa 11 tricolor.

Completando o top 5 estão dois jogadores de defesa da equipe de Renato Portaluppi. Com nove jogos cada um, David Braz e Victor Ferraz tem, respectivamente, 810 e 799 minutos jogados em 2020. Lucas Silva, Bruno Cortez, Maicon e Luciano possuem um jogo a mais que a dupla defensiva, mas estiveram em campo por menos tempo que os dois atletas.

Apesar das mudanças no time titular, o Grêmio conseguiu manter sua base para 2020. São sete jogadores que estavam entre os onze iniciais em 2019 que seguem começando as partidas do tricolor. Deles, Geromel e Kannemann foram os que menos atuaram na temporada devido às lesões. Enquanto o capitão possui 261 minutos em 3 partidas disputadas, seu companheiro de zaga tem 307 em 4.

Com a paralisação dos torneios devido à pandemia de coronavírus, os jogadores que estão no departamento médico do clube poderão estar recuperados no retorno às competições. Dessa forma, o ranking de minutagem dos atletas deve se alterar ao longo da temporada. O elenco do Grêmio estará de férias a partir da próxima quarta-feira, 1º de abril.

Confira também:

Fechar