NotíciasCampeonato GaúchoPré-Temporada

Grêmio retoma as atividades no CT mesmo sem saber se jogará em 2020

Prefeito de Porto Alegre considera retorno do futebol possível apenas no fim do ano

A partir desta segunda-feira, funcionários do departamento de futebol do Grêmio retornarão aos trabalhos no Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho após um mês de férias coletivas. 

Cerca de 15 contratados do clube trabalharão em uma estrutura temporária montada ao lado de fora do prédio do CT. Estes estarão passando por testes para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pelos profissionais do departamento médico do clube, que contam com a ajuda de dois auxiliares de enfermagem, de acordo com informações do site globoesporte.com.

Para receber o primeiro grupo que retorna das férias, o Grêmio contratou uma empresa especializada em desinfecção total para fazer a limpeza das dependências do clube. Durante todo o fim de semana, houve a aplicação de um produto à base de quartenário de amônia, solução considerada eficiente no combate da doença, de acordo com o site oficial do clube.

Na terça-feira, os jogadores e familiares estarão no Centro de Treinamento para também serem testados. A previsão é de que os testes ocorram até a quarta-feira e, dessa forma, os atletas só irão ao gramado na quinta. Todos que entrarem no clube terão de passar por uma medição de temperatura. Quem estiver com febre será liberado para voltar para casa em um primeiro momento.

— Vamos ter o pessoal da segurança que vai fazer a triagem, auxiliares de enfermagem para medições de temperatura e oximetria e o pessoal da higiene constante, que vamos fazer mais que exaustivamente. Um grupo que não dá para ser muito diminuído pelas necessidades sanitárias — explicou Paulo Rabaldo, médico do Grêmio.

Os treinamentos deverão respeitar as orientações dos organismos de saúde e da prefeitura da capital gaúcha. Dessa forma, as atividades serão feitas sem contato físico ou com bola, com distanciamento de dois a três metros entre os atletas. Além disso, o elenco será dividido em grupos, separados por posição.

Mesmo com a volta dos treinos no Grêmio, ainda existe a indefinição sobre o retorno do futebol no Rio Grande do Sul e no restante do País. O presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsmann, se reunirá com o governador do estado, Eduardo Leite, para tratar sobre o tema na terça-feira.

prefeito-de-porto-alegre-adota-cautela-grêmio-inter-voltam-a-treinar
Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., esteve presente no jantar com os diretores de Grêmio e Internacional antes do confronto pela Libertadores – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Já o prefeito de Porto Alegre, Nelzon Marchezan Jr., adotou a cautela para tratar do assunto. Em entrevista à Rádio Guaíba, Marchezan afirmou que as atividades esportivas na cidade podem retornar apenas no fim do ano, na melhor das hipóteses.

— Não me parece que haverá (jogos), de alguma forma, talvez nem neste ano. Mas, se ocorrer, vai ser mais para o fim do ano o reinício de atividades competitivas que exijam contato físico. Não me parece que seja uma realidade breve — declarou o líder do executivo.

Foi o próprio prefeito quem liberou o retorno às atividades nos CTs, mas isso não significou que a retomada das competições será imediata. A perspectiva é de que, se os campeonatos retornarem ainda no meio deste ano, todas as partidas serão com portões fechados.

Confira também:

Fechar