Notícias

Governador Eduardo Leite vetará treinos no Rio Grande do Sul em novo decreto

Chefe do executivo dividirá o estado em áreas que determinarão as medidas de prevenção de contágio

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinou um novo decreto que será divulgado na próxima segunda-feira com o objetivo de frear o avanço do coronavírus no estado. O novo modelo dividirá o território em vinte regiões, identificadas por bandeiras que determinarão o nível de prevenção ao contágio.

Porto Alegre, epicentro da epidemia no estado, está classificada com a cor laranja. Dessa forma, ficam proibidas as atividades esportivas como os treinamentos dos clubes de futebol. Nessa semana, Grêmio e Internacional haviam dado início ao retorno aos trabalhos em seus respectivos CTs. O site globoesporte.com procurou o governador que explicou a proibição:

— A rigor, com o novo decreto, os treinos deverão estar restritos. O decreto é sobre funcionamento do clube esportivo, e o funcionamento estará vedado nestas condições. Na bandeira laranja, a determinação é que se suspenda as atividades em clubes esportivos. Só podendo funcionar na bandeira amarela, o que deverá acarretar a suspensão das atividades dos treinos nos clubes esportivos — disse em entrevista remota.

O governador também descartou o retorno do Campeonato Gaúcho em maio. Apenas seis das vinte regiões do estado estão com a cor amarela, onde o risco é considerado baixo. Dessa forma, os clubes terão de aguardar a redução dos casos para voltar às atividades. Os presidentes de Grêmio e Inter foram procurados pelo portal, mas apenas Romildo Bolzan Jr respondeu ao contato. O mandatário gremista afirmou que aguardará mais informações sobre o decreto.

Fechar