NotíciasLibertadores

Final da Libertadores de 1983 será reexibida pela RBS TV neste domingo

Partida marcou a primeira conquista do Tricolor na competição

Há 37 anos, o Grêmio conquistava pela primeira vez a Taça Libertadores da América. A partida, vencida pelo Tricolor por 2 a 1 sobre o Peñarol, será reexibida pela RBS TV na tarde deste domingo, às 16h. Com isso, as gerações mais novas que não puderam assistir o jogo ao vivo, terão a oportunidade de acompanhar a vitória.

A equipe, comandada pelo treinador Valdir Espinoza, chegou a decisão após ser a melhor equipe do Grupo B, superando o time argentino do Estudiantes de La Plata por apenas um ponto, após empatar em 3 a 3 com os hermanos na Argentina, em uma partida marcada pela hostilidade dos donos da casa e da torcida.

libertadores-1983-de-leon
Ensanguentado, De León segura a taça de campeão da Libertadores – Foto: Reprodução

Na decisão, empate na primeira partida, no Uruguai, e vitória em casa, no Monumental, por 2 a 1, com gols de Caio e do reserva César, que entrou para decidir a partida. Na comemoração, uma imagem épica para marcar a primeira conquista da Libertadores do Tricolor: o capitão Hugo De León, ensanguentado, levanta a taça de campeão.

Ao Podcast do Grêmio, do globoesporte.com, o ex-zagueiro gremista falou sobre o episódio. De León afirmou que a história em que ele havia se cortado com o prego da taça de campeão da Libertadores era apenas folclore, negando essa versão. O capitão ainda brincou que se cortou no momento em que salvou um gol dos uruguaios.

— Quiseram inventar! Como era um prego? O Tita também colocou a cabeça no prego para ficar com sangue? Fiquei sabendo depois de uma hora e meia que estava com sangue. Ninguém no campo me avisou. Depois falaram do parafuso. Mas sempre teve parafuso e o único que furou a cabeça fui eu? Os outros, quando comemoravam e colocavam na cabeça, não furou? Se é para valorizar, foi quando tirei o gol! — afirmou De León.

A conquista da Libertadores será apenas a primeira oportunidade para assistir a geração de Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, Tarcisio, Renato, entre outros. Nos próximos domingos, a RBS TV também deve transmitir a conquista do Mundial de Clubes de 1983, ocorrido no Japão, quando o Tricolor bateu o Hamburgo, da Alemanha, por 2 a 1.

Fechar