Campeonato GaúchoNotícias

Campeonato Gaúcho 2020: Confira a campanha do Grêmio até aqui

Tricolor foi vice-campeão do primeiro turno e lidera Grupo B no returno

Antes da pandemia do novo coronavírus paralisar o futebol no Brasil, o Campeonato Gaúcho estava na sua metade final. No dia 15 de março, já com portões fechados, o Grêmio enfrentou o São Luiz, na Arena, e venceu a partida de virada por 3 a 2. Depois, as competições foram interrompidas e desde então não voltaram mais.

Até aquele momento, o Tricolor fazia uma campanha regular no Gauchão. No primeiro turno, após a derrota na estreia para o Caxias, a equipe do treinador Renato Portaluppi teve altos e baixos, mas se classificou para as semifinais na segunda colocação. Nas semis, Diego Souza decidiu o Gre-Nal, mas o time acabou novamente sendo derrotado pelo Caxias, e acabou ficando com o vice.

Foram 10 jogos durante todo o Campeonato Gaúcho até aqui. Dessas, o Grêmio saiu vencedor em 7 delas, perdendo as outras três. A segunda metade da competição vem sendo melhor para o tricolor. Ao enfrentar os adversários do grupo A, o Tricolor está invicto: são três vitórias até aqui. Quando o Gauchão retornar, serão mais três partidas até as semifinais do returno.

Nesse post, você confere os detalhes da campanha do Tricolor até aqui no Campeonato Gaúcho e fica sabendo do que a equipe precisa para chegar à decisão do estadual.

Campeonato Gaúcho – Primeiro Turno

O primeiro turno do Campeonato Gaúcho começou com surpresas para o torcedor gremista. Primeiro, o planejamento da comissão técnica do Tricolor foi alterado e o treinador Renato Portaluppi mandou seus titulares a campo para a estreia contra o Caxias, na Arena. Segundo, pelo resultado da partida. O Grêmio, atual campeão da competição, caiu diante da equipe de Caxias do Sul por 2 a 0.

Mesmo com a derrota e a clara impressão de que os jogadores ainda não estavam em plenas condições físicas, o planejamento da comissão técnica se manteve o mesmo, e a equipe foi até Pelotas enfrentar o Brasil com a equipe titular. No Bento Freitas, vitória por 1 a 0. No retorno à Arena, mais uma atuação abaixo das expectativas, impaciência por parte dos torcedores, mas vitória sobre o São José por 2 a 1.

Contra o Esportivo, o Tricolor já contava com os reforços de Diego Souza, Thiago Neves e Orejuela, que podiam estrear com a camisa tricolor. Diferente dos outros jogos, o Grêmio bateu o Esportivo com tranquilidade, aplicando uma goleada de 5 a 0, com direito a gol do reestreante Diego Souza.

campeonato-gaúcho-estreia-thiago-neves
Thiago Neves, Orejuela e Diego Souza fizeram suas estreias pelo Campeonato Gaúcho – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A partida também deu a classificação para a equipe, que decidiria contra o Aimoré, fora de casa, se terminaria em primeiro ou segundo lugar do grupo. O resultado, porém, não foi animador. O time perdeu para os donos da casa e ficou com a segunda colocação, tendo que decidir a vaga para a final do primeiro turno contra o Internacional.

Um Gre-Nal no Campeonato Gaúcho é uma final antecipada, e qualquer lance pode decidir o confronto. No clássico número 423, um jogo equilibrado novamente foi posto em prática, em que as duas equipes procuraram a vitória desde o início, mas o gol só veio no final. Em jogada pelo lado esquerdo, Everton cortou para dentro e cruzou para a área, encontrando Diego Souza entre os zagueiros. O camisa 29 cabeceou para o gol nos acréscimos e colocou o Grêmio na decisão do primeiro turno.

campeonato-gaúcho-semifinais-primeiro-turno-diego-souza-decisivo
Diego Souza foi decisivo nas semifinais do primeiro turno do Gauchão – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Para a comissão técnica do clube, vencer a primeira parte da competição poderia dar uma folga aos titulares durante o returno, já que a disputa da Libertadores estava para começar. Os gremistas, porém, não contavam com a grande atuação do Caxias, que conseguiu furar a defesa gremista em uma oportunidade e vencer por 1 a 0, colocando-se na decisão do Estadual e arruinando todo o planejamento do Grêmio.

Campeonato Gaúcho – Segundo Turno

Já com a disputa da Libertadores à vista, o Imortal resolveu colocar um time alternativo para começar o segundo turno. Na Arena, a equipe venceu o Juventude por 3 a 0 e já se impôs na liderança da competição. Na segunda rodada, o time, novamente reserva, foi até Pelotas enfrentar os donos da casa no estádio Boca do Lobo. Pepê tratou de dar a vitória aos gremistas com um gol no início da partida.

A terceira rodada do segundo turno foi marcada por incertezas. Já com portões fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, não se sabia qual seria o destino do Campeonato Gaúcho a partir dali. O Grêmio havia acabado de jogar o histórico Gre-Nal das Américas, e usou um time misto contra o São Luiz. O jogo foi o mais difícil do returno, mas o Tricolor saiu vencedor de virada por 3 a 2.

campeonato-gaúcho-paralisado-coronavírus
Partida contra o São Luiz, última do Tricolor pelo Campeonato Gaúcho, ficou marcada por protestos – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Após a partida, a competição foi interrompida por tempo indeterminado. Essa foi a última vez em que o Tricolor entrou em campo. Restando apenas três jogos para o fim da fase de grupos, a equipe tem a classificação bem encaminhada. Quando o Gauchão retornar, porém, a primeira partida será contra o Internacional, em mais um dos muitos Gre-Nais que teremos ainda na temporada 2020-2021.

O Grêmio lidera o Grupo B com 9 pontos, seguido do Caxias, que tem 7. O time também tem o artilheiro da competição, Diego Souza, que tem 5 gols, empatado com Michel, do São Luiz. Grêmio e Inter, que se enfrentarão após a volta do Gauchão, dividem a condição de melhor ataque e melhor defesa, com 7 gols marcados e 2 sofridos até aqui.

Botão Voltar ao topo