Notícias

Futebol internacional: Confira os candidatos a melhor jogador do mundo em 2020

Esse ano, apenas FIFA concederá prêmio; Bola de Ouro não terá vencedor

Em 2020, o futebol mundial sofreu com uma paralisação histórica. As grandes competições do planeta foram interrompidas por conta da pandemia do coronavírus, sendo retomadas apenas após meses, com a maioria das partidas acontecendo em portões fechados. E com o risco de contágio ainda alto, principalmente em locais fechados, os eventos para premiar os melhores jogadores da temporada acontecerão de uma forma diferente.

A FIFA anunciou que o The Best, premiação da entidade que escolhe os melhores jogadores do mundo do futebol masculino e feminino, será feito de forma virtual. A organização não anunciou uma data e nem o formato da celebração, que ocorria tradicionalmente em setembro. Já a revista France Football, que entrega a famosa Bola de Ouro ao melhor jogador da temporada, não entregará o prêmio pela primeira vez desde 1956, alegando não ter condições entregar o troféu de forma justa em 2020.

Além da temporada totalmente inusitada, 2020 é marcado por um importante dado: pela primeira vez, desde 2006, as semifinais da Champions League não tiveram Messi ou Cristiano Ronaldo. Os dois, que dividiram a maioria das premiações de melhor jogador do mundo na última década, começam a dar espaço para novos nomes, e provavelmente não vencerão o troféu neste ano. A nova década se inicia com uma nova geração, e a escolha em 2020 está totalmente em aberto. Confira alguns nomes que podem levar o prêmio The Best.

Confira os candidatos a melhor jogador de futebol do mundo em 2020

Neymar Jr

os-candidatos-a-melhor-jogador-de-futebol-do-mundo-neymar
Neymar está mostrando um grande futebol em 2020, e pode levar o PSG à conquista histórica – Foto: Getty Images

Moicano, óculos Juliette e caixa de som no volume máximo: Neymar está novamente nos braços do povo. Após dois anos de atuações apagadas, lesões e polêmicas, a temporada 2019-2020 trouxe uma nova perspectiva para o jogador. O “adulto Ney” se tornou decisivo no Paris Saint-Germain que levou todos os títulos possíveis na França, e ainda quer mais.

As atuações de gala contra o Atalanta, nas quartas-de-final da Champions, e contra o Red Bull Leipzig, nas semis, aumentaram o favoritismo do jogador. No entanto, a perda do torneio para o Bayern faz com que Neymar dificilmente seja escolhido como melhor jogador de futebol da temporada. O motivo?

Lewandowski

os-candidatos-a-melhor-jogador-de-futebol-do-mundo-lewandowski
Lewandowski é um dos responsáveis pelo futebol impressionante do Bayern nesta temporada – Novak Djurovic

O futebol do Bayern na temporada 2019-2020 é impressionante. Com vitórias avassaladoras, o clube alemão chegou às semifinais da Champions como favorito. E um dos grandes responsáveis é o goleador do time, Robert Lewandowski. O polonês contribui com gols e assistências, batendo recordes individuais dentro e fora da Alemanha.

Na Bundesliga, foram 34 gols em 31 partidas, recorde de um não-alemão no torneio, levando o prêmio de artilheiro da competição, além do octacampeonato consecutivo dos Bávaros. Na Champions, foram 15 gols em 10 jogos, 2 a menos que o recorde de Cristiano Ronaldo, que marcou 17 em 2013-2014. Campeão do torneio continental, Lewa é o favorito a levar o The Best.

De Bruyne

os-candidatos-a-melhor-jogador-de-futebol-do-mundo-de-de-bruyne
Mesmo sem títulos com o City, De Bruyne apresentou um grande futebol na temporada – Imagem: Reuters/John Sibley

Kevin de Bruyne fez uma temporada não menos espetacular que os dois últimos citados, mas a falta de vitórias pode ser um diferencial no momento da escolha. O belga de 29 anos participou 33 gols do Manchester City na temporada 2019-2020, marcado 13 gols e dando 20 assistências, empatando o recorde de passes para gol na Premier League, que era de Thierry Henry, em 2002-2003.

O ótimo futebol apresentado lhe rendeu o prêmio de melhor jogador da Premier League. Coletivamente, no entanto, as campanhas do City no Campeonato Inglês e na Champions League decepcionaram. Vice-campeão do nacional, ficando muitos pontos atrás do campeão, Liverpool, e a eliminação da competição continental para o “azarão” Lyon nas quartas-de-final. De Bruyne pode vencer o The Best, mas com a conquista de Lewandowski e do Bayern, a tarefa é muito mais complicada.

Messi

os-candidatos-a-melhor-jogador-de-futebol-do-mundo-messi
Mesmo com péssimo futebol do Barcelona na temporada, Messi ainda segue como um dos favoritos ao prêmio de melhor do mundo – Imagem: Reuters/John Sibley

Mesmo sem o favoritismo dos últimos anos, Lionel Messi ainda segue entre os cotados para vencer o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo. O argentino, mesmo com uma temporada abaixo das expectativas individualmente e, principalmente, coletivamente, é uma das escolhas preferidas dos votantes.

No Espanhol, amargou um vice-campeonato e foi o artilheiro da competição com 25 gols. Na Champions, ainda conseguiu decidir contra o Napoli, pelas oitavas-de-final da competição. Nas quartas, porém, um massacre: derrota de 8 a 2 para o Bayern de Munique, atuação apagada e vexame histórico. 2020 pode marcar o fim da era Messi, e o Barça deve passar por uma grande renovação para voltar às vitórias.

Fechar