Grêmio perde para o Caxias, mas leva o Campeonato Gaúcho de 2020

Na tarde deste domingo (30), o Grêmio conquistou o seu trigésimo nono título Gaúcho. Mesmo com a derrota de virada para o Caxias, o Tricolor conquistou o tricampeonato estadual consecutivo sob o comando de Renato Portaluppi, que iguala um feito de Oswaldo Rolla, o Foguinho, que na década de 50 se tornou o único treinador a vencer três vezes seguidas o troféu pelo clube.

Com ampla vantagem na primeira partida, o Tricolor chegou para administrar o resultado, e acabou saindo na frente no placar. O Caxias, precisando reverter uma diferença de três gols para levar a decisão para os pênaltis. O Grená conseguiu a virada, mas não foi o suficiente para levar o caneco. O Grêmio chega ao seu sétimo título na era Renato Gaúcho.

Confira um resumo de como foi a partida.

PRIMEIRO TEMPO

O Tricolor entrou com novidades em relação a quarta-feira na escalação. O recém-contratado Éverton, que marcou na primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho, começou como titular, além de Diego Souza, que recuperado de lesão foi para campo. E foi dele o primeiro lance de perigo da partida, que acabou gerando o gol da equipe. Logo aos 13 minutos, o atacante pegou o rebote após Pitol defender um chute de Éverton e não perdoou. 1 a 0 na Arena.

Com três gols de vantagem, o Grêmio segurou o ímpeto e o Caxias tentou ir para cima. Diogo Oliveira e Marcelo Campanholo chegaram com perigo, mas não conseguiram acertar o gol de Vanderlei. No entanto, as idas ao ataque do Grená surtiram efeito aos 41 minutos, quando Ivan cruzou da direita para Laércio. O zagueiro subiu mais que Geromel e colocou a bola no fundo das redes, levando o jogo empatado para o intervalo, 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO

A pressão do Caxias continuou na etapa final. O Tricolor havia recuado muito e confiado na ampla vantagem, mas sofreu um susto antes dos 10 minutos. Bruninho recebeu cruzamento dentro da área, dominou e chutou cruzado. A bola acabou desviando em Kanneman e encobriu Vanderlei. O Grená vira na Arena, 2 a 1.

Para levar a decisão do Campeonato Gaúcho para os pênaltis, o Caxias tinha que fazer mais um gol. O Grená, no entanto, não teve fôlego para segurar a pressão e o Grêmio tomou conta da partida. Renato colocou sangue novo no jogo, e ainda promoveu a estreia de Luiz Fernando, ex-Botafogo. O Tricolor ainda teve uma boa chance com Thiago Neves, mas Pitol fez uma grande defesa. Depois de cinco minutos de acréscimo, o árbitro Anderson Daronco decretou o fim do confronto, e o título gaúcho voltou para casa mais uma vez.

TRICAMPEONATO GAÚCHO NÃO ACONTECIA DESDE OS ANOS 80

Após anos de maus resultados em competições estaduais, o Tricolor se viu longe do caminho dos títulos. O fim da década de 2010 marcou este retorno ao caminho das glórias. O tricampeonato conquistado na tarde de hoje é o primeiro desde os anos 80, quando o clube ainda conseguiu chegar ao hexa.