Pelé no Flamengo? Confira outros clubes em que o Rei atuou em jogos especiais
Veja se o eterno camisa 10, que completa 80 anos hoje, jogou com a camisa do seu time

No dia 23 de outubro de 1940, o mundo ainda não sabia, mas viu nascer o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o Rei do futebol.
O camisa 10 surgiu para o mundo apenas em 1956, quando se tornou profissional no Santos com apenas 16 anos. Pelé atuou pela equipe por 18 anos, com 1116 partidas disputadas e inacreditáveis 1091 gols marcados com a camisa do Peixe. Depois, foram mais dois anos nos Estados Unidos, onde disputou partidas pelo New York Cosmos e encerrou sua carreira como profissional.
O Rei, no entanto, não atuou apenas por essas equipes durante a sua carreira. O jogador também vestiu a camisa de outros times por um ou mais jogos, normalmente amistosos. Nos 80 anos de Pelé, conheça alguns clubes que também tiveram a oportunidade de contar com o maior jogador da história do esporte.
Confira os clubes em que Pelé atuou além de Santos e Cosmos
Quando o Rei jogou pelo Flamengo e ninguém quis sair para poder jogar com ele

Em 1969, André Richer, presidente do Flamengo na época, ofereceu ao Santos uma quantia astronômica para ter Pelé, que ainda vivia seu auge. A diretoria santista, no entanto, recusou, afirmando que o jogador era inegociável. O sonho do rubro-negro em contar com o camisa 10 não acabou, mas só aconteceu dez anos depois.
Em 1979, o Rei saiu da aposentadoria para participar de uma partida beneficente pelo Mengão. O amistoso com o Atlético-MG, disputado para mais de 139 mil pessoas no Maracanã, foi uma festa, e todos os jogadores da equipe queriam estar em campo ao lado do maior de todos os tempos. Mas, como só jogam 11, Claudio Adão acabou sendo substituído.
No fim, o Flamengo aplicou uma goleada de 5 a 1 nos atleticanos, mas Pelé saiu sem marcar. Teve a oportunidade em um pênalti, mas deixou Zico cobrar.
Pelé também teve a chance de vestir a camisa do seu clube de coração, o Vasco

Isso mesmo, o Rei do futebol é vascaíno. Em entrevista ao repórter Thiago Asmar, Pelé revelou que sempre teve o cruzmaltino como seu clube de coração, mesmo com a histórica carreira pelo Santos. E, antes mesmo de se tornar o maior de todos os tempos, o jogador teve a oportunidade de vestir a camisa do Vasco.
Foi em 1957, quando ele e mais cinco atletas foram cedidos ao clube carioca, para a disputa de um torneio amistoso promovido pelo São Paulo, que celebrava a construção do Morumbi, que ficaria pronto em 1960. Os jogadores da equipe principal vascaína excursionavam pela Europa. Em um dos jogos, que aconteceu no Maracanã, o Rei marcou três gols e encantou os torcedores com apenas 16 anos.
Em 1969, logo após seu milésimo gol na carreira, justamente contra o Vasco, o camisa 10 vestiu novamente a camisa do seu clube de coração.
O dia em que Pelé foi dar um pontapé inicial e acabou jogando pelo Fluminense

Antigamente, era muito comum que os times fizessem excursões pelo exterior. E em 1978, o Fluminense decidiu fazer uma sequência de partidas na Nigéria. A primeira delas, contra a própria seleção nigeriana, contou com um jogador peculiar na equipe adversária: Pelé, que havia assinado um contrato para jogar pelo país. Mas, nem o Rei conseguiu parar o tricolor carioca, que bateu os nigerianos por 3 a 1.
O Fluminense seguiria sua excursão e enfrentaria o vice-campeão do país, o Racca Rovers, e Pelé estaria em campo para receber homenagens e dar o pontapé inicial do confronto.
Mas uma multidão lotou o Estádio Municipal de Lagos, e as autoridades fizeram pressão para que o Rei entrasse em campo. Assim, Pelé acabou vestindo a camisa do Fluminense e jogando por 45 minutos na vitória da equipe sobre o time local. Dessa vez, foi Luis Carlos Tatu quem cedeu o lugar para o maior de todos.