Neymar? Pelé? Ronaldo? Quem são os 5 maiores artilheiros da seleção brasileira de todos os tempos?

No último dia 13, Neymar fez um hat-trick na vitória do Brasil diante do Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, e ultrapassou Ronaldo na lista dos maiores artilheiros da seleção brasileira de todos os tempos.

Com 64 gols, o camisa 10 da seleção brasileira está em um grupo seleto de jogadores que vestiram a camisa mais vencedora da história do futebol e ultrapassaram os 50 gols em partidas oficiais com a amarelinha.

Na história centenária do futebol brasileiro, apenas quatro jogadores conseguiram superar essa marca, e apenas Neymar ainda não foi campeão do mundo. Mas, o craque ainda tem apenas 28 anos de idade, tendo ainda um período longo de carreira e, pelo menos, duas Copas para disputar.

Mas, além de Ronaldo e Neymar, você sabem quem são os outros jogadores que completam a lista de maiores artilheiros da seleção brasileira? Um nome, é claro, você já deve ter adivinhado, mas os outros dois podem te surpreender. Confira abaixo quem são e quantos gols esses craques fizeram.

Além de Neymar e Ronaldo, quem completa a lista dos maiores artilheiros da seleção?

5 – Zico (48 gols)

Zico foi um dos maiores artilheiros do Brasil
Foto: Reprodução

Dizem que o Galinho de Quintino foi um dos maiores jogadores de uma geração que encantou o mundo, mas acabou decepcionando em resultados. Camisa 10 nas seleções de 82 e 86, Zico acabou não trazendo o troféu de campeão do mundo para casa, mas encantou milhares de amantes de futebol com um time que, se vencesse o torneio, poderia ter sido considerado maior que o esquadrão de 70.

No futebol nacional, o jogador é uma unanimidade. Considerado um Deus entre os flamenguistas, é o maior artilheiro da história do clube, onde conquistou todos os títulos que eram possíveis naquela época. Na seleção brasileira, é o único além de Neymar a estar na lista dos maiores artilheiros sem conseguir ser campeão do mundo. O ex-jogador fez 48 gols em 71 partidas disputadas com a amarelinha.

4 – Romário (55 gols)

Romário garantiu a vitória do Brasil na Copa de 1994
Foto: Reprodução

Dentro da grande área, não existiu ninguém melhor que o baixinho. Com mais de 1000 gols, assim como Pelé, Romário se tornou uma lenda dentro e fora dos gramados. Em todos os clubes que passou foi rei, principalmente no futebol nacional, onde conquistou grandes títulos por Vasco e Flamengo.

Na seleção brasileira, sua história é gloriosa. Campeão da Copa América de 1989, jogando no Maracanã, começou uma dupla insuperável ao lado de Bebeto, que trouxe o título mundial de 1994 para o Brasil. Naquela Copa, muitos dizem que ele foi o principal jogador da equipe, marcando gols em momentos decisivos e sendo campeão, mesmo com uma seleção desacreditada. O camisa 11 fez 55 gols em apenas 70 jogos com a amarelinha.

3 – Ronaldo (62 gols)

Ronaldo foi ultrapassado por Neymar na lista de maiores artilheiros da seleção brasileira em partidas oficiais
Foto: Getty Images

Muitos jogadores que vemos atuando hoje em dia tem Ronaldo como grande inspiração. Ibrahimovic, Mbappé, entre outros, assistiam as partidas em que o camisa 9 dava show com muita imposição física e inteligência. Mesmo com muitas lesões e problemas com a balança atrapalhando sua trajetória, o jogador está na prateleira dos maiores de todos os tempos.

Na seleção brasileira, a história não poderia ser diferente. Foram quatro Copas e dois títulos, sendo fundamental na conquista de 2002, a última, onde foi artilheiro do torneio. Foram 62 gols em 99 partidas, e a vice-artilharia na lista dos maiores goleadores do Brasil até o dia 13 de outubro, quando Neymar o ultrapassou.

2 – Neymar (64 gols)

Neymar está a 13 gols de alcançar Pelé na lista de maiores artilheiros da história da seleção brasileira
Foto: Getty Images

Desde que surgiu, Neymar já tinha o destino traçado. Todos sabiam que ele estaria na seleção brasileira em pouco e tempo e, se fosse possível, seria um candidato a melhor jogador do mundo. Hoje, isso é uma realidade. Finalista da Champions League em 2020, sendo fundamental na campanha do PSG, além de ser líder do Brasil de Tite.

Dos jogadores da lista, foi o que mais vestiu a amarelinha, com 103 partidas disputadas. Em 64 oportunidades, conseguiu marcar e dar esperança ao Brasil. Provavelmente, o jogador terminará sua trajetória na seleção como o maior artilheiro de todos os tempos, já que faltam poucos gols para chegar à liderança em jogos oficiais, ocupada pelo nosso próximo nome na lista.

1 – Pelé (77 gols)

Se contarmos partidas não oficiais, Pelé tem 95 gols pela seleção brasileira, maioria absoluta entre todos os jogadores
Foto: Reprodução

Pelé completou 80 anos na última semana, e recebeu diversas homenagens. O jogador, considerado o maior da história, teve uma trajetória impecável na seleção brasileira, sendo tricampeão do mundo e terminando a carreira como o atleta a marcar mais gols com a camisa mais pesada da história do futebol, com 77 em partidas oficiais.

Nos tempos do Rei, no entanto, eram disputados diversos amistosos, e o camisa 10 atuou em vários clubes em jogos comemorativos. Na seleção, não foi diferente. De acordo com a CBF, Pelé possui 95 gols pela seleção canarinho. Com isso, Neymar precisaria de mais 31 gols para ultrapassar a lenda. Se contarmos jogos oficiais, faltam apenas 14.