Relembre 5 momentos em que Louro José interagiu com o mundo do futebol

Ator foi encontrado morto aos 47 anos, no Rio de Janeiro

No dia 30 de outubro de 2020, o Brasil perdeu um dos seus personagens mais inesquecíveis da TV. Tom Veiga, de 47 anos, ator que interpretava o Louro José, foi encontrado morto em sua casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Por mais de 20 anos, Tom interpretou Louro José, um papagaio que ao lado de Ana Maria Braga, aparecia no programa matinal da Globo, o Mais Você, e fazia sucesso com suas tiradas e piadas.

Assim como seu personagem, Tom era apaixonado por futebol. Torcedor do Corinthians, fazia seu personagem aparecer com um adereço do clube sempre que possível. Além disso, teve outras interações marcantes com o mundo do futebol, que são lembradas por todos os seus fãs.

Em memória de Tom e Louro, vamos relembrar alguns momentos em que eles e o futebol estiveram juntos e geraram alegrias – e risadas – para o público.

Relembre momentos em que Louro José interagiu com o mundo do futebol

Louro José cai na gargalhada ao descobrir o jogador Cocu, da Holanda, na Copa de 2006

Em 2006, a Holanda era uma das favoritas a ganhar a Copa do Mundo, já que tinha uma geração forte, que contava com jogadores da fase de ouro do futebol holandês, e novas promessas do futebol mundial, como Arjen Robben e Wesley Sneijder. Entre eles, estava Philip Cocu, experiente meia da seleção holandesa, velho conhecido dos brasileiros, pois perdeu um dos pênaltis defendidos por Taffarel nas semifinais da Copa de 98.

Após um jogo entre Argentina e Holanda, pela Copa de 2006, Louro José descobriu o nome do jogador, e mostrou para Ana Maria a narração de Cleber Machado durante o confronto. É claro, o boneco fez todas as piadas possíveis com o nome peculiar do meia. Os dois, é claro, caíram na risada.

Louro José e o relato de Petkovic sobre o socialismo

Um dia, Petkovic foi ao programa Mais Você para ser entrevistado por Ana Maria Braga em seu tradicional café da manhã. Em um momento, Ana decidiu perguntar sobre a infância de Pet, que nasceu na antiga Iugoslávia, atual Sérvia. A apresentadora fez questão de enfatizar as dificuldades que o craque teria sofrido, mas a resposta foi surpreendente.

Petkovic afirmou que a Iugoslávia era um “país-maravilha”, com bons empregos e educação para todos. O trecho gerou muitos memes, inclusive um que mostra Louro José concordando com a fala de Pet, o que deixaria entender que ele estaria inclinado aos ideais socialistas do meia.

Presença de Louro numa mesa redonda durante a Copa de 2014 confunde gringos

Em 2014, toda a programação da televisão brasileira estava voltada para a Copa do Mundo. Afinal, após 64 anos o Brasil voltava a sediar uma edição do torneio, e as expectativas para que os comandados de Felipão trouxessem o hexacampeonato eram grandes. Com isso, as interações entre as equipes de esporte das emissoras e o entretenimento eram constantes.

Durante todo o torneio, o Mais Você interagia com os repórteres na Granja Comary, sede de treinamentos da CBF, e também participava dos comentários sobre os jogos do Brasil. Em um desses dias, um internauta gringo achou estranha a presença de um papagaio numa conversa sobre futebol e twittou: “Não sei qual a função dele/dela, mas esse papagaio é a estrela de uma conversa matutina na TV brasileira”.

O tweet, é claro, é lembrado até os dias de hoje.

Louro fica pistola com seu “primo”, o Canarinho

Relembre os momentos em que Louro José e o mundo do futebol interagiram
Louro José ficou “pistola” com elogio de Ana Maria ao mascote da seleção – Foto: Reprodução | Globo

Antes da Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira introduziu um novo mascote, o Canarinho, pássaro que apelidava a camisa titular do esquadrão. A sua expressão peculiar, que parecia de raiva, fez com que os internautas o apelidassem de “Pistola”.

Durante a Copa da Rússia, o Mais Você entrava ao vivo para fazer matérias especiais sobre o evento. Em uma delas, o Canarinho participou. Louro José ficou muito feliz com a presença do seu “primo”, mas depois mostrou seu lado ciumento ao ver Ana Maria elogiar o mascote após ele fazer algumas embaixadinhas. “Você não consegue fazer isso, hein Louro” disse a apresentadora. “Ele também não consegue vir conversar contigo, então está tudo certo. Empatamos nessa. Cada um com seu cada qual” disparou o papagaio.

Louro José e seu amor pelo Corinthians

Conforme foi citado no início da publicação, Tom Veiga era corintiano roxo. Essa característica, é claro, foi passada para o seu personagem, que vestia alvinegros dos pés a cabeça. Sempre que possível, ele vestia o uniforme do clube e encarnava em Ana Maria, torcedora do Palmeiras.

Em 2009, o Corinthians derrotou o Internacional, no Beira-Rio, para se tornar campeão da Copa do Brasil. Louro José, é claro, apareceu com seu “pijama” todo do Corinthians. Após a morte do ator, o clube fez uma homenagem pelo Twitter ao seu torcedor ilustre.