Meia chileno chega nesta sexta, mas não poderá jogar Copa do Brasil

Jogador foi regularizado no BID três dias depois do prazo de inscrição de novos atletas

O meia chileno César Pinares, de 29 anos, se apresentará à comissão técnica do Grêmio nesta sexta-feira. Após ser anunciado pelo clube, o jogador esteve em Porto Alegre apenas por um dia, quando assinou o contrato e realizou exames médicos. Depois, teve que embarcar para o Chile, onde serviu a seleção do país nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Isso acabou causando um problema para o clube. Quando o Tricolor esteve com Pinares, no primeiro domingo de novembro (5), o jogador teria que ficar até a terça-feira (7), para regularizar sua documentação para atuar no Brasil, já que é sua primeira experiência no futebol brasileiro. No entanto, não havia tempo hábil para isso, já que o chileno tinha que se apresentar a sua seleção na segunda-feira (6).

Com isso, o jogador foi regularizado no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) apenas no dia 13, três dias após o fim do prazo para a inscrição de novos jogadores na Copa do Brasil, onde o Tricolor está nas semifinais, e jogará contra o São Paulo. Dessa forma, o chileno ficará de fora da competição em 2020. O treinador Renato Portaluppi lamentou o fato:

— É um jogador que tem qualidade muito grande. Infelizmente não vai poder jogar a Copa do Brasil. Então a gente pode fazer esse rodízio ali no meio — comentou.

O Campeonato Brasileiro e a Libertadores, no entanto, terão a presença de Pinares. O jogador, mesmo tendo atuado pela Universidad Católica do Chile na competição continental, poderá jogar pelo Imortal, já que a CONMEBOL permite que jogadores atuem por outra equipe no mata-mata do torneio, mesmo se tenha jogado a fase de grupos em outro time.

O chileno chegará ao Brasil na manhã desta sexta-feira (20), e fará exames para a detecção da Covid-19, cumprindo o protocolo de prevenção da CBF. Depois, deve ser apresentado oficialmente no CT Luiz Carvalho. Ainda não se sabe se ele será relacionado para o confronto com o Corinthians, no domingo (22), pelo Brasileirão.