Categorias
Blog do Ilgo

O melhor assume a ponta e Grêmio confirma vaga na LA/2021

O melhor time do futebol brasileiro pode não ser o campeão do Campeonato Brasileiro. Se isso acontecer será uma tremenda injustiça.

Neste domingo, finalmente o Flamengo assumiu o seu lugar na tabela de classificação, o lugar de melhor equipe: a ponta de cima.

De quebra, tirou do galho mais alto um jabuti que insistia em ocupar uma posição que nunca poderia ser sua.

O time menos qualificado, mas bem organizado e competitivo, manteve um duelo equilibrado com o adversário de muitos talentos individuais.

O Flamengo acabou vencendo em função justamente por ter mais qualidade técnica, nem tanto tática e fisicamente.

O jogo, como tantos na competição mais longa do universo, foi marcado pela arbitragem. Por sorte e/ou maior vigilância, o juiz Raphael Claus teve um desempenho muito bom, acertando nos lances decisivos.

Acertou ao expulsar, com ajuda do VAR, o lateral Rodinei, no início do segundo tempo. Os colorados da mídia gaúcha, em sua maioria, atestam que foi uma expulsão injusta.

É sintomático que o jogador não esboçou qualquer reação ao receber o cartão vermelho. Até seus companheiros foram tímidos nas reclamações. Na verdade, para mim ficou claro que Rodinei não visou a bola, ao contrário do que dizem seus defensores.

O pênalti a favor do Inter no começo do jogo realmente existiu e foi bem marcado.

O gol de Pedro, na reta final do jogo, foi bem anulado. O atacante empurrou com as duas mãos o adversário na linha do meio campo, roubando-lhe a bola e partindo em direção à área, marcando um belo gol.

Três lances importantes, três acertos.

Agora, na torcida para que o Flamengo confirme o título contra o São Paulo para que os defensores dos pontos corridos digam: venceu o melhor time.

Qualquer outro não será o time de melhor futebol do país.

THACIANO

Não vi o jogo Grêmio 1 x 0 Atlético PR. Não passou em lugar nenhum, pelo menos que saiba. Perdi 90 minutos de irritação.

Ouvi um pouco pelo rádio e me assustei.

Depois, vi os melhores momentos num site. O Atlético foi superior. Paulo Victor fez grandes defesas, uma delas, a mais difícil, um cabeceio traidor do Paulo Miranda. Impressionante.

O execrado Thaciano, um dos alvos preferidos dos torcedores raivosos e intolerantes, fez o gol da vitória, um golaço.

O Grêmio garantiu, assim, no mínimo uma vaga na fase preliminar da Libertadores.

Não é motivo para festejar, eu penso.

Mas é importante participar da competição maior das Américas.

Agora rumo ao título da Copa do Brasil.