Descubra quem são os goleiros com mais gols da história do futebol mundial

Dificilmente, um goleiro tem a oportunidade de marcar um gol na carreira. Mas, existem atletas que ficaram conhecidos pelas suas habilidades não apenas com as mãos, como também com os pés.

Os goleiros-artilheiros normalmente são os reis da bola parada. Na lista de goleiros com mais gols na história do futebol, muitos deles são conhecidos por essa característica. Mas também tem espaço para aquele que não apenas balançavam as redes em cobranças de falta ou pênalti, como também com a bola rolando!

A primeira vez que um goleiro balançou as redes foi em 1900, quando o inglês Charlie Williams, jogador do Manchester City, deu um chute tão forte da sua área que a bola foi parar no gol adversário, em confronto contra o Sunderland. Desde então, vários repetiram a dose, confira alguns deles.

Conheça algum dos goleiros com mais gols da história do futebol mundial

7º — Hans-Jörg Butt

Butt goleiro-artilheiro
Foto: Getty Images

O goleiro alemão ficou conhecido nos anos 2000, quando foi titular de uma grande equipe do Bayer Leverkusen, que tinha jogadores como o zagueiro Lúcio e o meio-campo Zé Roberto.

Durante toda a sua carreira, Butt teve oportunidades na bola parada e dificilmente desperdiçava as chances. Com isso, encerrou a carreira com 32 gols marcados, sendo o arqueiro com mais gols na história de uma liga europeia (Bundesliga) e o jogador da posição com mais gols na Liga dos Campeões da Europa.

6º — René Higuita

Higuita goleiro artilheiro
Foto: Reprodução

René Higuita é um dos personagens mais célebres da história do futebol. O goleiro colombiano de vasta cabeleira e de um bigode inconfundível foi ídolo do Atlético Nacional e da seleção colombiana, ficando conhecido pela sua defesa escorpião, em que jogava as pernas para trás, em um salto, para defender a bola com os pés.

A intimidade com a bola permitiu que o jogador fosse muito utilizado com a bola nos pés, tanto na construção de jogadas quanto para marcar gols. Ao fim da carreira, Higuita tinha 41 gols marcados, sendo alguns deles pela própria seleção da Colômbia.

5º — Marcio

Márcio goleiro-artilheiro
Foto: Cristiano Borges/O Popular

Marcio fez carreira em times tradicionais do futebol brasileiro, como Bahia, Goiás e Fortaleza. Mas foi no Atlético Goianiense que o jogador ganhou notoriedade e participou de grandes campanhas

Lá, em 2008, foi quando teve a primeira oportunidade de marcar um gol, o primeiro de um goleiro na história do clube. Até 2019, quando encerrou sua carreira jogando no Goiânia, foram 43, o que o colocou no top 5 mundial de goleiros com mais gols na história do futebol.

4º — Johnny Vegas

Johnny Vegas goleiro-artilheiro
Foto: Reprodução

Johnny Vegas é mais um sul-americano a integrar a lista de goleiros com mais gols na história do futebol mundial. Estreou em 1997 nos profissionais do Sport Boys, e desde então teve a oportunidade de mostrar sua habilidade, sendo considerado o melhor goleiro do Campeonato Peruano de 2001.

No país, o arqueiro é conhecido como “Chillavegas”, em homenagem a Chillavert, outro goleiro presente no ranking, que falaremos mais à frente. Em 20 anos de carreira, o jogador marcou 45 gols, sendo a maioria deles de pênalti.

3º — Jorge Campos

Jorge Campos é o terceiro na lista de goleiros com mais gols na história do futebol
Foto: Reprodução

Jorge Campos é mais um goleiro icônico dos anos 90. O jogador, que fez carreira no futebol mexicano e também no futebol dos Estados Unidos, era conhecido pela sua habilidade com a bola nos pés, como também suas roupas coloridas e repletas de desenhos.

Com uma estatura abaixo da média para goleiros (1,68) e uma habilidade grande com os pés, Jorge também foi escalado algumas vezes como atacante, o que permitiu que marcasse 46 gols na carreira, se tornando o arqueiro com mais gols com bola rolando na história.

2º — Chilavert

Descubra quem são os goleiros com mais gols da história do futebol mundial
Foto: Reprodução

Chilavert é um personagem controverso no futebol sul-americano. O goleiro paraguaio causou polêmicas com torcedores e repórteres, mas dentro de campo foi um dos melhores do país na posição, sendo titular do Paraguai em Copas do Mundo e outros torneios.

Com a bola nos pés, Chila era unanimidade. Sua habilidade com os pés fez com que as suas participações nas bolas paradas se tornassem comuns, e o colocou como goleiro com mais gols na história com 67 gols marcados durante a carreira. Quando se aposentou em 2004, ainda era dono do recorde, sendo superado apenas pelo primeiro lugar da lista, anos depois.

1º — Rogério Ceni

Descubra quem são os goleiros com mais gols da história do futebol mundial
Foto: Luiz Pires/VIPCOMM

Quando Rogério Ceni começou a bater faltas no Brasil, a prática de um goleiro-artilheiro ainda não era difundida. O jogador se tornou um mestre no quesito e marcou a história do São Paulo com seus gols decisivos, além de muita habilidade debaixo das traves.

Durante seus 25 anos de carreira, Ceni marcou incríveis 131 gols, o que o deixou na liderança isolada na lista de goleiros com mais gols na história do futebol. Em 2015, o jogador se aposentou para se tornar treinador anos mais tarde, seguindo a carreira de sucesso. Será que alguém poderá superá-lo um dia?

Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp

Botão Voltar ao topo