Conheça os 5 melhores times do mundo na década (2011-2020), segundo a IFFHS

Depois de divulgar os melhores times da América do Sul na década, a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou a lista com as melhores equipes do mundo no período.

A tradicional organização, responsável pelas estatísticas oficiais do futebol mundial, faz a listagem de acordo com a avaliação de derrotas, empates e vitórias em competições nacionais e continentais durante o período.

Se no continente sul-americano, o Grêmio foi o melhor no período, na escala mundial, o Imortal também não fez feio. Ela foi a melhor equipe ranqueada do continente, ficando entre os vinte primeiros colocados e superando equipes como Liverpool, Borussia Dortmund, Internazionale e River Plate.

O top 5 dos clubes mais bem ranqueados no Club World Ranking é composto por europeus. Os espanhóis dominam as primeiras posições, com três equipes entre os cinco melhores.

Confira os melhores times da década (2011-2020)

5º — Atlético de Madrid

atlético de madrid times do mundo
Foto: Getty Images

A última década para o Atlético de Madrid foi um ponto de mudança. A equipe, que era figurante no início do século por conta de campanhas ruins nos campeonatos nacionais, viu o time mudar de patamar com a chegada do treinador Diego Simeone. Depois disso, a equipe se tornou campeã espanhola após um longo jejum e chegou à duas finais de Liga dos Campeões da Europa, sendo superado pelo maior rival nas duas oportunidades.

4º — Paris Saint-Germain

psg iffhs times da década
Foto: Imago/Onefootball

Outra equipe que se tornou relevante na última década foi o Paris Saint-Germain. Após a compra da equipe por investidores do Oriente Médio, o clube fez diversas contratações de peso, incluindo Neymar, que se transferiu do Barcelona por conta de uma quantia quase bilionária. No entanto, o título da Liga dos Campeões ainda não chegou, mas a equipe foi finalista pela primeira vez na sua história em 2020.

3º — Bayern de Munique

bayern de munique está nos melhores times do mundo
Foto: Christof Stache/REUTERS

O Bayern de Munique teve uma década dominante na Alemanha e venceu todos os títulos do campeonato nacional desde a temporada 2012-2013. Se a dominância no país foi grande, fora dele a equipe também se mostrou muito forte.

Mesmo com sucessivas trocas de treinadores e sem conquistar um título de Champions League na famosa “Era Guardiola”, o clube ainda conquistou duas taças europeias, além de dois títulos mundiais, ainda vendo sua equipe ser base da seleção alemã, campeã da Copa de 2014 no Brasil.

2º — Real Madrid

real madrid entre os melhores times da década
MADRID, SPAIN – FEBRUARY 15: The Real Madrid line up prior to the UEFA Champions League Round of 16 first leg match between Real Madrid CF and SSC Napoli at Estadio Santiago Bernabeu on February 15, 2017 in Madrid, Spain. (Photo by Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images)

O Real Madrid passou mais de treze anos sem conquistar a Liga dos Campeões no início do século. Mesmo longe do troféu por tanto tempo, o clube se manteve como o maior campeão da competição.

Durante o período, a equipe viu a ascensão do seu maior rival, o Barcelona, na elite do futebol continental e global. As coisas começaram a mudar em 2014, quando a equipe chegou à décima taça da Champions.

No entanto, as coisas ficaram ainda melhores quando Zinedine Zidane assumiu a equipe. Nos três primeiros anos no comando dos merengues, o treinador conquistou três taças consecutivas da “orelhuda”, a primeira equipe em muitas décadas a fazer tal proeza.

Um dos melhores times desta década, o Real Madrid também foi um dos melhores times da história.

1º — Barcelona

barcelona lidera os melhores times do mundo na década
Foto: Getty Images

O Barcelona foi um dos times que revolucionaram o futebol mundial no fim da década retrasada e no início desta última. Liderados pela mente de Pep Guardiola e as atuações de Lionel Messi, Andrés Iniesta e Xavi Hernandez, a equipe chegou à vitórias consecutivas em Champions League e Campeonatos Espanhóis.

No início da década, a equipe tinha uma hegemonia no continente e parecia ser difícil ser batida. Até a metade dos anos entre 2011 e 2020, a dominância parecia ser interminável. No entanto, trocas de treinadores, crises no clube e a decadência do time fizeram que a equipe chegasse no fim dos anos com uma acachapante derrota por 8 a 2 contra o Bayern na Champions.

O que a próxima década reserva para o Barcelona. Será que ele manterá a liderança entre os melhores times do mundo?