Conheça todas as seleções campeãs da Copa do Mundo de futebol

Faltam exatos 600 dias para a Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Catar. Pela primeira vez na história, a competição ocorrerá no fim do ano, quebrando uma tradição quase centenária de acontecer logo após o fim da temporada europeia.

Também será a primeira edição do torneio no Oriente Médio, a segunda na Ásia, que sediou a Copa de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, a primeira – e única até aqui – com duas sedes simultâneas.

Na última edição, ocorrida em 2018 na Rússia, a seleção francesa não tomou conhecimento dos adversários, e foi campeã ao desbancar a Croácia, a maior história da competição, que com uma campanha surpreendente, desbancou os donos da casa nas quartas de final e a Inglaterra nas semis, liderados pelo camisa 10 Luka Modric, que se tornou o melhor do mundo naquele ano.

A Croácia também rompeu uma sequência de duas copas sem um finalista inédito de Copas. O último havia sido a Espanha, em 2010, que levou o caneco e foi a última equipe a conquistar o torneio pela primeira vez e entrar no hall exclusivo de campeões do mundo de seleções.

De 1930 para cá, apenas oito seleções foram campeãs, e apenas os continentes europeu e sul-americano possuem o caneco. O maior vencedor, é claro, é o país do futebol, o Brasil, que em 2002 chegou ao pentacampeonato, mas não vence uma taça desde então, no segundo maior jejum da história da seleção brasileira.

A gente te conta quem são eles, dividindo cada um pelo número de títulos conquistados.

Conheça todos os campeões da Copa do Mundo desde 1930

Espanha e Inglaterra — 1 título cada

Espanha é campeã da Copa do Mundo
Espanha é a última campeã inédita da Copa do Mundo – Foto: Getty Images

A Inglaterra foi o país onde o futebol foi criado no início do século XIX. A equipe é uma das potências do futebol mundial, principalmente com sua forte competição nacional, a Premier League. No entanto, no futebol de seleções, o English Team nunca conseguiu grandes êxitos. A única conquista foi em 1966, em uma Copa sediada no próprio país. Os ingleses derrotaram a Alemanha por 4 a 2 na prorrogação e chegaram à taça.

Já a Espanha nunca foi uma seleção de tradição, tanto na Europa quando em Copas. No entanto, as coisas começaram a mudar no fim da primeira década dos anos 2000, quando o Barcelona de Pep Guardiola revolucionou o futebol e foi base da esquadra espanhola em duas conquistas de Eurocopa, em 2008 e 2012, e na glória eterna de vencer um Mundial, em 2010. Os espanhóis foram campeões ao bater a Holanda por 1 a 0 na prorrogação.

Uruguai, Argentina e França — 2 títulos cada

França é bicampeã da Copa do Mundo
França é a atual campeã do mundo – Foto: Getty Images

O Uruguai tinha um esquadrão forte nos anos 20 do século passado, sendo campeão olímpico em duas oportunidades. Essa força foi demonstrada na primeira Copa do Mundo, em 1930, quando o time se sagrou campeão. O bicampeonato veio no Brasil, em 1950, quando a esquadra venceu a seleção brasileira no Maracanã lotado, no episódio que ficou conhecido como o “Maracanaço”.

A Argentina foi a terceira seleção sul-americana a se tornar campeã do mundo. O primeiro título de Copa do Mundo veio em casa, em 1978, quando o país passava por um forte período ditatorial. Oito anos depois, em 86, os hermanos chegaram ao segundo título com uma equipe liderada por Diego Armando Maradona, que levou o time à decisão após grandes atuações e até mesmo o gol de mão mais famoso da história, La mano de Diós.

A França foi a última seleção a ser bicampeã do mundo. Assim como Inglaterra, Argentina e Uruguai, a equipe se tornou campeã pela primeira vez em casa, em 1998, liderado por Zinedine Zidane e Thierry Henry, bateu o Brasil por 3 a 0 na final. Em 2018, a equipe novamente chegou à taça e vem para a Copa do Mundo do Catar para tentar defender o título.

Alemanha e Itália — 4 títulos cada

Alemanha tetracampeã da Copa do Mundo
Alemanha se sagrou tetracampeã em 2014 – Foto: Getty Images

O futebol alemão é um dos mais tradicionais do esporte. A seleção é a maior participante de finais da história da competição, com quatro títulos e quatro vices. A Alemanha conquistou o primeiro título em 1954, depois em 1974 chegou ao bi, levou o terceiro caneco em 90, e alcançou o tetracampeonato em 2014 no Brasil, após bater os donos da casa por 7 a 1, num dos resultados mais inesperados de Copas do Mundo, e a Argentina na final.

A Itália também é uma grande força dentro do esporte. A primeira bicampeã do mundo, conquistando títulos em 1934 e 1938, a equipe ficou em jejum por mais de 40 anos, quando reconquistou a taça em 1982, na Espanha. Depois de mais de 26 anos, os italianos chegaram ao tetracampeonato ao bater a França na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, derrubando favoritos, mesmo não estando entre os melhores na época.

Brasil — 5 títulos cada

Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo
Foto: Getty Images

O Brasil é a seleção com o maior número de participações em Copa do Mundo. Desde 1930, a equipe não perdeu nenhuma edição do torneio. O primeiro título veio apenas em 1958, com a geração liderada por Pelé e Garrincha. Em 1962 veio o bi, no Chile, e o tricampeonato veio em 1970, com uma seleção considerada por muitos a melhor da história, e levando a antiga taça Jules Rimet para casa. Em 1994, o tetra veio nos Estados Unidos, e o penta veio em 2002, se tornando a primeira seleção a ser tri, tetra e penta da história da Copa do Mundo.