WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar: Facebook trabalhando para consertar, mas qual é o problema?

Serviços pertencentes ao Facebook, incluindo WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, enfrentaram uma paralisação global desde por volta das 12h00, com pessoas acessando o Twitter para relatar a paralisação com seu Facebook, Instagram ou WhatsApp.

A paralisação é global, com pessoas em todo o mundo relatando problemas com serviços de propriedade do Facebook online. O rastreador de interrupções Downdetector também mostrou mais de 126.000 relatórios de interrupções do Facebook, cerca de 98.700 relatórios de interrupções do Instagram e cerca de 35.444 relatórios de interrupções do WhatsApp nos Estados Unidos.

O Facebook Messenger, por outro lado, viu 8.358 relatórios de interrupções por volta das 21h30 IST. Na Índia, o Instagram viu mais de 18.750 relatórios de interrupções, o Facebook viu mais de 6.900 relatórios de interrupções e o WhatsApp viu mais de 30.800 relatórios de interrupções ao mesmo tempo, mostra o Downdetector.

O Facebook pediu aos usuários que permaneçam pacientes enquanto a empresa está trabalhando em uma correção. Vamos dar uma olhada no que está acontecendo, o que pode ter causado a interrupção e quando podemos esperar uma solução.

O WhatsApp alertou os usuários sobre a interrupção por meio de um tweet, dizendo que a empresa está trabalhando para fazer as coisas voltarem ao normal e enviará uma atualização o mais rápido possível. O Instagram, por outro lado, disse: “O Instagram e os amigos estão passando por um período difícil agora, e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência, estamos trabalhando nisso! “Dado que a interrupção é global e em grande escala, o Facebook está pedindo aos usuários que sejam pacientes e o problema será corrigido em breve.” Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para fazer as coisas voltarem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente “, disse o Facebook em um comunicado.

Segundo relatos, o problema é um problema de DNS. O Instagram está exibindo uma mensagem 5xx Server Error, enquanto o site do Facebook apenas nos informa que algo deu errado. Os usuários do WhatsApp, por outro lado, estão enfrentando problemas para enviar e receber mensagens. Não há nenhuma palavra do Facebook sobre o que pode estar causando o problema ou quando esses sites, incluindo Messenger e WhatsApp, estarão operacionais novamente, mas atualizaremos este artigo com mais informações quando estiverem disponíveis. Nenhum dos serviços estava funcionando no momento da redação deste artigo.