terça-feira, outubro 7

226 mulheres certificadas: Empreendedoras da Beleza forma última turma de 2025

A formatura da turma de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (7), marcou o encerramento da edição 2025 do programa Empreendedoras da Beleza, uma iniciativa que vem abrindo portas e oportunidades para mulheres paranaenses ingressarem no mercado da beleza com qualificação e autonomia. Nesta última turma, 27 mulheres receberam o diploma que as habilita a atuar como maquiadoras profissionais. As novas formandas se somam às outras 199 mulheres que receberam o certificado em 2025.

O projeto é executado pelo Instituto Grupo Boticário através de uma contrapartida do Grupo Boticário aos investimentos realizados no âmbito do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do Governo do Estado. A iniciativa conta com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e das secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Fazenda (Sefa) e Trabalho, Qualificação e Renda (Setr).

Em 2025, além de Rio Branco do Sul, o Empreendedoras da Beleza também passou por Araucária, Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais e Curitiba, levando capacitação, empoderamento e uma nova perspectiva para centenas de mulheres.

Desde o início da parceria com o Grupo Boticário, em 2024, mais de mil mulheres já foram certificadas pelo programa. Em 2024, 799 mulheres participaram das capacitações. O curso, gratuito, tem 63 horas de duração, distribuídas em 18 encontros presenciais, com foco em técnicas de maquiagem e empreendedorismo, trazendo gestão financeira, atendimento ao cliente e estratégias para iniciar o próprio negócio.

As alunas que chegaram até o final do curso com pelo menos 75% de presença recebem, além do certificado de conclusão, um kit completo de produtos com o material necessário para iniciarem suas trajetórias como maquiadoras profissionais.

Para a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, o Empreendedoras da Beleza é um exemplo de política pública bem-sucedida que une esforços entre o governo e a iniciativa privada para transformar realidades.

“O projeto mostra que quando unimos forças e acreditamos no potencial das mulheres, conseguimos gerar oportunidades reais e mudar histórias. Cada diploma entregue representa mais autonomia, dignidade e renda para famílias paranaenses”, celebra.

Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, destacou a potência da parceria com o setor público como ferramenta de transformação. “A questão social, somando esforços da iniciativa privada e pública, em clara parceria, em que nós aportamos todo o nosso conhecimento neste curso no ramo da beleza empreendedora, cria oportunidades reais para mulheres em situação de vulnerabilidade. Tangibilizamos o nosso propósito de transformar vidas através da beleza e também o mundo ao nosso redor. Vale dizer que, com base em dados obtidos pela pesquisa DataCenso em 2023, mais de 50% das alunas são pretas ou pardas, e após passarem pelo programa, 57% das mulheres declaram aumento de renda. Isso nos fortalece e impulsiona na beleza do empreendedorismo feminino, com propósito e uma clara busca para termos cada vez menos mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirma.

Já a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, ressaltou a importância de iniciativas que unem capacitação técnica e estímulo ao empreendedorismo. “O mais especial nesse curso é que ele vai além da maquiagem. As participantes aprenderam também sobre empreendedorismo, sobre como transformar talento em negócio. Nosso objetivo é que essas mulheres possam abrir seus próprios caminhos, gerar renda e até empregar outras pessoas”, diz.

A edição de 2025 do Empreendedoras da Beleza também levou o curso de maquiagem para mulheres privadas de liberdade. Ao todo, 86 mulheres que estão no Centro de Integração Social e na Penitenciária Feminina do Paraná, ambos em Piraquara, participaram das aulas e receberam certificado.

VIDAS TRANSFORMADAS – O Empreendedoras da Beleza tem como público-alvo mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam independência financeira e novas perspectivas de vida. Para muitas participantes, o programa representa a primeira etapa para a conquista de autonomia e autoconfiança.

Daiane Ribas, 34 anos, de Rio Branco do Sul, era dona de casa e conta que o curso foi um divisor de águas em sua rotina. “Foi uma oportunidade maravilhosa. A gente às vezes vive numa bolha, deixa de sonhar. O curso me fez voltar a acreditar em mim e no futuro. Já tenho clientes e minha agenda de dezembro está cheia. Agora posso cuidar da casa e trabalhar, ajudando na renda da família e realizando sonhos”, conta.

A venezuelana Airam Calcurian, 32 anos, vive há quatro anos no Brasil e também encontrou no projeto um recomeço. “Cheguei aqui sem nada, começando do zero. Este foi o meu primeiro curso e uma grande conquista. O certificado é uma porta que se abre. Quero continuar estudando e trabalhando na área da beleza, porque é um caminho que me permite crescer e cuidar da minha família, ainda mais agora que estou grávida”, relata.

Já Jéssica de Fátima dos Santos, 36 anos, que já atuava como manicure e designer de unhas, viu na capacitação uma forma de ampliar o próprio negócio. “Trabalho há 12 anos na área e estava me sentindo estagnada. O curso chegou no momento certo, me fez resgatar a vontade de evoluir. Hoje tenho várias ideias novas para o meu estúdio e quero seguir firme nesse caminho. Foi um divisor de águas na minha vida”, afirma. Jessica foi escolhida a aluna destaque da turma, após de uma avaliação de banca com representantes do Estado, Município e Grupo O Boticário.

PRESENÇAS – Também participaram da formatura em Rio Branco do Sul, diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres do município, Vera Lúcia Baido; a secretaria municipal da Assistência Social, Roberta Cibin; a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Juliane Silva; a diretora de Políticas Públicas da Semipi, Mariana Neris; o vice-prefeito de Rio Branco do Sul, Airton Nodari; e o assessor da Secretaria do Trabalho, Thiago Carvalho.

Fonte: AEN PR