terça-feira, setembro 2

Tiago Amaral e Rafael Greca visitam revitalização inicial do Jardim Botânico de Londrina

Passando por serviços de reforma, reparos e melhorias diversas, o Jardim Botânico de Londrina recebeu nesta segunda-feira (1) a visita do prefeito Tiago Amaral e do secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca. Acompanhados por autoridades locais e equipes técnicas, eles percorreram este espaço que é um ponto turístico localizado na região sul da cidade, com praticamente 100 hectares de riqueza natural, expressivo potencial de utilização e em fase inicial de obras desde julho passado.

Foto: Daniel Castellano / SEDEST

Os trabalhos integram um primeiro conjunto de intervenções que totaliza R$ 2,3 milhões para a revitalização do equipamento público, viabilizada pelo governo estadual, via convênio entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura de Londrina. O objetivo é que essa fase seja concluída nos próximos meses para ser entregue, no máximo, até dezembro de 2025, mês no qual o município completará 91 anos, no dia 10. Este pacote compõe uma revitalização mais ampla que o local ganhará, alcançando um período total de 14 meses estimado pelo Estado, ainda com investimentos sem definição.

A recuperação envolve, neste primeiro momento, locais mais deteriorados em pontos que nunca haviam sido efetivamente concluídos dentro do complexo, contemplando a recomposição e rearranjo do setor de apoio operacional, prédio principal, anfiteatro externo e trilhas de caminhada, retirada dos vidros da estufa, além de reparos nas instalações elétricas e impermeabilização das áreas de lago.

Foto: Calebe Guedes / PML

No primeiro ambiente de descida para o lago, uma ponte de madeira já foi revitalizada e desbloqueada, tendo passado por substituição completa, pintura e acabamentos, enquanto outras atividades avançam paralelamente em execução. Os vidros da estufa já foram removidos e, depois, haverá um projeto para que esta área tenha função produtiva com plantio de árvores nativas que contem a história de Londrina, retratando seu desbravamento e evolução. E os “bolsões” das áreas de lagos começaram a ser esvaziados e impermeabilizados.

Para o prefeito Tiago Amaral, esta fase inicial reúne esforços importantes e fundamentais que permitirão trazer um novo e completo Jardim Botânico aos londrinenses. “Esperamos que as primeiras obras avancem e sejam concluídas com êxito até nosso 91º aniversário, em dezembro, essa é a prioridade agora. Estamos, ainda, dialogando com o secretário Rafael Greca, sua equipe e o governador Ratinho Junior, para traçarmos a melhor forma de condução futura deste local, de forma compartilhada, para que Londrina possa passar a tocar a gestão administrativa mais adiante no melhor formato possível, contando com o co-financiamento do Estado, por exemplo. Aqui já é um espetáculo por natureza, mas sentimos falta de estruturas mais robustas, de mais árvores e flores variadas, espaços temáticos, aplicações arrojadas e criativas para a sustentação de um lugar tão bonito e valioso como este”, afirmou.

Na imagem, Rafael Greca, Sandra Moya e Tiago Amaral. Foto: Calebe Guedes / PML

O prefeito pontuou que há um projeto desenhado para os próximos passos de revitalização do Jardim Botânico, mas ainda a ser alinhado com os partícipes envolvidos. “A parte dos investimentos está sendo avaliada, é preciso grande cuidado na montagem e aplicação deste orçamento, mas o que posso garantir de antemão é que o governo estadual está determinado em investir bastante em Londrina, em várias frentes, o que felizmente contempla também nossos parques ambientais. A ajuda financeira do Estado, com grandes obras, tem grande valia para nós. E este encontro de propostas e bons projetos resultará em diversas novidades boas a serem anunciadas em breve”, adiantou.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, expressou motivação ao comentar sobre a repaginação iniciada e perspectivas para este patrimônio londrinense. “Feliz em observar este movimento bonito ocorrendo aqui no Jardim Botânico de Londrina, que é um dos espaços mais espetaculares urbanos do Paraná, mas que precisa de um cuidado verdadeiro e isso está sendo feito. A ideia é implantar aqui uma otimização similar à que aplicamos no Jardim Botânico de Curitiba, modernizando estruturas, readequando galerias, áreas de passeio e contemplação, promovendo exposições, visitações e eventos culturais, aproveitando as áreas vegetativas e sombreadas e fornecendo opções de entretenimento, lazer e convivência à comunidade. O jovem prefeito Tiago Amaral, com grande boa vontade em melhorar Londrina, tinha esse incômodo e inquietação para revitalizar o local, e nós estamos aqui para isso, conforme prometemos”, garantiu.

Segundo Greca, uma das ideias pensadas é produzir no Jardim Botânico um grande memorial em homenagem aos 90 anos de história de Londrina, em uma área que possa se tornar orgulho da região e referência turística aos visitantes. “Londrina tem uma história muito bela e uma natureza exuberante que condiz com essa riqueza cultural que merece ser valorizada. Aqui, vocês começaram a plantar café e depois colheram uma linda cidade que fez tantas outras crescerem. Vamos fazer a nossa parte, a várias mãos, e a natureza fará seu papel também. Que venha uma vegetação magnífica e tantas qualidades naturais representando essa terra e nosso Paraná, somados ao engenho humano, à criatividade e grande vontade para Londrina celebrar um marco, em dezembro, caminhando para o seu centenário. Parque é investimento aos que aqui estão e àqueles que ainda nascerão para usufruir tudo isso, é qualidade de vida”, destacou.

Foto: Daniel Castellano / SEDEST

Novos horizontes – A chefe regional da Casa Civil do Paraná em Londrina, Sandra Moya, definiu a visita realizada hoje como bastante aguardada e proveitosa, sinalizando novos horizontes para o Jardim Botânico. “Foi um momento que significou avanços não somente no processo da etapa atual em curso, mas na formatação da parceria entre o Estado e o Município quanto ao futuro repasse administrativo do Jardim Botânico para a Prefeitura. No encontro, foi colocado sobre possibilidades abrangendo reativação das águas dançantes, iluminação cênica, renovação da estufa e outros. Foi possível o secretário Greca e sua equipe verem de perto a imensidão do Jardim Botânico para idealizar locais de exposições de maneira inspiradora. Teremos um presente para o aniversário de Londrina com essa primeira revitalização”, apontou.

O encontro desta segunda-feira (1) contou com a presença da deputada federal Luísa Canziani, dos vereadores Sidnei Matias, Marinho, Régis Choucino, Giovani Mattos e Antônio Amaral, além de secretários municipais e representantes do governo estadual.

Nova ponte finalizada na área inferior do lago. Foto: Calebe Guedes / PML

Sobre o Jardim Botânico – Criado em 2006, via Decreto Municipal nº 6.184, esta área pública foi estabelecida para ser um ponto de pesquisa, conservação e preservação ambiental, protegendo e mantendo a biodiversidade, além de oferecer lazer à população e valorizar a sustentabilidade.

Possui 97 hectares e vasta quantidade de espécies da flora paranaense dividida em cinco jardins temáticos: o Arboreto Nativas do Paraná, que reúne espécies de diversas regiões fitogeográficas do Estado; o Jardim das Barrigudas, que abriga o baobá (Adansonia digitata), uma árvore característica de Madagascar; o Jardim das Coníferas, com plantas como a araucária (Araucária angustifólia); o Jardim Desértico, com espécies do semiárido nordestino, como as cactáceas; e o Jardim da Vovó, com várias plantas presentes nos jardins domésticos.

O espaço fica aberto de terça a domingo (e feriados), das 8h às 18h, na avenida dos Expedicionários, número 1.999, no conjunto Vivendas do Arvoredo, zona sul de Londrina.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá