sábado, setembro 6

Festival Esportivo do Programa Vencer encerra na próxima semana

Após quinze dias de muitas atividades, o Festival Esportivo do Programa Vencer se encaminha para sua última semana de práticas. Milhares de alunos de diferentes Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais irão participar dos encontros previstos para a próxima semana, em diversos espaços esportivos da cidade.

A agenda de atividades tem início nesta segunda (8), e se estende até sexta-feira (12). As modalidades que compõem a programação são: handebol, badminton, karatê, futsal, judô e taekwondo. E as atividades serão distribuídas por diferentes localidades: Estádio do Café, Ginásio de Esportes Moringão e Ginásio de Esportes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O Programa Vencer é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e oferece projetos culturais e esportivos em 19 modalidades, para alunos da rede municipal. As oficinas são desenvolvidas em 88 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas por meio de Chamamento Público.

Essa é a primeira edição do Festival Esportivo e, segundo o professor responsável pelo Programa Vencer na SME, Alexandre Segantin, todos os eventos têm sido realizados em ambientes seguros e específicos para a prática das atividades, como a pista de atletismo da UEL. “Todos os alunos recebem kit lanches, medalhas e transporte gratuito. Não tivemos nenhuma ocorrência até o momento, só a alegria dos alunos”, citou.

Até o momento, 2.500 alunos da rede municipal já participaram das atividades oferecidas. A expectativa é que, até o final da programação, 5.200 estudantes participem e desenvolvam suas habilidades, tanto físicas como emocionais. “Sempre lembrando que o escopo do programa Vencer é educacional, sobre os valores humanos que vem junto com os esportes, como o espírito de coletividade, companheirismo, respeito, determinação e empatia. Isso, para nós, é muito mais valioso que a premiação em medalha, e são esses valores que os professores conseguem trabalhar na rotina das aulas”, destacou Segantin.

Handebol – A última semana do Festival Esportivo será aberta com atividades de handebol, na segunda-feira (8), pela manhã e da tarde, e envolvem 380 alunos de sete escolas municipais: Aristeu dos Santos Ribas; Carlos Kraemer; David Dequech; Neman Sahyun; Professora Mari Carrera Bueno; Maria Irene Vicentini Theodoro e Dalva Fahl Boaventura.

As atividades irão ocorrer no Ginásio de Esportes da UTFPR, zona leste. As turmas serão misturadas e os alunos serão divididos por idade. Dessa forma, as crianças terão a oportunidade de conhecer e interagir com colegas de outras escolas. As crianças irão praticar o mini handebol em três quadras, além de participar da abertura e entrega de medalhas.

O coordenador do projeto de handebol do Programa Vencer, Vinicius Garcia, ressaltou a importância da prática de esporte para o desenvolvimento das crianças. “Percebemos que os alunos tiveram um grande desenvolvimento social, além de aprenderem a lidar com vitória e derrota, e auxiliarem os colegas durante jogos e atividades”, detalhou.

Badminton – Para terça-feira (9), está programada a modalidade de badminton, com disputas entre as seis escolas que sediam as oficinas: Professor Aracy Soares dos Santos; Maria Carmelita Vilela Magalhães; Haydee Colli Monteiro; José Garcia Villar; Professor Juliano Stinghen. São esperados cerca de 300 alunos.

No Programa Vencer, as oficinas de badminton são desenvolvidas pela Associação Desportiva Londrinense sob coordenação de Edmundo Novais. E a atividade de terça-feira (9) também será realizada no Ginásio da UTFPR.

Karatê – Alunos de seis unidades escolares irão até o Moringão, quarta-feira (10), para as práticas de karatê. As oficinas dessa arte marcial japonesa são executadas pela Associação Oguido Dojo nas escolas municipais Carlos Dietz, Eurides Cunha, Melvin Jones, Moacyr Camargo Martins, Padre Anchieta, e Ruth Lemos, com 14 turmas envolvendo 340 alunos.

Futsal – O Estádio do Café, que fica na zona norte, abrirá as portas excepcionalmente na quarta (10) e quinta-feira (11) para receber os alunos das oficinas de futsal. Instrutores do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC) ofertam as aulas em 15 escolas municipais: Aristeu dos Santos Ribas, Armando Rosário Castelo, Atanázio Leonel, Professor Dr. Carlos da Costa Branco, Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves, Claudia Rizzi, Irene Aparecida da Silva, Machado de Assis, Melvin Jones, Noêmia Alaver Garcia Malanga, Professor Odésio Franciscon, Pedro Vergara, Sônia Parreira Debei, Professora Tereza Canhadas Bertan, e Vilma Rodrigues Romero.

As aulas de futsal atendem cerca de 880 crianças, distribuídos em 69 turmas.

Judô – O Moringão volta a receber o Festival Esportivo na quinta-feira (11), com as turmas de judô. Cerca de 350 alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais América Sabino, Eugênio Brugin, Ignês Corso, Joaquim Vicente de Castro, Oswaldo Cruz, Reverendo Odilon Nocetti, e Salim Aboriham, são esperados para as atividades.

As oficinas de judô do Programa Vencer são executadas pela Associação Londrinense de Judô, sob coordenação Kamila Grandolfi. Ela explicou que, no festival, os alunos terão simulação de lutas, em que todos são premiados pela participação. “As oficinas têm sido ótimas, as crianças adoram e temos a oportunidade mostrar um outro lado da modalidade”, avaliou.

Tanto nas artes marciais, como nas demais modalidades, todos os uniformes são custeados pela Prefeitura e fornecidos gratuitamente aos alunos. E a coordenadora do projeto de Judô citou, ainda, que a adesão das crianças tem sido grande. “O Vencer é um programa incrível, uma oportunidade ímpar na vida de muitas crianças. Talvez alguns, sem esse programa, nunca teriam a oportunidade de conhecer a modalidade. As lutas em geral promovem benefícios para a vida toda, benefícios que vão além do físico, incluindo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como resiliência, autoconfiança, disciplina e respeito. Fisicamente, promovem o desenvolvimento motor, a coordenação, o equilíbrio e o fortalecimento do corpo. Mentalmente, estimulam a concentração, a memória e a capacidade de lidar com frustrações”, detalhou.

Taekwondo – E na sexta-feira (12), será a vez do taekwondo encher a quadra do Moringão. As crianças irão praticar diferentes atividades dentro da modalidade esportiva, como circuitos e luta combinada. O projeto de taekwondo do Programa Vencer também é realizado pelo IPEC e contempla 840 crianças. “O taekwondo é uma arte marcial com princípios educadores e filosóficos, que ajudam na formação do caráter do aluno. Nós focamos muito na disciplina, concentração e auto controle”, contou o coordenador do projeto, Ricardo Zimmer.

Ao todo, o projeto de taekwondo envolve 10 escolas municipais e 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os CMEIs que recebem essas oficinas são: Helena Ometto Torres, Irmã Maria Nívea, João Rampazzo, Kalin Youssef Youssef, Malvina Poppi Pedriali, Marina Sabóia Nascimento, Ruth dos Santos Silva, Sandra Regina Maximiliano, Telma Cavalheiri Motta Sanches, e Walter Okano.

E as escolas municipais com aulas de taekwondo são: Maestro Andrea Nuzzi, Anita Garibaldi, Francisco Aquino de Toledo, Jadir Dutra de Souza, João XXIII, Joaquim Pereira Mendes, Maria Shirley Barnabé Lyra, Moacyr Teixeira, Santos Dumont, e Sueli Ideriha.

Texto: Juliana Gonçalves e Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá