sábado, setembro 6

Prefeitura entrega unidades habitacionais em Heliópolis, na Zona Sul

Os apartamentos têm 50 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro

A Prefeitura entrega nesta segunda-feira (8) 28 unidades habitacionais do Conjunto Sabesp I – Residencial Anny, em Heliópolis, Zona Sul da cidade. Os apartamentos têm 50 metros quadrados e  contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro e serão destinados a famílias removidas da comunidade, que eram atendidas pelo auxílio aluguel, e agora terão acesso à moradia definitiva.

Para a construção do empreendimento foram investidos mais de R$ 10 milhões, com parte do recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). O Conjunto Sabesp I conta, ao todo, com 538 unidades habitacionais, das quais 390 foram entregues no ano passado. Ainda restam 120 unidades a serem entregues, previstas para o primeiro trimestre de 2026.

A entrega integra o Programa de Urbanização de Favelas em Heliópolis, iniciado em 2005 e considerado o maior da América Latina. O projeto vem transformando o território com infraestrutura urbana, inclusão social e melhoria nas condições de habitação, abrangendo todas as 14 glebas da comunidade. Desde então, além da construção de novas unidades habitacionais, foram realizadas obras de pavimentação de ruas, implantação de rede de água e esgoto, canalização dos córregos Sacomã e Independência e criação de equipamentos de lazer e áreas verdes.

“A entrega dessas moradias representa o compromisso da Prefeitura de São Paulo em transformar a vida de famílias que aguardavam ansiosamente pelo lar definitivo. Heliópolis é um símbolo de luta e organização comunitária, e cada entrega reforça que estamos avançando na garantia do direito à moradia com qualidade e dignidade”, afirma Sidney Cruz, secretário municipal de Habitação.

Além do Sabesp I, a região também abriga o Conjunto Sabesp II, que conta com 1.200 unidades habitacionais, todas entregues nos últimos anos.

A política habitacional da Prefeitura tem avançado em toda a cidade. Entre 2021 e julho de 2025, foram viabilizadas 12.437 unidades habitacionais, com 1.550 entregues apenas este ano. Atualmente, há 43 mil apartamentos em construção em São Paulo, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e com as políticas habitacionais do município.

Crédito: Prefeitura de São Paulo

Leia Mais em: O Maringá