
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio do Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal de Londrina, realizou, na noite desta quinta-feira (11), a primeira grande ação de fiscalização, simultânea em dois pontos estratégicos, da Operação Patrulha do Sossego. A iniciativa da GM tem como objetivo coibir a perturbação do sossego público causada por motocicletas com escapamentos irregulares e excesso de ruídos, além de intensificar a fiscalização de trânsito.
O primeiro ponto de bloqueio ocorreu na Avenida Guilherme de Almeida, na zona sul, onde foram lavrados 35 autos de infração de trânsito pelo flagrante de diversas irregularidades, oito veículos removidos ao pátio municipal e, em destaque, cinco autos de infração aplicados com base na Lei Municipal nº 13.289/2019 – lei de controle da poluição sonora veicular. Durante a fiscalização, uma motocicleta desobedeceu a ordem de parada, sendo acompanhada e posteriormente interceptada pela equipe. O condutor foi encaminhado à delegacia por pilotar na contramão, oferecendo risco de dano, sendo constatado ainda que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No segundo ponto, na Avenida Prefeito Faria Lima, as equipes registraram nove autos de infração de trânsito e dois veículos removidos ao pátio municipal. Assim como na primeira localização, houve também uma motocicleta que tentou fugir da abordagem, mas foi alcançada após colidir com outro veículo parado. O condutor foi conduzido à Central de Flagrantes por pilotar na contramão, sem respeitar a ordem de parada, sendo verificado também que não tinha CNH.

O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, destacou que a operação marca um avanço importante da instituição. “Esse é um problema que incomoda muitas pessoas, e o início dessa operação representa a força da Guarda Municipal em cumprir a Lei Municipal de Controle da Poluição Sonora e também o Código de Trânsito Brasileiro. Nosso objetivo é trazer paz e sossego para as pessoas de bem da cidade de Londrina”, reforçou.
A operação foi conduzida pelo Grupamento de Trânsito, com o apoio dos demais grupamentos da Guarda Municipal, reforçando o compromisso da instituição com a segurança viária e o bem-estar da população.
A Guarda Municipal de Londrina seguirá realizando novas fiscalizações em diferentes pontos da cidade, de acordo com o mapeamento estratégico elaborado pelo Grupamento de Trânsito. As ações também ocorrerão em atendimento às denúncias recebidas pela Central de Comando e Controle da Guarda Municipal e pelo telefone de emergência 153.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá