
O projeto Circo Livre leva animação, cultura e diversão à Feira da Praça do Conjunto Luiz de Sá (Rua Lino Sachetin, 498, zona norte) neste sábado (20). Aberto ao público em geral, o evento contará com uma apresentação de 30 alunos das turmas infantil e de jovens e adultos da iniciativa, a partir das 18h.
Entre os números do espetáculo, haverá acrobacias de solo, portagens em duo, flexibilidade e pirâmides humanas, combinando movimentos criativos em sincronia com a trilha sonora. A programação do dia também inclui praça de alimentação, apresentações de dança e musicais, além de show de prêmios (mais detalhes abaixo).
Esta é a segunda apresentação dos alunos do Circo Livre. A anterior foi realizada em agosto, também na Feira da Praça. Os eventos serão realizados mensalmente no mesmo local até novembro, com um grande espetáculo final de encerramento programado para dezembro.
Conforme o ator, produtor e coordenador pedagógico do projeto, Everton Bonfim, essa é uma oportunidade para que a comunidade londrinense prestigie a apresentação dos números coletivos preparados, com muita dedicação e comprometimento, pelos alunos do Circo Livre.
“Além de serem uma forma de celebração do talento de cada aluno, as apresentações artísticas das turmas infantil e de jovens e adultos possibilitam a eles valiosas experiências de palco, que serão validadas nas apresentações do espetáculo do fim do ano”, disse.
Bonfim destacou que as ações do projeto contribuem para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos enquanto protagonistas da criação artística. “O Circo Livre, além de oferecer uma experiência formativa e inclusiva aos participantes, também possibilita e apoia à continuidade da formação dos integrantes do Coletivo Hiber Circus como artistas e arte-educadores, fortalecendo a produção e a cena cultural do circo em Londrina”, afirmou.
Circo Livre – O projeto Circo Livre é conduzido pelos integrantes do Hiber Circus e está em sua primeira edição. As aulas gratuitas começaram em fevereiro, no espaço Norte Cultural, com o objetivo de oferecer práticas circenses para crianças, a partir dos seis anos, jovens e adultos.
As turmas são divididas por faixa etária: infantil (6 a 12 anos), com encontros às terças e quintas, das 17h45 às 18h45; e jovens e adultos (a partir dos 13 anos), com aulas aos sábados, das 10h às 12h.
O curso é estruturado em dois módulos. O primeiro, realizado no primeiro semestre, reuniu técnicas básicas como acrobacias, malabares, aparelhos aéreos, alongamentos e flexibilidade. Já o segundo, iniciado em julho, é voltado para os ensaios e montagem dos números que serão apresentados ao longo do ano.
A iniciativa tem patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Cronograma
– 17h – Abertura da praça de alimentação
– 18h – Apresentação Projeto Circo Livre
– 18h10 – Apresentação da Escola de Dança Carol Aleixo
– 18h20 – Apresentação de Dança de Salão
– 18h30 – Show musical Leandro Fratia
– 19h30 às 20h15 – Intervalo para Missa
– 20h15 – Show Musical Leandro Fratia
– 20h45 – Show de Prêmios.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá