quinta-feira, setembro 18

Sanepar Labs 2025 divulga empresas selecionadas no primeiro edital do programa

Cinco empresas foram selecionadas no primeiro edital do Sanepar Labs, programa de inovação aberta da Sanepar em parceria com a Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As empresas selecionadas apresentaram propostas que respondem aos desafios estratégicos da Companhia e vão participar da etapa de imersão técnica e mentoria.

As empresas classificadas para cada desafio do primeiro edital são Mexichem Brasil Ind. Transf. Plástica Ltda. (diagnóstico, instalação, manutenção, reparos, reabilitação e limpeza/desobstrução de redes de água e/ou esgoto usando métodos não destrutivos), SFA Brasil Equip. Sanitários Ltda. (redes coletoras de esgoto em áreas com soleira negativa), Clearwell do Brasil Tecnologia Sustentavel Ltda. (remoção de dureza, arsênio e/ou flúor de águas subterrâneas), ATME Eco Solutions (tratamento temporário de esgoto em plantas de pequeno porte durante manutenção, melhoria ou ampliação) e Conatus Ambiental (otimização do uso de produtos químicos no tratamento de água, esgoto e/ou lodo).

“Fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis fortalece o protagonismo da Sanepar no avanço do setor. Além disso, é instrumento para alcançarmos as metas de universalização do saneamento de forma mais eficiente e gerarmos valor para a sociedade”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Na etapa de imersão técnica, com mentoria de representantes da Sanepar e da Hotmilk, as empresas participam de elaboração da proposta técnico-comercial em um ambiente de confidencialidade. Também serão definidos os detalhes do relacionamento com a Sanepar de acordo com o Regulamento Interno de Licitações, Contratos e Convênios (RILC).

O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, explica que a busca por soluções efetivas no mercado para os desafios enfrentados pela Companhia é uma estratégia sólida para aplicar a inovação no setor de saneamento com agilidade e impacto real.

“O programa traz benefícios para a Sanepar superar desafios no seu setor de atuação e também para as empresas participantes, que vão ter apoio para o desenvolvimento dos projetos e acesso à nossa expertise técnica e infraestrutura”, afirma.

SEGUNDO EDITAL – Chamado de Celeste, o segundo edital do Sanepar Labs já está em andamento. As inscrições foram prorrogadas até 30 de setembro e podem ser feitas no site do Programa Sanepar Labs. Destinado a startups com soluções sustentáveis de baixo ou médio nível de maturidade para os desafios elencados pela Sanepar, o segundo edital tem parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e o hub de inovação Hotmilk.

O objetivo é buscar soluções inovadoras voltadas à criação de redes inteligentes no saneamento e que estejam em fase de desenvolvimento, com apoio de tecnologias de smart grid e future grid, para atender as demandas reais do setor.

Na segunda chamada pública, os desafios estratégicos para os quais a Sanepar busca soluções incluem aplicação de realidade aumentada para apoio à manutenção em infraestruturas de saneamento; sistemas de micromedição de água inteligentes e de baixo custo; sistemas autônomos de geração e gestão de energia em unidades operacionais remotas; soluções tecnológicas inteligentes para otimização de recursos humanos; e sistemas híbridos inteligentes para integração de múltiplas fontes renováveis de energia em unidades de saneamento.

“Para esclarecer todas as dúvidas das startups que tenham interesse em participar do edital, será realizada uma reunião online, no dia 25 de setembro, das 10h às 11h30, com representantes da Sanepar, do Lactec e da Hotmilk. O edital será apresentado em detalhes e será um momento importante de diálogo para que os interessados entendam as necessidades da Companhia”, afirma Gustavo Possetti, especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar.

Para participar da reunião, as startups interessadas devem acessar o formulário e fazer a sua inscrição prévia.

Fonte: AEN PR