quinta-feira, setembro 18

Invest.Rio e Maravalley organizam missão estratégica a Lisboa para promover inovação e investimentos

O Web Summit é um dos maiores encontros globais de tecnologia, inovação e negócios – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos da Prefeitura do Rio, em parceria com o Maravalley, maior hub de inovação da cidade, lançou, nesta quinta-feira (18/9), a Missão Lisboa 2025, iniciativa que levará uma delegação carioca composta por executivos, investidores e startups à capital portuguesa durante o Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores encontros globais de tecnologia, inovação e negócios. O objetivo é aproximar o ecossistema de inovação do Rio de Janeiro de hubs internacionais e consolidar a imagem da cidade como um dos destinos mais promissores para investimentos na América Latina.

Segundo Sidney Levy, presidente da Invest.Rio, o Rio de Janeiro vive um momento único de transformação econômica e tecnológica.

– A Missão Lisboa 2025 é uma oportunidade de mostrar ao mundo o potencial da nossa cidade como polo de inovação, ao mesmo tempo em que ampliamos conexões com parceiros estratégicos internacionais.

A missão reunirá executivos e investidores, que terão acesso a uma agenda exclusiva durante os dias de conferência, além de selecionar até dez startups cariocas para participar do evento. A programação foi planejada para criar conexões globais em benefício do ecossistema de inovação do Rio, articular parcerias estratégicas e facilitar encontros de negócios.

Além dos ingressos para o Web Summit Lisboa, a delegação também terá acesso a participação em rodadas de negócios, encontros com investidores internacionais, visitas a hubs de inovação e eventos de networking. Os executivos também poderão apresentar as oportunidades estratégicas do Rio nas áreas de tecnologia, economia criativa, turismo, energia e sustentabilidade.

Já as startups selecionadas para o programa, receberão ingressos Alpha ou Beta, com acesso completo ao evento, além de uma trilha de capacitação pré-viagem, mentoria especializada, acesso à rede de parceiros da missão, residência no Maravalley por seis meses após a missão, utilização do estande da Invest.Rio como base, visitas a ambientes de inovação locais e exposição internacional em booth e pitch competitions.

Para participar, as startups precisam estar formalmente constituídas no Rio, atuar em tecnologia, inovação ou economia criativa, ter soluções alinhadas ao perfil Alpha ou Beta do Web Summit, disponibilidade para todo o programa e condições de custear passagem, hospedagem e alimentação.

As inscrições estarão abertas de 18 a 30 de setembro, mediante envio de formulário com pitch deck. A seleção contará com análise documental e técnica por uma banca composta por representantes da Invest.Rio, do Maravalley e do próprio Web Summit, além de entrevistas. Serão avaliados grau de inovação e impacto, potencial de mercado e escalabilidade, viabilidade técnica e experiência dos fundadores. O resultado final será divulgado até 6 de outubro.

Para Daniel Barros, CEO do Maravalley, o hub nasce com o propósito de posicionar o Rio como referência em tecnologia e empreendedorismo.

– Essa é a primeira missão internacional de muitas que estão no nosso planejamento para conectar nosso ecossistema e dar oportunidade de acesso a cliente e investidores internacionais. Durante a missão também vamos anunciar o nosso programa de softlanding para prospectar e atrair empresas que vejam o Rio de Janeiro como um mercado potencial.

Categoria:

  • 18 de setembro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá