sábado, setembro 20

Inscrições para Teste Seletivo da Prefeitura começam na segunda-feira (22)

Na próxima segunda-feira (22), serão abertas as inscrições para o Teste Seletivo da Prefeitura de Londrina, que irá contratar, por período determinado, engenheiros civis, engenheiros eletricistas e arquitetos. O Edital nº 110/2025, contendo todas as informações sobre esse processo, já está disponível na página de Concursos e Testes Seletivos do Portal da Prefeitura. Ao todo, o processo seletivo oferta 30 vagas, incluindo reserva de vagas para afro-brasileiros e Pessoas com Deficiência (PCD).

Segundo o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, esse teste seletivo foi aberto para atender a uma necessidade temporária, com prazo determinado e de interesse excepcional, por conta do trâmite de projetos de obras, conforme preconiza a Lei Municipal nº 12.919/2019. “Temos recebido alguns pedidos de esclarecimento sobre o concurso público vigente, ocorrido em 2024. Quanto a isso, destacamos que as vagas criadas por lei para engenheiro civil, engenheiro eletricista e arquiteto, na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, foram todas preenchidas para atender demandas contínuas e permanentes da Administração Pública”, reforçou.

Dentre os futuros profissionais a serem contratados temporariamente, serão convocados para atuar na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) 22 engenheiros civis, 2 arquitetos e 1 engenheiro eletricista. O secretário da pasta, Otávio Gomes, destacou que a expectativa é direcionar esses profissionais à execução de projetos que estão por vir. “Estes novos projetos tramitarão nos setores de Aprovação de Projetos, Loteamento e Pavimentação. Todas essas áreas são fundamentais para alavancar o desenvolvimento sustentável e econômico do município, por meio da implementação de projetos e obras”, detalhou.

Como todas as vagas efetivas para esses cargos já foram preenchidas, mediante concurso público, e há necessidade emergencial de ampliação temporária do quadro técnico da Secretaria, o Teste Seletivo é a medida adequada e legal para que o Município consiga cumprir com os prazos previstos para formalização de convênios com o governo estadual.

Entre as 19 novas demandas de obras estão três viadutos, revitalização do Autódromo, projetos executivos do Trecho 5 do Calçadão, além de obras de pavimentação e projetos de drenagem urbana. A Secretaria de Agricultura também terá reforço para projetos emergenciais de recuperação de estradas e pontes na zona rural.
“Temos aqui uma demanda extraordinária por grandes projetos que estão chegando, oriundos de recursos do Governo do Estado. Essa demanda não é segura de que vá se repetir todos os anos, portanto não justificaria a criação de novas vagas efetivas. Já existem e teremos muitos outros recursos previstos para receber. Essa contratação temporária é, portanto, a alternativa legalmente estabelecida para que possamos captar o máximo de recursos disponíveis no Governo do Estado”, explicou o secretário municipal de Obras e Pavimentação.

Outra secretaria municipal que será atendida com os novos profissionais é a Agricultura e Abastecimento (SMAA). Nessa pasta, foram solicitados cinco engenheiros civis para atuarem na formalização de convênios para pavimentação de estradas rurais e execução de obras para a recuperação das pontes de madeira em área rural, que necessitam de manutenção em razão das fortes chuvas no começo do ano. Situação essa, inclusive, decretada pela Prefeitura como situação de emergência.

A ampliação temporária do corpo técnico da SMAA vai viabilizar o andamento de demandas emergenciais, como a ponte Guilhermina do distrito de São Luiz; a recuperação de 36 trechos de estradas rurais, que totalizam 207 km; e a recuperação de 17 pontes de madeira localizadas na zona rural.

Etapas – Para participar da reserva de vagas, é preciso que o candidato faça sua autodeclaração no ato de inscrição, cujo prazo encerra no dia 6 de outubro. No dia seguinte, finaliza o prazo para pagamento do boleto de inscrição, no valor de R$102 para todas as funções. Esse mesmo período também é valido para a submissão dos títulos profissionais e acadêmicos, e envio do laudo médico para vagas PCD.

Os candidatos concorrentes serão classificados por meio de análise de títulos profissionais e acadêmicos mais prova objetiva, prevista para o dia 26 de outubro. Os que alcançarem melhor pontuação serão convocados, dentro do limite de vagas, para firmar contrato em regime especial com a Prefeitura de Londrina, com duração de um ano.

Tanto candidatos que queiram concorrer nas vagas para afro-brasileiros como PCD serão submetidos à confirmação da autodeclaração. No caso dos afro-brasileiros, a convalidação se dará por meio de entrevistas de heteroidentificação, com participação somente dos que atingirem pontuação mínima para aprovação na prova objetiva.

Mais detalhes sobre o Teste Seletivo podem ser conferidos no Edital nº 110/2025 e seus anexos. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da SMRH, pelo telefone (43) 3372-4027. O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá