domingo, setembro 21

AD #08 – Dia Nacional da Astronomia inspira dicas tecnológicas

🎙️ AJUDANTE DIGITAL #8: ASTRONOMIA DE CASA (NO AR 02/11/2024 – Dia Nacional da Astronomia)

[Voz IA artificial com sotaque português] Ajudante Digital, no episódio sobre TELEMÓVEL OFFLINE, mencionaste uma aplicação para observar as constelações. Ainda te lembras?

[Som de rebobinar] 🎶

[Leyberson] Lembro e relembro. Escuta só:

[Som de fita rebobinando] 🎶

[Leyberson – Episódio #2] Bora instalar no seu aparelho um planetário inteiro com outro aplicativo de código aberto: o Stellarium. Esse aplicativo é capaz de simular e mostrar a posição de planetas, estrelas, eclipses, satélites e de outros corpos celestes. Se você está em um lugar ermo, à noite, e sem muitas luzes ao redor, é uma ótima opção abrir o aplicativo, apontar o celular pro céu e conseguir identificar diferentes constelações como a Ursa Maior ou, quem sabe, a Constelação da Ema. Isso mesmo: tem constelação ocidental e também constelação indígena Tupi-Guarani, que serve tanto como guia para rituais quanto para identificar as estações do ano e, com isso, o melhor período da pesca, caça, plantio e colheita. Ou seja, o céu é o limite!

[Som de fita rebobinando] 🎶
[Som de fita cassete parando] 🎶

[Voz IA artificial com sotaque português] E já que o céu é o limite, o dia 2 de dezembro é assinalado como o Dia Nacional da Astronomia. Gostava de ter mais sugestões sobre como a tecnologia nos pode aproximar da astronomia. Mas nada dessas ideias de comprar telescópios caros, se faz favor.

[Vinheta do Ajudante Digital] 🎶

[Leyberson] Olá, amantes galáticos de todos os rincões do Brasil…

[Som de interrupção – “Para, para, para!”] 🎶

[Voz IA robotizada masculina] Ei, espera um pouco. Esse sotaque português de voz artificial não combinou com a pergunta. Eu pesquisei nos meus sistemas e o Dia Nacional da Astronomia, 2 de dezembro, acontece no Brasil. E foi oficializado por lei federal brasileira em 2017.

[Leyberson] Ora pois… você tem toda razão, robô! O Dia Nacional da Astronomia é uma efeméride brasileira, criada em homenagem ao Patrono da Astronomia, Dom Pedro II, que nasceu no dia 2 de dezembro de 1825 no…

[Som de interrupção] 🎶

[Voz IA robotizada feminina] …Rio de Janeiro. Ou seja, é do Brasil… sil… sil… sil!!!

[Som de “Brasiilllll” – Copa do Mundo] 🎶

[Música de fundo: TV129_33_Information_Main] 🎶

[Leyberson] Certo. Dom Pedro II nasceu no Rio de Janeiro, incentivava e observava bastante os astros. Sua paixão pelas estrelas veio por influência do pai, Dom Pedro I, este sim português, que fundou o Imperial Observatório — hoje Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

[Voz IA robotizada masculina] Ó pá! Quero ver como é que você “descalça esta bota” da pergunta feita pela voz lusófona. Responde aí: como usar a tecnologia para olhar o céu, sem ficar sem guito?

[Leyberson] Ficar sem guito?

[Som de fado instrumental] 🎶

[Leyberson] Ah, ficar sem dinheiro. Então vamos nós a descalçar essa bota. Ou melhor, bora descascar esse abacaxi!

[Som de samba instrumental] 🎶

[Leyberson] Você não precisa ser imperador nem herdeiro para se tornar um amante da astronomia. É claro que dinheiro ajuda e muito, mas existem recursos tecnológicos bem acessíveis a nós, meros mortais. Pra isso, basta ter um bom celular, internet, um tripé ou até mesmo um diário de papel em mãos.

[Som de engrenagens] 🎶

[Leyberson] Consigo listar nos dedos das mãos maneiras bem tecnológicas de cultivar esse olhar amoroso pelo espaço sideral.

[Música “Espaço Sideral”] 🎶

[Leyberson] Vamos lá. Os robôs contam e eu listo as opções, combinado?

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

[Voz IA robotizada feminina] DEZ.
[Leyberson] Aplicativos de mapas celestes.

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

[Voz IA robotizada masculina] NOVE.
[Leyberson] Câmeras de smartphone com tripé.

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

[Voz IA robotizada feminina] OITO.
[Leyberson] Binóculos ou telescópios mais baratos.

[Voz IA robotizada masculina] SETE.
[Leyberson] Softwares para simulação espacial.

[Voz IA robotizada feminina] SEIS.
[Leyberson] Sites de previsão astronômica.

[Voz IA robotizada masculina] CINCO.
[Leyberson] Antena para captar sons do espaço.

[Voz IA robotizada feminina] QUATRO.
[Leyberson] Observação remota com telescópios internacionais.

[Voz IA robotizada masculina] TRÊS.
[Leyberson] Alerta de eventos astronômicos.

[Voz IA robotizada feminina] DOIS.
[Leyberson] Registros e anotações diárias.

[Voz IA robotizada masculina] Preparar lançamento…

[Som de interrupção – “Para, para, para!”] 🎶

[Voz IA robotizada feminina] Controle, pausar contagem.

[Leyberson] Espera um pouco. Segura o lançamento que, para o episódio não ficar muito grande, a gente vai deixar a explicação de cada opção em um puxadinho bônus no Spotify. Combinado?

[Voz IA robotizada masculina] Que marqueteiro.

[Voz IA robotizada feminina] Só estratégia de retenção. Mas e essa contagem vai parar no dois mesmo?

[Leyberson] Calma que eu deixei a última separada para me aprofundar aqui. Para essa opção, vocês vão precisar de disposição e tempo, pois…

[Contagem Apollo 11] 🎶 Five, four, three, two… zero!

[Leyberson] UM! Visitar um observatório de astronomia.

[Contagem Apollo 11] 🎶 Zero… We have a liftoff!

[Leyberson] Pesquise no seu buscador o nome da sua cidade e “observatório”. Veja o mais próximo, entre no site e procure sobre visitas. Pode ser de clube amador, centro universitário ou instituição tradicional como o Observatório Nacional.

[Leyberson] Lembrando: observatório é diferente de planetário. No planetário, você vive uma simulação do espaço; no observatório, há telescópios ópticos para observação direta.

[Trecho “No Mundo da Lua” – TV Cultura] 🎶

[Leyberson] Por falar no Observatório Nacional, eles têm projetos para estudantes e bolsas de incentivo. A Rádio MEC tem o quadro “Ciência no Rádio” com eles.

[Som de play em fita cassete] 🎶

[Astrônoma Simone Daflon – Ciência no Rádio] “Acho excelente ter a oportunidade de falar da astronomia como uma carreira científica possível […]”

[Som de fita cassete parando] 🎶

[Leyberson] O Ajudante Digital testou a dica e visitou, remotamente, o Observatório da Univap. Conversei com a doutoranda Natália Palivanas, que reforça que qualquer pessoa é bem-vinda.

[Som de mensagem recebida] 🎶

[Natália Palivanas] “Além de observações, há exposições, oficinas e eventos em datas especiais como eclipses.”

[Som de mensagem recebida] 🎶

[Natália Palivanas] “A reação de quem vê a Lua ou um planeta pela primeira vez é emocionante.”

[Leyberson] Seja amador ou profissional, aproveite a odisseia tecnológica. Afinal, nunca se sabe quando, de repente, vai que…

[Som de explosão atômica] 🎶

[Trecho “Eva” – Saulo Fernandes] 🎶

[Leyberson] Quer sugerir tema? Comente no Spotify ou mande mensagem para o WhatsApp:

[Voz IA robotizada feminina] 11 97469-0138

[Voz IA robotizada masculina] Este episódio usou, para fins meméticos, trechos de fado e samba populares, frases de Diogo Defante, do seriado “Mundo da Lua”, músicas “Nave Espacial” (Liu e Samanta Machado) e “Eva” (Saulo Fernandes).

[Vinheta de encerramento] 🎶

🎙️ AJUDANTE DIGITAL – PUXADINHO 8.1: DICAS DE ASTRONOMIA (BÔNUS)

[Vinheta Ajudante Digital] 🎶

[Voz IA Robozito] Ei! O patrão deixou a betoneira ligada e foi tomar café.

[Voz IA Robozita] Já que ele saiu, a gente assume o puxadinho. No episódio 8 sobre astronomia, teve aquele robô português que apareceu pedindo dicas para observar os corpos celestes sem gastar muito.

[Som de fado instrumental] 🎶

[Voz IA Robozito] Nada a ver aquele sotaque português no Dia Nacional da Astronomia no Brasil. Só porque o patrono é filho de rei português que o incentivou no mundo da astronomia. Só porque ele tinha mais traços portugueses do que azulejo português.

[Voz IA Robozita] A comparação foi tão infeliz quanto esse seu trocadilho. Por isso, vamos ao que interessa. O Leyberson prometeu um puxadinho com detalhes sobre as 10 dicas tecnológicas que ele listou.

[Som de fita rebobinando] 🎶
[Som de fita cassete dando play] 🎶

[Leyberson] Consigo listar nos dedos das mãos maneiras bem tecnológicas de cultivar esse olhar amoroso pelo espaço sideral. Eu conto e os robôs listam as opções, combinado?

[Som de fita cassete marcando corte] 🎶

[Leyberson] Para o episódio não ficar muito grande, a gente vai deixar a explicação de cada opção citada em um puxadinho desse episódio, em um áudio bônus, exclusivo e disponível no nosso canal do Ajudante Digital no Spotify.

[Som de fita cassete parando] 🎶
[Som de fita rebobinando] 🎶

[Voz IA Robozita] Aqui, a gente refaz a contagem com o Leyberson detalhando cada um dos itens. Partiu?

[Trecho da música “Você partiu meu coração” – Nego do Borel / Anitta] 🎶

[Voz IA Robozito] “Você partiu meu coração / Mas não tem problema, não”. Ops. Foi mal, viajei. Simbora!

[Som de engrenagens] 🎶

[Leyberson] Vamos lá. Os robôs contam e eu listo as opções. Combinado?

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

DEZ

[Voz IA Robozita] Aplicativos de mapas celestes.

[Leyberson] Existem diferentes aplicativos como Stellarium, SkySafari ou Star Walk 2, que te ajudam a identificar estrelas, planetas e constelações em tempo real, apontando o celular para o céu. Funciona como um guia turístico do céu na palma da sua mão. Imagine só: você aponta o celular para o céu, e ele te diz o nome das “ruas” e “praças” lá em cima. Ou melhor, das estrelas e constelações.

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

NOVE

[Voz IA Robozito] Câmeras de smartphone com tripé.

[Leyberson] Sabe quando você quer tirar aquela foto bonita da Lua cheia e ela sai só uma bolinha desfocada? Se você colocar o celular em um tripé, pode conseguir capturar a Lua com a resolução de um cartão postal. Para isso, faça testes e ajustes no ISO e no tempo de exposição do aplicativo de câmera.

Além disso, com um pouco de paciência, é possível usar a função timelapse desses dispositivos para fazer aqueles vídeos bonitões do céu e das estrelas se movendo. É importante buscar dicas sobre cuidados com a captura noturna, como estabilizar o dispositivo.

Crédito arquivo Nacional EBC

Leia Mais em: O Maringá