Conforme o embarque para o Canadá se aproxima, 250 professores da rede estadual se preparam para ganhar o mundo. Nesta segunda-feira (22), os docentes convocados para a segunda edição do Ganhando o Mundo Professor iniciaram um ciclo de mentorias virtuais para apoiar o planejamento da viagem. Previsto para a partir de novembro, o intercâmbio terá três semanas de duração.
Os mentores são 20 professores que vivenciaram o intercâmbio na primeira edição do programa e, agora, poderão compartilhar experiências com os futuros viajantes. O objetivo dos encontros é esclarecer dúvidas dos participantes sobre questões como documentação, montagem das malas, adaptação ao idioma e a rotina em território canadense, além de alinhar objetivos pedagógicos para a imersão educacional.
“Vamos mostrar a eles caminhos, atalhos e potencialidades que esse país oferece. Acredito que isso vai tornar a jornada deles muito mais leve, para que possam aproveitar ao máximo a estadia no Canadá”, afirmou Vanessa Fonteque, professora da rede estadual em Congonhinhas, no Norte do Estado, e agora mentora dos intercambistas.
Vanessa embarcou para o Canadá em 2023 e integrou a primeira turma de convocados do Ganhando o Mundo Professor. Além de experiências, trouxe na bagagem aprendizados e práticas pedagógicas inovadoras que conheceu no país norte-americano. “Foi uma experiência maravilhosa, porque tive a oportunidade de conhecer a educação canadense, as escolas, a cultura, a religião e alguns lugares que hoje guardo na memória e no coração. Foi um divisor de águas na minha vida”.
As reuniões síncronas acontecerão semanalmente, via Google Meet, com os 250 professores convocados. Além de auxiliar no pré-viagem, as mentorias continuarão durante e depois do intercâmbio – após o retorno ao Brasil, os intercambistas receberão apoio dos mentores para a elaboração de relatórios e a implementação prática das inovações pedagógicas trazidas do Canadá.
“Nosso trabalho é ser um cooperador, um orientador para auxiliar os colegas. Compartilhar com pessoas que têm outras perspectivas pode nos ajudar a desenvolver melhor nossas ideias. O objetivo é tornar este processo uma troca entre nós, que já tivemos a experiência, e eles, que estão indo agora”, disse o professor Ítalo Leandro da Silva, de Londrina (Norte), que fez intercâmbio na Finlândia em 2023.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a vivência dos educadores que já estiveram no Exterior enriquece a preparação dos novos participantes com múltiplas perspectivas sobre sistemas educacionais de referência.
“O Ganhando o Mundo Professor é também um programa de formação continuada para os docentes da rede estadual. Os intercambistas terão uma imersão dentro do sistema educacional canadense, que é hoje um dos melhores do mundo. Sem dúvida, as mentorias de professor para professor ajudarão os viajantes a ter uma experiência ainda mais transformadora”, afirmou.
GANHANDO O MUNDO – Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, o Ganhando o Mundo oferece a estudantes e docentes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência.
O processo seletivo para participação na segunda edição do Ganhando o Mundo Professor contou com a participação de professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) vinculados ao programa Formadores em Ação, além de técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), conforme critérios estabelecidos no edital do programa. A lista de convocados foi divulgada no início do mês.
A modalidade voltada aos professores teve sua primeira edição em 2023, com a participação de 99 docentes da rede pública, enviados à Finlândia e ao Canadá. Durante o intercâmbio, os profissionais participam de cursos com foco em metodologias inovadoras para aprimorar o ensino em sala de aula.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à internacionalização da educação e à valorização dos profissionais da rede. Desde a criação do Ganhando o Mundo, em 2022, mais de 2,5 mil estudantes, professores e diretores já foram beneficiados. O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões e cobre passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo durante a estadia dos participantes no Exterior.
Fonte: AEN PR