segunda-feira, setembro 22

Ouro de Caio Bonfim no Mundial de Tóquio é destaque do atletismo brasileiro

Caio Bonfim conquistou o título de campeão dos 20 km da marcha atlética, em prova disputada no Mundial de Tóquio no sábado (20/9), e se tornou o maior medalhista do país em Mundiais. O marchador venceu com o tempo de 1:18:35, seguido pelo chinês Zhaozhao Wang (1:18:43) e pelo espanhol Paul McGrath (1:18:45).

São quatro medalhas em oito edições disputadas: bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023 no 20 km, e a prata nos 35 km conquistada no primeiro dia do Mundial (12/9).

Com a segunda medalha de Caio Bonfim na competição japonesa, o Brasil chegou a 19 pódios em Mundiais. Ele é integrante da categoria Pódio do Bolsa Atleta, a elite do programa.

Medalhas brasileiras no Mundial de Tóquio

Caio Bonfim – ouro nos 20 km marcha atlética

Caio Bonfim – prata nos 35 km marcha atlética

Alison dos Santos – prata nos 400 m com barreiras (bolsista na categoria Pódio)

Leia também
Brasil disputa Mundial de Atletismo em Tóquio com 85,1% de beneficiários do Bolsa Atleta na delegação

Confira outros resultados das seleções e dos atletas brasileiros neste fim de semana

Carol Santiago comemora na piscina após conquistar a medalha de ouro no Mundial. Foto: Wander Roberto/CPB

Natação

Neste domingo (21), o Brasil conquistou seis medalhas nas primeiras finais do Mundial de Natação Paralímpica de Singapura. O dia teve como destaque a nadadora pernambucana Carol Santiago, que chegou a sua 20ª medalha de ouro em mundiais ao conquistar o ouro na prova dos 100m costas da classe S12 (baixa visão), e a paulista Alessandra Oliveira, que conquistou seu primeiro ouro ao vencer os 100m peito da classe SB4 (limitações físico-motoras) e quebrar o recorde mundial da prova.

Carol e Alessandra também fazem parte da categoria Pódio do Bolsa Atleta.

Ao fim do dia de abertura do evento, o Brasil acumula dois ouros, uma prata e três bronzes, ocupando a quarta colocação no quadro de medalhas. O ranking é encabeçado por Itália e Grã-Bretanha. Os dois países conquistaram três ouros, três pratas e três bronzes. As disputas em Singapura vão até o próximo sábado (27/9).

Vôlei de praia

Neste domingo (21/9), Evandro e Arthur Lanci se sagraram campeões etapa de João Pessoa do Elite 16 de vôlei de praia e conquistaram o primeiro título no circuito mundial neste ano. Na final, eles venceram Bassereau e Aye, da França, por 2 sets a 0, em parciais de 21-15 e 27-25. A vitória veio no sexto match point, em um final de jogo que eletrizou a torcida presente.

Na categoria feminina, a disputa pela medalha de bronze foi entre a dupla campeã Olímpica em Paris 2024 e uma parceria formada visando LA28. Melhor para Ana Patrícia e Duda, que passaram por 2 a 0 Carol Solberg e Rebecca.

Evandro, Ana Patrícia e Duda são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Time mundo. Foto: divulgação
Time mundo. Foto: divulgação

Tênis

Pela primeira vez, o Brasil tem um tenista membro de um elenco vencedor da Laver Cup. João Fonseca fez parte do Time Mundo, que derrotou o Time Europa pela terceira vez em oito edições, neste domingo, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A Laver Cup é um torneio idealizado por Roger Federer que coloca europeus contra tenistas do resto do mundo em uma série de confrontos que duram três dias, em uma estilosa quadra preta. Cada jornada tem quatro partidas, cada uma delas valendo uma pontuação. O time que chegar a 13 pontos totais levanta a taça. O Time Mundo voltou a ser campeão após 2022 e 2023.

Ciclismo BMX

O ciclismo BMX racing do Brasil conseguiu bons resultados na sexta etapa da Copa do Mundo, em Santiago del Estero, na Argentina. Neste domingo (21/9), Lucas Zimmermann ficou com o bronze no sub-23, enquanto Paôla Reis e Pedro Queiroz disputaram as finais da categoria elite.

Paôla Reis repetiu o resultado alcançado na véspera, quando ela terminou em sétimo lugar na quinta etapa da Copa do Mundo, também na cidade ao norte da Argentina. Neste domingo, a baiana ficou em oitavo lugar. Pedro Queiroz se classificou pela primeira vez, neste domingo, para uma final da categoria elite, e também terminou em oitavo lugar.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá