A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fez, segunda-feira (22), uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) EDAR del Baix Llobregat, em Barcelona. Operada pela empresa Águas de Barcelona, a unidade possui vazão média de 300 mil m³/dia e trata cerca de 50% do esgoto da cidade, que tem aproximadamente 3 milhões de habitantes. Participaram da visita o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, o especialista em Pesquisa e Inovação da Companhia, Gustavo Possetti, e o coordenador do Centro de Controle Integrado da Gerência de Engenharia Metropolitana e Litoral, Leandro Bertonha.
O objetivo da visita foi conhecer a aplicação de um sistema de inteligência artificial no tratamento de esgoto, com foco no aumento da eficiência energética e na otimização do uso de produtos químicos. A planta opera com tecnologia da empresa espanhola Createch360, referência internacional em soluções digitais para o setor.
Reconhecida pela aplicação de ferramentas digitais de controle de processos, a planta também se destaca pela produção de água de reúso para diferentes finalidades, com destaque para o reúso potável indireto e a recuperação do nível do lençol freático, prevenindo a intrusão salina. Além disso, promove a produção e a recuperação energética do biogás, utilizado tanto para geração de energia elétrica quanto para recuperação de calor.
Para Risden, compreender experiências maduras de digitalização é essencial para a evolução do setor na América Latina. “A digitalização está transformando a forma como o saneamento se organiza no mundo. Observar iniciativas como a de Barcelona nos permite identificar tecnologias que podem ser adaptadas à realidade da Sanepar, trazendo ganhos em eficiência, sustentabilidade e qualidade de serviço para a população do Paraná”, destaca.
Mais do que buscar tecnologias emergentes, a Sanepar aposta na digitalização como ferramenta para otimizar seus processos essenciais e fortalecer o core business da Companhia: o fornecimento de água de qualidade e o tratamento de esgoto com eficiência e sustentabilidade. “Esta jornada internacional mostra como a inovabilidade – união de inovação e sustentabilidade – está no centro da estratégia da empresa, consolidando sua posição como referência no setor de saneamento ambiental do Brasil”, reforça Risden.
AGENDA – A agenda da delegação prossegue na Espanha com a participação, de 23 a 25 de setembro, no Spain Smart Water Summit 2025, em Madri, um dos principais eventos europeus sobre inovação e transformação digital no setor de água. No dia 25, haverá a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento. O chefe do executivo paranaense lidera uma missão internacional para a Espanha e Alemanha, do dia 24 a 29 de setembro, com objetivo atrair investimentos, prospectar novos negócios e avançar em parcerias nas áreas de saneamento, educação, pesquisa e inovação.
A Sanepar foi convidada pelo ICEX España Exportación e Inversiones – órgão público do governo espanhol que promove a internacionalização de empresas e a atração de investimentos – e também terá reuniões em sua sede com representantes da cadeia produtiva de água e esgoto do país. A programação inclui ainda o Paraná Day, com a presença de uma delegação do Estado do Paraná também liderada pelo governador Ratinho Junior, reforçando a presença institucional do Estado e da Companhia em fóruns internacionais.
Ao longo da semana, a comitiva da Sanepar será complementada pelo diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e pelo diretor de Governança, Riscos e Compliance, Marcos Domakoski, que se unem às discussões estratégicas sobre inovação, digitalização e sustentabilidade.
Fonte: AEN PR