Dos 798 alunos de todo Brasil classificados para a fase final da 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), 254 são do Paraná, número que representa mais de 30% dos aprovados.
O Paraná aparece em primeiro lugar no número de aprovados, ficando à frente de São Paulo, com 124 classificados, Minas Gerais, com 85 e Rio Grande do Sul, com 82.
A liderança do Paraná vem desde o início da competição, ainda em maio, quando mais de 36 mil alunos passaram para fazer a segunda prova. Na fase seguinte, 10.406 alunos das redes de ensino pública e particular do Estado se classificaram, totalizando 57% dos aprovados de todo o Brasil. Na terceira fase, que aconteceu de forma presencial em agosto, 2.170 alunos de 96 municípios do Estado realizaram a prova.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, a força que o Paraná vem demonstrando na Obict é resultado dos trabalhos e investimentos realizados pelo governo estadual nas áreas de inovação e tecnologia. “Nossos estudantes têm mostrado como o Estado está se tornando uma potência quando o assunto é inovação. Esperamos repetir o feito do ano passado e ter ainda mais alunos premiados”.
Esse é o segundo ano em que o Estado se destaca na olimpíada. Em 2024, na primeira edição da Obict, o Paraná foi o Estado com mais inscritos de todo o País, com 3.118 alunos dos 36.500 espalhados pelo Brasil. Além da participação massiva, 79 alunos do Paraná disputaram a terceira fase da 1ª Obict, desses 10 alunos da rede estadual de ensino conquistaram medalhas na competição, sendo três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
“Estamos muito orgulhosos pelos estudantes paranaenses classificados para a última etapa da Olimpíada de Inovação. Além do talento e do esforço pessoal de cada aluno, esse resultado expressivo mostra a eficácia dos investimentos do Governo do Estado em inovação e tecnologia nas escolas estaduais”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
A quarta e última fase da competição acontece no dia 17 de outubro de forma presencial em diversos polos espalhados pelo Brasil. O resultado está previsto para sair no início de novembro. Ao final da competição os alunos recebem um certificado de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva.
ONIA – O Paraná também já se destacou na 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial (ONIA), que teve fim em julho. Dos 28 medalhistas de ouro na competição, oito foram do Paraná, além de um aluno classificado para integrar a equipe que representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que aconteceu no início de agosto, em Pequim, na China.
Desde a primeira fase da competição, o Paraná demonstrou a força no âmbito educacional. Na segunda etapa, mais de 30 mil estudantes paranaenses avançaram entre os 60 mil classificados. Na terceira fase, o protagonismo se manteve: dos 3.332 alunos classificados em todo o país, 1.378 (o equivalente a 41,3%) eram do Paraná. Na etapa final, os paranaenses novamente lideraram, com 87 classificados entre os 235 finalistas da Olimpíada. Dos 28 medalhistas de ouro, dois eram do Paraná.
Fonte: AEN PR