quarta-feira, setembro 24

Paraná classifica 150 alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) realizou, terça-feira (23), cerimônia de entrega de medalhas aos estudantes classificados na edição de 2025 da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap). O evento contou com a presença de alunos de escolas atendidas pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Curitiba, Área Metropolitana Sul (AMSul) e Área Metropolitana Norte (AMNorte). 

A cerimônia aconteceu no Canal da Música, em Curitiba, e teve caráter simbólico, já que estiveram presentes 265 estudantes, classificados em 1º, 2º e 3º lugares, representando todos os medalhistas da Olimpíada estadual. Também compareceram ao evento outros 425 estudantes, 40 técnicos dos NRE e os responsáveis pelos alunos, além do secretário Estadual de Educação, Roni Miranda.

“Esse evento é uma coroação ao desempenho dos estudantes paranaenses”, comemora o secretário. “A entrega dessas medalhas atesta o compromisso deles em contribuir com o aumento da qualidade da nossa educação, além de servir como mais uma forma de incentivo”, concluiu.

Ao todo, foram entregues 9.900 medalhas aos estudantes paranaenses, conforme sua classificação: 150 para os primeiros colocados, 450 para os segundos, 1.200 para os terceiros e 8.100 para os quartos lugares. Um terço das medalhas de cada colocação será distribuído por nível, de acordo com a etapa de ensino: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (1ª a 3ª séries do Ensino Médio).

Os 150 estudantes classificados em 1º lugar na Omap foram selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, entre os dias 8 e 10 de outubro. Tanto os estudantes quanto os responsáveis dos NRE que os acompanharão receberão bolsa-auxílio para cobrir as despesas com transporte, alimentação e alojamento durante a participação na Olimpíada. 

MEDALHISTA – Vinícius Osowiski dos Santos, estudante do Colégio Estadual Lamenha Pequena, de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, foi um dos 150 alunos a conquistar o primeiro lugar na Omap, tendo recebido uma medalha de ouro.

Aos 14 anos, ele diz ter uma facilidade natural com a Matemática, mas que conta com a ajuda da escola para aprimorar sua rotina de estudos. “Como a professora sabe que eu já conheço o conteúdo, ela me passa outros mais avançados para que eu possa ter um aproveitamento melhor”, explica o medalhista.

A participação no evento e oa recebimento da medalha são para Vinícius conquistas torneadas por sua dedicação. “É um reconhecimento ao meu preparo e aos meus estudos”, celebra.

OLIMPÍADA PARANAENSE – A inscrição na Omap foi automática para os alunos que participaram da 1ª edição da Prova Paraná de 2025. Já a ordem de classificação levou em conta critérios como o desempenho em Matemática na avaliação e a média obtida pelo aluno na disciplina no primeiro trimestre letivo. Nos casos de empate, considerou-se a maior frequência escolar no período de 5 de fevereiro a 9 de julho deste ano.

Realizada desde 2023 pela Seed-PR, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Omap busca contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no ensino e aprendizagem da Matemática. A iniciativa é voltada a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio da rede estadual paranaense.

Fonte: AEN PR