A capital paranaense se prepara para receber a 33ª edição do Haru Matsuri, o Festival da Primavera, nos dias 27 e 28 de setembro. O evento, que tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), será realizado no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, com o objetivo de promover a riqueza da cultura japonesa, exaltando suas expressões artísticas, gastronomia e a história que une Brasil e Japão.
A programação oferecerá uma imersão na cultura nipônica para todos os públicos. Entre as atrações, destacam-se feiras gastronômicas, aulas-show com chefs, apresentações musicais e folclóricas, e exposições de ikebana e bonsai. Haverá também oficinas interativas de origami, furoshiki, caricatura e mangá, além de demonstrações de artes marciais. O público poderá ainda prestigiar um concurso de cosplay, performances vibrantes de taikô, dança tradicional e moderna, e o Festival de Yosakoi Soran, com a participação de grupos de Curitiba, Londrina e Maringá.
Nesta edição, o Haru Matsuri adquire um significado ainda mais especial ao marcar os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. A curadoria cultural do festival, atenta a essa efeméride, mescla tradição e inovação, proporcionando uma experiência única aos visitantes.
O secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, ressaltou a importância do festival para o Estado. “O Haru Matsuri é um evento fundamental que reforça nossa conexão cultural e turística com a temática japonesa. Ao fomentar essas ricas manifestações artísticas e gastronômicas, o festival amplia o turismo cultural em nosso Estado e solidifica o Paraná como um destino de experiências memoráveis e diversas”, afirmou.
Organizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, o Haru Matsuri já é parte integrante do calendário oficial de eventos da capital. A programação está prevista para sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 18h.
No ano passado, o festival atraiu um grande público, consolidando-se como um importante espaço de intercâmbio cultural e de incentivo à economia criativa, especialmente no setor da gastronomia local. Para 2025, a expectativa é de uma adesão ainda mais expressiva, reunindo não apenas curitibanos, mas também visitantes de diversas regiões do Paraná e de todo o País.
Fonte: AEN PR