
Na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal de Londrina, promoveu uma atividade de interação com estudantes do Colégio Estadual 14 de Dezembro, em Alvorada do Sul, região metropolitana. A palestra sobre bullying aconteceu no Centro Cultural Manoel Palma Cano, localizado próximo ao colégio, após solicitação da direção da escola.
A equipe pedagógica destacou a necessidade de trabalhar valores como empatia, respeito e amizade, já que os casos de bullying eram recorrentes e as abordagens feitas apenas pela escola não estavam surtindo o efeito desejado. O pedido foi encaminhado à SMDS, que destinou o Grupamento Escolar para atender à demanda.
Ao todo, cerca de 250 estudantes do ensino fundamental e médio participaram da atividade. Durante a palestra, os guardas municipais explicaram os diferentes tipos de bullying, como identificá-los e quais atitudes devem ser tomadas pelas vítimas, colegas, professores e responsáveis. Também foram abordadas as consequências legais, emocionais e sociais que a prática pode gerar, reforçando a importância de um ambiente escolar saudável e respeitoso.
Para a pedagoga da escola, Maria Alice dos Santos Camilo, a experiência trouxe um impacto positivo para toda a comunidade escolar. “Essa experiência com a Guarda Municipal favorece não apenas o aprendizado prático sobre segurança e cidadania, mas também o desenvolvimento de valores essenciais para a vida em sociedade. A palestra foi bastante proveitosa, com informações claras e adequadas à faixa etária dos estudantes, destacando as consequências do bullying para quem sofre, para quem pratica e para toda a comunidade escolar”, destacou.
A supervisora do Grupamento Escolar, Kawanna Lima, também acompanhou a ação. “Agradecemos bastante pela confiança no nosso trabalho. Ao final, deixamos alguns panfletos informativos para serem distribuídos aos alunos. Isso reforça aquilo que explicamos por meio dos slides. Nosso intuito é despertar a consciência para as consequências de cada atitude”, reforçou.
Grupo de Operações com Cães

O encerramento da atividade ficou por conta do Grupo de Operações com Cães (GOC), que realizou uma apresentação especial aos estudantes. Os guardas explicaram as principais atribuições do Canil, como o combate ao tráfico de drogas, patrulhamento preventivo em próprios públicos, apoio a outros órgãos de segurança e atendimento de denúncias.
A equipe também apresentou como funciona o processo de treinamento dos cães, desde a fase de filhote até a vida adulta, em constante aperfeiçoamento para atuar na localização de entorpecentes, armas e até mesmo pessoas desaparecidas.
Durante a demonstração prática, o cão Colt — ainda em fase de treinamento — conseguiu localizar rapidamente o odor de entorpecente em uma mochila escondida no espaço da atividade. Na sequência, houve uma simulação de abordagem com demonstração de mordida, que chamou a atenção dos alunos.
Ao final, os estudantes puderam tirar dúvidas, conversar com os guardas e registrar o momento com fotografias, fortalecendo o caráter comunitário da iniciativa. A ação uniu aprendizado, cidadania e proximidade entre a Guarda Municipal e a comunidade escolar, deixando uma marca positiva entre os jovens.
Segundo o supervisor do grupamento, Jesse Bortoto, o Canil da Guarda Municipal exerce um papel fundamental tanto na segurança pública quanto na interação social com a comunidade. “Nossa missão vai muito além de atuar em operações táticas, pois os cães e seus condutores são preparados para participarem de ações educativas, visitas a escolas e eventos públicos, aproximando a corporação da população e promovendo uma cultura de prevenção e respeito. Nessa manhã tivemos uma oportunidade bem bacana para demonstrar um pouco do nosso trabalho”, frisou.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá